Como plantar couve rabano

O que √©? O que √©? parece repolho mas n√£o √©? √Č a couve rabano! Esta leguminosa faz sucesso no reino vegetal e hoje voc√™ vai saber atrav√©s desse artigo,como plantar couve rabano e os benef√≠cios que este vegetal tem pra n√≥s!

Origem

A couve rabano teve sua origem na Europa, costa mediterr√Ęnea ou mais ao norte do pa√≠s.¬† Atualmente √© cultivada em v√°rias partes do mundo, como por exemplo Alemanha, Brasil e o norte da √ćndia.

Características da couve rabano

Existem esp√©cies de couve rabano nas cores branca como tamb√©m roxa e tem constante espessamento do caule. √Č muito parecida com o repolho, √© um cruc√≠fero bulboso, envolto em duas conchas mais duras que as folhas e diferente do repolho, certamente n√£o amolecem durante o cozimento. Pode ser consumido cru como salada ou cozido.

A couve rabano basicamente tem o gosto de um talo de brócolis parecido também com maçã. As raízes e caules são usadas com frequência em saladas.

Plantio da couve rabano

A princ√≠pio, √© uma hortali√ßa que se desenvolve bem em climas de temperado a frio, em temperaturas que podem variar entre 18¬ļC a 25¬ļ C. Certamente ela resiste a baixas temperaturas. Mas se o ambiente chegar a 10¬ļ C, ela floresce precocemente. A planta precisa de exposi√ß√£o solar, pelo menos algumas horas do dia.

O solo para seu cultivo deve ser bem drenado, rico em mat√©ria org√Ęnica e f√©rtil assim como o seu pH que deve ser de 6,5 a 7,5. A irriga√ß√£o deve ser moderada evitando o encharcamento.

Como plantar couve rabano em vasos ou horta

√Č poss√≠vel fazer o plantio da leguminosa primeiramente em sementeiras ou em vasos mas o replantio exige alguns cuidados extras. Por serem sens√≠veis, √© aconselh√°vel fazer o replante bem no fim da tarde ou em dias nublados:

  • Separe um vaso m√©dio ou grande, se voc√™ pretende cultivar nesses recipientes sem transplantar para outro local
  • Para sementeiras s√£o para posteriormente replantar no solo definitivo
  • Encha o recipiente com terra enriquecida com material org√Ęnico
  • Em seguida, enterre as sementes com 3 cm de profundidade
  • Cubra com a terra e logo depois, umede√ßa a terra, n√£o a ponto de encharcar
  • Caso queira replantar o ponto ideal √© quando as mudas estiverem com 3 ou 5 cm e com duas folhinhas.

Na horta

  • Fa√ßa a cova com aproximadamente de 3 a 4 cm e lance as sementes
  • Cubra com terra e umede√ßa somente pois dessa maneira evitar√° que o solo seja encharcado.

Como adubar a couve rabano

Voc√™ pode acrescentar uma por√ß√£o de calc√°rio, conforme instru√ß√Ķes do uso do produto, com o fim de fortalecer as plantas, dando boa resist√™ncia. A aplica√ß√£o √© anual mas antes, √© preciso ver a acidez atual do solo e isso somente atrav√©s de exame laboratorial.

Mas tem a op√ß√£o de adubo org√Ęnico que dentre muitos existem os com casca de ovo em p√≥ que apesar de ser seco, proporciona o c√°lcio e demais nutrientes que sua couve rabano vai precisar. Este voc√™ pode aplicar com mais frequ√™ncia sem danos para sua planta√ß√£o.

Quanto tempo demora para colher couve rabano

A couve rabano vai estar pronta para a colheita de 45 a 60 dias após o aparecimento dos brotos. Além da leguminosa propriamente dita, você também pode consumir as folhas sem problema algum.

Benefícios da couve rabano

A couve rabano possui diversos nutrientes e minerais important√≠ssimos para nossa sa√ļde como por exemplo:

  • Mangan√™s
  • Ferro
  • C√°lcio
  • Pot√°ssio
  • Cobre

Além disso, tem vitaminas do complexo B, vitamina E e a vitamina K. Tem fibras, antioxidantes, fitoquímicos e carotenos.

Sa√ļde para o sistema digestivo

Esta leguminosa √© uma fonte de fibras que elimina incha√ßo na barriga e c√≥licas intestinais. Al√©m disso, elimina a constipa√ß√£o melhorando o tr√Ęnsito do bolo fecal no intestino.

Ajuda a emagrecer

Como comentado anteriormente, a couve rabano tem muitas fibras que causam a sensação de saciedade, prolongando o tempo entre uma refeição e outra e posteriormente, diminuindo a fome. Por conter poucas calorias, pode certamente ser consumida sem medo de engordar.

Sa√ļde para nervos e m√ļsculos

O pot√°ssio presente na couve rabano cuida dos nossos nervos e m√ļsculos, fazendo a manuten√ß√£o e potencializando o bom funcionamento dos mesmos.

Regula a press√£o

Um problema muito frequente é a hipertensão. A couve rabano ajuda nosso organismo a equilibrar a pressão arterial, fornecendo doses de potássio que funciona com um vaso dilatador. Isso melhora a fluidez do sangue nas artérias e dessa maneira, a pressão fica equilibrada.

Sa√ļde para os olhos

A couve rabano tem carotenoides, especialmente o betacaroteno que são antioxidantes que previnem a degeneração macular, principalmente a catarata. Isso é devido a vitamina A presente nessa planta crucífera.

Metabolismo saud√°vel

A couve rabano faz o organismo funcionar bem pois é rica em vitaminas do complexo B que trabalham produzindo enzimas importantes para nosso corpo.

Sem c√Ęncer

A couve rabano tem glucosinolato, um antioxidante que trabalha na preven√ß√£o do c√Ęncer, principalmente o c√Ęncer de pr√≥stata e de mama.

Ossos saud√°veis

Essa leguminosa tem o cálcio, manganês e ferro que previne a osteoporose, doença que torna a densidade óssea porosa e muito suscetível a fraturas.

Pragas que prejudicam a couve rabano

Apesar de t√£o suculenta e chamativa, a couve rabano com toda certeza n√£o escaparia das pragas que querem devor√°-la. Antes de tudo, sempre esteja limpando o solo, retirando ervas daninhas que possam querer roubar os nutrientes do solo. Confira agora o inimigos que prejudicam a vida da couve rabano:

Bacteriose

São bactérias que provocam manchas angulares nas folhas de aparência aquosa, provoca murcha das folhas e pecíolos e além disso, necrose dos feixes vasculares e posteriormente, morte da planta. A eliminação da praga consiste em aplicação de inseticidas específicos.

Oídio

Este “bichinho” ataca as hastes da planta como tamb√©m¬†as folhas. Permanecem na parte inferior das folhas, deixando a regi√£o acinzentada e com aspecto de pulverulento o que posteriormente necrosa as folhas, deixando-as escuras. Tamb√©m apresenta manchas amarronzadas.¬† A forma de elimina√ß√£o dessa doen√ßa √© a utiliza√ß√£o de enxofre, evitando aplicar em hor√°rios de exposi√ß√£o forte ao sol.

Podrid√£o seca

Esta praga causa podridão das hastes e o tombamento da planta. O fungo causa manchas escuras, encharcadas e rugosas em toda a herbácea.  Para acabar com esta doença é preciso monitorar a plantação e retirar as plantas doentes, isso já é o suficiente.

Quando n√£o consumir couve rabano

A couve rabano pode conter o b√≥cio, uma subst√Ęncia que causa incha√ßo na gl√Ęndula tireoide, deve ser evitado por pessoas que tem disfun√ß√Ķes na tireoide. Tamb√©m n√£o √© recomendado para pessoas al√©rgicas a vegetais cruc√≠feros, apesar de n√£o existir relatos de efeitos colaterais da leguminosa.

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como plantar acelga
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar acelga passo a passo bem explicadoEssa saladinha é uma delícia...
  • Como plantar alface Passo a passo (COMPLETO)
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar Alface de forma simples passo a passo[ratings]Muito comum nas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *