Como plantar couve rabano

546{icon} {views}

O que é? O que é? parece repolho mas não é? É a couve rabano! Esta leguminosa faz sucesso no reino vegetal e hoje você vai saber através desse artigo,como plantar couve rabano e os benefícios que este vegetal tem pra nós!

Origem

A couve rabano teve sua origem na Europa, costa mediterrânea ou mais ao norte do país.  Atualmente é cultivada em várias partes do mundo, como por exemplo Alemanha, Brasil e o norte da Índia.

Características da couve rabano

Existem espécies de couve rabano nas cores branca como também roxa e tem constante espessamento do caule. É muito parecida com o repolho, é um crucífero bulboso, envolto em duas conchas mais duras que as folhas e diferente do repolho, certamente não amolecem durante o cozimento. Pode ser consumido cru como salada ou cozido.

A couve rabano basicamente tem o gosto de um talo de brócolis parecido também com maçã. As raízes e caules são usadas com frequência em saladas.

Plantio da couve rabano

A princípio, é uma hortaliça que se desenvolve bem em climas de temperado a frio, em temperaturas que podem variar entre 18ºC a 25º C. Certamente ela resiste a baixas temperaturas. Mas se o ambiente chegar a 10º C, ela floresce precocemente. A planta precisa de exposição solar, pelo menos algumas horas do dia.

O solo para seu cultivo deve ser bem drenado, rico em matéria orgânica e fértil assim como o seu pH que deve ser de 6,5 a 7,5. A irrigação deve ser moderada evitando o encharcamento.

Como plantar couve rabano em vasos ou horta

É possível fazer o plantio da leguminosa primeiramente em sementeiras ou em vasos mas o replantio exige alguns cuidados extras. Por serem sensíveis, é aconselhável fazer o replante bem no fim da tarde ou em dias nublados:

  • Separe um vaso médio ou grande, se você pretende cultivar nesses recipientes sem transplantar para outro local
  • Para sementeiras são para posteriormente replantar no solo definitivo
  • Encha o recipiente com terra enriquecida com material orgânico
  • Em seguida, enterre as sementes com 3 cm de profundidade
  • Cubra com a terra e logo depois, umedeça a terra, não a ponto de encharcar
  • Caso queira replantar o ponto ideal é quando as mudas estiverem com 3 ou 5 cm e com duas folhinhas.

Na horta

  • Faça a cova com aproximadamente de 3 a 4 cm e lance as sementes
  • Cubra com terra e umedeça somente pois dessa maneira evitará que o solo seja encharcado.

Como adubar a couve rabano

Você pode acrescentar uma porção de calcário, conforme instruções do uso do produto, com o fim de fortalecer as plantas, dando boa resistência. A aplicação é anual mas antes, é preciso ver a acidez atual do solo e isso somente através de exame laboratorial.

Mas tem a opção de adubo orgânico que dentre muitos existem os com casca de ovo em pó que apesar de ser seco, proporciona o cálcio e demais nutrientes que sua couve rabano vai precisar. Este você pode aplicar com mais frequência sem danos para sua plantação.

Quanto tempo demora para colher couve rabano

A couve rabano vai estar pronta para a colheita de 45 a 60 dias após o aparecimento dos brotos. Além da leguminosa propriamente dita, você também pode consumir as folhas sem problema algum.

Benefícios da couve rabano

A couve rabano possui diversos nutrientes e minerais importantíssimos para nossa saúde como por exemplo:

  • Manganês
  • Ferro
  • Cálcio
  • Potássio
  • Cobre

Além disso, tem vitaminas do complexo B, vitamina E e a vitamina K. Tem fibras, antioxidantes, fitoquímicos e carotenos.

Saúde para o sistema digestivo

Esta leguminosa é uma fonte de fibras que elimina inchaço na barriga e cólicas intestinais. Além disso, elimina a constipação melhorando o trânsito do bolo fecal no intestino.

Ajuda a emagrecer

Como comentado anteriormente, a couve rabano tem muitas fibras que causam a sensação de saciedade, prolongando o tempo entre uma refeição e outra e posteriormente, diminuindo a fome. Por conter poucas calorias, pode certamente ser consumida sem medo de engordar.

Saúde para nervos e músculos

O potássio presente na couve rabano cuida dos nossos nervos e músculos, fazendo a manutenção e potencializando o bom funcionamento dos mesmos.

Regula a pressão

Um problema muito frequente é a hipertensão. A couve rabano ajuda nosso organismo a equilibrar a pressão arterial, fornecendo doses de potássio que funciona com um vaso dilatador. Isso melhora a fluidez do sangue nas artérias e dessa maneira, a pressão fica equilibrada.

Saúde para os olhos

A couve rabano tem carotenoides, especialmente o betacaroteno que são antioxidantes que previnem a degeneração macular, principalmente a catarata. Isso é devido a vitamina A presente nessa planta crucífera.

Metabolismo saudável

A couve rabano faz o organismo funcionar bem pois é rica em vitaminas do complexo B que trabalham produzindo enzimas importantes para nosso corpo.

Sem câncer

A couve rabano tem glucosinolato, um antioxidante que trabalha na prevenção do câncer, principalmente o câncer de próstata e de mama.

Ossos saudáveis

Essa leguminosa tem o cálcio, manganês e ferro que previne a osteoporose, doença que torna a densidade óssea porosa e muito suscetível a fraturas.

Pragas que prejudicam a couve rabano

Apesar de tão suculenta e chamativa, a couve rabano com toda certeza não escaparia das pragas que querem devorá-la. Antes de tudo, sempre esteja limpando o solo, retirando ervas daninhas que possam querer roubar os nutrientes do solo. Confira agora o inimigos que prejudicam a vida da couve rabano:

Bacteriose

São bactérias que provocam manchas angulares nas folhas de aparência aquosa, provoca murcha das folhas e pecíolos e além disso, necrose dos feixes vasculares e posteriormente, morte da planta. A eliminação da praga consiste em aplicação de inseticidas específicos.

Oídio

Este “bichinho” ataca as hastes da planta como também as folhas. Permanecem na parte inferior das folhas, deixando a região acinzentada e com aspecto de pulverulento o que posteriormente necrosa as folhas, deixando-as escuras. Também apresenta manchas amarronzadas.  A forma de eliminação dessa doença é a utilização de enxofre, evitando aplicar em horários de exposição forte ao sol.

Podridão seca

Esta praga causa podridão das hastes e o tombamento da planta. O fungo causa manchas escuras, encharcadas e rugosas em toda a herbácea.  Para acabar com esta doença é preciso monitorar a plantação e retirar as plantas doentes, isso já é o suficiente.

Quando não consumir couve rabano

A couve rabano pode conter o bócio, uma substância que causa inchaço na glândula tireoide, deve ser evitado por pessoas que tem disfunções na tireoide. Também não é recomendado para pessoas alérgicas a vegetais crucíferos, apesar de não existir relatos de efeitos colaterais da leguminosa.

 

 

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Lúpulo
    Como plantar cereais
    O lúpulo é um grão muito valioso. Isso porque e faz parte da composição da paixã...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como plantar acelga
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar acelga passo a passo bem explicadoEssa saladinha é uma delícia...
  • Como plantar alface Passo a passo (COMPLETO)
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar Alface de forma simples passo a passoMuito comum nas saladas, ...

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *