Como plantar couve

Vamos saber a história da couve passo a passo

A couve flor em questão de presença, se compara ao mato: nasce em todo o lugar e onde você olha tem uma, não é verdade?! Por esse motivo ela não recebe a honra que lhe é devida;  já que tem em abundância,  tem pessoas que gostam e alguns dão pouca importância à ela.

Hoje nesse artigo, você vai mudar de opinião em relação a essa verdura e vai se convencer de que ela é indispensável em nossa alimentação; também vai saber como plantar couve e outras informações que serão passadas no decorrer do texto.

Origem 

Essa verdinha vem da família dos crucíferas, tem 1.900 espécies que compõem, sem exceção, todas as verduras. Ela surgiu no mediterrâneo e seu cultivo data antes de Cristo.

Onde plantar

Apesar de não ser muito exigente, a couve ainda prefere terra um pouquinho argilosa, rica em matéria orgânica, úmida e drenada e com a acidez equilibrada para o seu plantio. Em regiões com o clima um pouquinho mais frio, dura o ano todo; ela é típica de outono e inverno. É da mesma espécie, do repolho, da couve-flor e do brócolis (são todos parentes!). Ela se desenvolve muito bem onde o local possui muita luminosidade (sol).

Adubo

Pode ser adubada com esterco líquido.

Plantio

Sementes

O plantio de couve por sementes pode ser feito em sementeiras ou em outro recipiente. Utilize substrato de casca de pínus ou terra peneirada. Plante de 02 à 03 sementes em um covamento de aproximadamente 0,5 cm. Deve ser regada todo dia.  

Mudas

Para plantar mudas de couve você deve tirá-las da planta-mãe, essas mudas são brotos que nascem das axilas das folhas. Você pode destacá-las quando estiverem com 20 cm ou mais e preparando para plantio igualmente é feito com as sementes. 

Como plantar couve em vasos ou horta

Como plantar couve em vasos ou horta? É o mesmo procedimento usado na sementeira e nas mudas. A diferença vai ser a sua opção de local para plantio, ok?!

Lembrando que ela também pode ser plantada em caixotes com terra peneirada, nivelada e úmida. Você pode colocar casca de arroz carbonizada.

Colheita

A colheita da plantação de couve é  feita 90 dias com o plantio em sementes e 50 dias no plantio por mudas. Pode ser colhida o ano todo. A couve produz de 4 à 5 kg de folhas.

Benefícios da couve

O que é detox?

É uma bebida desintoxicante que tem a couve como sua estrela. Para o preparo do detox também são adicionados água de coco, água e outros alimentos. A couve faz parte de receitas saudáveis já que tem vitaminais, minerais e nutrientes mais equilibrado entre as demais hortaliças (eeeh viva a couve!)

A couve tem  vitamina A. B, B2 C e K. Além de ter pouquíssimas ou quase nada de calorias, ela satisfaz a sensação de apetite. 

Demais benefícios:

  • Ajuda no tratamento de úlceras estomacais
  • auxilia no tratamento de arteriosclerose, reumatismo gotas e males hepáticos
  • Tem cálcio, fósforo e ferro, que são essenciais para a manutenção e ossos, dentes e a integridade do sangue
  • Tem a vitamina A que é para a boa visão e saúde da pele
  • Evita problemas no sistema nervoso
  • É laxante por sua quantidade de fibras
  • Combate a asma e bronquite
  • Combate icterícia (doença do fígado)
  • Combate cálculos biliares, cálculos renais
  • Ajuda nas menstruações dolorosas
A COUVE É IMBATÍVEL EM MATÉRIA DE PERDER PESO

Variedade de couve

Aqui estão os tipos de couve que existem:

Couve-manteiga

Tem as folhas lisas, verde-escura e levemente ondulada.

Couve-de-bruxelas

É amarga e parece um minirrepolho. Ela cresce ao longo do talo da planta. É usada em sopa, refogada e também em carnes.

Couve-flor

É da família da couve de folhas mas não se parece nem um pouquinho com ela.

Couve-galega

Também conhecida como couve-portuguesa. Suas folhas são mais largas e rijas que a manteiga.

Couve coração de boi

É chamada dessa forma por suas folhas grandes serem em forma de coração.

Couve rábano

É fácil identificá-la por suas hastes inchadas.

 Couve flor roxa

Suas folhas são roxas e por sua forma, lembra um repolho.

Pragas

Essas são as pragas das quais você deve se prevenir na cultura da couve:

Traça-das-crucíferas

Esse inseto, quando larva, se alimenta das partes interna e externa da folha, em infestações severas pode ocorrer perda total da produção

Lagartas

Devoram desde a folha até a planta inteira, chegando ao talo.

Mosca mineradora

Suas larvas se alimentam da folha criando galerias em seu interior; o resultados são manchas amareladas.

VARIEDADES DE COUVE É O QUE NÃO FALTA

Curiosidades sobre a couve

 

  1. Para não fazer mal durante a digestão, quando for comer couve, mastigue bem.
  2. A couve faz bem ao estômago por reduzir a acidez do mesmo, criando uma proteção na mucosa gástrica.
  3. Para manter a couve em boas condições de consumo voce deve armazenar na geladeira no máximo por 01 semana.
  4. Os tipos de couve na coloração, vermelha, roxa e amarela também são usadas para decoração.
  5. Cientistas conseguiram desenvolver em laboratório três variedades de couve-flor nas cores laranja, púrpura e verde e mesmo depois de cozidas, elas mantém a coloração
  6.  Uma investigação foi  feita pela da Universidade do Porto (Portugal) , pela faculdade de farmácia e  chegaram a seguinte conclusão: as lagartas da couve transformam os compostos existente nesses vegetais em compostos que não existem na natureza e são impossíveis de recriar em laboratórios.  Esses compostos produzidos pelas lagartas podem resultar em medicamentos que podem ser utilizados, por exemplo, na doença de gota.
  7.  A couve sempre foi utilizado na medicina tradicional em tempos antigos e em muitos povos, não se alimentavam dela, era considerada medicamento. Gregos e romanos costumavam comer couve antes de uma refeição farta para prevenir indisposição alimentar ou problemas no estômago.
  8. Na idade média, os europeus chamavam a couve de “médico do povo” por ser utilizada para curar diversas enfermidades. Também acreditavam que comer couve todo dia, era preventivo para doenças.

Consegui te convencer de que a couve merece destaque? Deixe sua opinião nos comentários.

Tchau e até o próximo artigo!

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *