Como plantar cogumelo

311{icon} {views}

Aprenda a plantar cogumelo passo a passo bem explicado

Oi pessoal! Hoje nesse artigo, vamos saber tudo sobre a casinha da Smurfete, do desenho dos Smurfs: o cogumelo! Você vai aprender a plantar o cogumelo, os tratos com o cultivo e muito mais.

Origem

Veja a origem dele e outras curiosidades mais a frente do artigo, no tópico A história do cogumelo

Características do cogumelo

o cogumelo s√£o frutifica√ß√Ķes de alguns fungos como por exemplo o Basidiomycota e o Ascomycota, pertencentes ao reino fungi. Seu corpo frut√≠fero √© composto por uma base e sua reprodu√ß√£o √© sexuada. S√£o seres vivos que tem muitas formas, tamanhos e cores variadas.

Oque é bucha de micélio ?

√Č um m√©todo lento de cultivo do cogumelo mais ainda sim, um dos mais f√°ceis. Basta voc√™ furar um dos lados de uma tora de madeira rec√©m cortada, geralmente √© utilizada as de eucalipto, injetar os fungos em buracos feitos com furadeira e aguardar a gemina√ß√£o e crescimento dos cogumelos.

Como plantar cogumelo

O cogumelo Shimeji seria a espécie mais fácil se você é um principiante nesta cultura. Obrigatoriamente você deve comprar em lojas especializadas um kit de cultivo para cogumelos; em forma de semente-inóculo, esporos ou micélios armazenados em serragem ou grãos. Também é possível comprar somente as sementes.

Plantio do cogumelo

Para geminar suas sementes de cogumelo você pode escolher entre o substrato de papelão ou de palha, veja abaixo como fazer:

  • Substrato de palha, √© ideal para mic√©lio de gr√£os: escolha palha de um cereal com centeio ou trigo. Corte a palha em peda√ßos¬† de 7,5 √† 10 cm em um recipiente grande com √°gua. Coloque a palha cortada em um fronha de travesseiro de nylon. Aque√ßa na √°gua por 1 hora. Escorra bem e deixe a palha esfriar
  • Substrato de papel√£o, ideal para mic√©lio que veio na serragem: corte um papel√£o em tamanhos iguais. Coloque em um balde com √°gua fervente e coloque um peso em cima deles para n√£o boiar. Cubra o balde e deixe esfriar por 8 horas e depois esprema o m√°ximo poss√≠vel para retirar a √°gua absorvida.
ATENÇÃO POVO COGUMELO, SORRISO PARA FOTO!

Mudas de cogumelo

  • Pegue uma bandeja ou sementeira,¬†adicione o substrato e coloque¬†dentro de um¬†saco pl√°stico de prefer√™ncia transparente.
  • |Pegue os fungos, coloque dentro de uma seringa e injete dentro da sementeira ou bandeja
  • Fa√ßa pequenos furos no saco pl√°stico que deve permanecer fechado.
  • Molhe com √°gua em um vidrinho pequeno de spray
  • Isso deve ser feito 3 vezes ao dia pois o cogumelo precisa de umidade
  • Deixe em um local onde n√£o peque o sol diretamente, s√≥ a luminosidade dele.
  • De 3 √† 7 dias,¬† suas mudinhas j√° estar√£o geminadas

Como plantar cogumelo em vasos ou horta

  • Ele precisa ficar em ambiente √ļmido, clima frio e com muito ar circulando.
  • Em um recipiente coloque serragem j√° molhada e escorrida, cal, calc√°rio e farelo de trigo
  • Coloque em sacos pl√°sticos transparentes, coloque uma espuma de prefer√™ncia redonda e prenda com barbante no saquinho.
  • Coloque os saquinhos em uma panela de agua

Quanto tempo demora para colher cogumelos ?

Em três dias após a geminação você já pode colher.

Tipos de cogumelos comestíveis

Estes s√£o os mais conhecidos:

Champignon ou cogumelo paris

√Č o mais consumido em nosso pa√≠s. Quanto maior ele for, mais intenso seu sabor (at√© rimou!). Pode ser consumido in natura ou em conserva.

Shimeji

O “chap√©u” dele pode variar de cinza-escuro para branco, n√£o alterando o sabor. √Č pequeno e cresce em buqu√™s. √Č resistente ao cozimento e muito usado na cozinha japonesa.

Porto Bello

Parece o champignon, só que maduro. Tem textura firme e um tom amarronzado. Pode ser feito também na grelha ou brasa.

Shiitake

Sua consist√™ncia √© esponjosa e tende a absorver o sabor de outros ingredientes. √Č maior que o champignon e o 2¬ļ mais consumido no mundo.

Benefícios do cogumelo

  • Combate intestino preso
  • Ajuda a emagrecer pois promove a saciedade
  • Fortalece o sistema imunol√≥gico
  • Melhora a sa√ļde dos ossos
  • Evita anemias
  • Ajuda no controle do colesterol e problemas de press√£o
  • Previne o c√Ęncer
COGUMELOS: CORES VIVAS E VIBRANTES !

A história  do cogumelo

Os primeiros cogumelos conhecidos foram os venenosos, relatados por Eurípedes, em um epigrama com data de 450 A.C onde ele conta que uma mães e seus três filhos morreram após consumirem alguns cogumelos.

O cogumelo Ling zhi na China e Reishi no Japão, tem o nome científico de Ganoderma lucidum e tem uma ficha longa na medicina da China. O que tornou este país o principal desenvolvedor da técnica de fungicultura o que gerou o cultivo de mais de 10 espécies de cogumelos que são cultivados no mundo todo.

Hieróglifos de 4.600 anos atrás registrados pelos egípcios relatam que essa civilização os usava em práticas religiosas e criam que proporcionava a imortalidade. Os faraós diziam que era comida real e os cidadãos comuns não podiam nem tocá-los, quem dirá comê-los.

Os gregos diziam que tinha poderes mágicos e os romanos o consideravam o alimento dos deuses. O cogumelo Amanita muscaria foi visto como algo divino em muita culturas antigas, desde esses tempos remotos ele é o Soma, uma força de vida misteriosa, cultuada pela regilião antiga do hinduísmo.

Na Guatemala, Am√©rica Central e M√©xico usavam os cogumelos em rituais e at√© hoje nesses pa√≠ses s√£o vendidos os cogumelos comest√≠veis. Existem tamb√©m os tradicionais cogumelos alucin√≥genos¬†que at√© hoje os xam√£s consomem, seria o Peioty, para suas previs√Ķes de futuro.

No império Romano, a responsabilidade de distinguir entre cogumelos venenosos e comestíveis er das mulheres.  Foi através delas que surgiu o primeiro antídoto para os cogumelos venenosos.Também conta no século 18, arqueólogos encontraram uma cidade destruída datada de 79 D.c onde acharam uma receita detalhada de um antídoto para envenenamento por cogumelos.

A primeira técnica que a China empregou para o cultivo do cogumelos eram troncos de árvores caídas em plena floresta e colocar os cogumelos próximos a troncos frutificados que eram expostos ao vento para captura os esporos. Pedaços de cogumelos eram colocados dentro dos troncos.

Aqui no Brasil o consumo de cogumelos foi descoberto entre os povos ind√≠genas, em especial a tribo dos Yanom√Ęmis. ¬†Hoje a maior produtora de cogumelos da Am√©rica latina √© a cidade de Mogi das Cruzes, pr√≥xima √† S√£o Paulo.

Que interessante o cogumelo… √© um fungo! Voc√™ sabia disso?

Deixe nos coment√°rios.

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como plantar acelga
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar acelga passo a passo bem explicadoEssa saladinha é uma delícia...
  • Como plantar alface Passo a passo (COMPLETO)
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar Alface de forma simples passo a passo[ratings]Muito comum nas ...
  • Como plantar Beldroega
    Como plantar Hortaliças
    A planta beldroega sofre um certo "bulling", pois para muitos, é considerada uma...

One thought to “Como plantar cogumelo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *