Como plantar Chicória

Hoje voc√™ vai conhecer a chic√≥ria, uma saladinha amarga deliciosa que possui vitaminas, minerais e al√©m disso, tem in√ļmeros nutrientes. Confira neste artigo como plantar chic√≥ria no passo a passo e muitas outras curiosidades.

Origem da chicória

A chic√≥ria veio da regi√£o mediterr√Ęnea da Europa e j√° foi muito consumida por eg√≠pcios, romanos¬† e gregos. Primeiramente, suas ra√≠zes eram utilizadas para substituir o caf√©, sendo torradas antes do consumo, como tamb√©m eram consumidas suas folhas.¬† A verdura tamb√©m tem o nome de escarola, end√≠via e radiquo.

Características

A chicória vem da família Asteraceae, tem folhas crespas ou lisas, enroladas e estreitas. São  unidas em forma de roseta e às vezes, formando um repolho. Seu sabor é levemente amargo e suas folhas chegam a 30 cm de comprimento e 6 cm de largura. Suas flores são da cor azulada, mas reunidas em fluorescências em forma de capítulos.  Geralmente é consumida como salada crua mas também pode ser cozida, o que posteriormente, ameniza a amargura da folhas.

Plantio da chicória

Em primeiro lugar, para um bom desenvolvimento a end√≠via precisa de um solo bem drenado, areno-argiloso e rico em mat√©ria org√Ęnica e com pH de 6 a 8. Gosta de clima temperado de 14¬ļ a 18¬ļ graus, mas caso o clima fica mais quente que isso, as folhas ficam mais amargas.¬† Temperatura acima de 25¬ļ graus com toda a certeza¬†vai deixar as folhas da hortali√ßa menores e grossas.

Como plantar chicória em vasos ou horta

Na sementeira ou em um vaso pequeno, misture um pouco de terra comum com terra enriquecida com mat√©ria org√Ęnica.¬† Fa√ßa um buraquinho. Ent√£o adicione aproximadamente 4 gramas de sementes. Cubra com a terra e logo depois, umede√ßa com √°gua. Quando as mudas tiverem de 4 √† 6 folhas, j√° est√° na hora de transplant√°-las para o solo definitivo.

Na horta

A chicória escarola certamente vai prosperar através das mudas preparadas anteriormente e não com sementes diretamente no solo.  Faça covas folgadas para acomodar as mudas, desse modo vai evitar a quebra das raízes da verdura que são muito frágeis. O espaçamento deve ser de 30 cm de uma planta à outra.

Quanto tempo demora para colher chicória?

A chicória salada já pode ser colhida de 40 à 60 dias após a germinação da planta.

Benefícios da chicória

A chic√≥ria tem in√ļmeros benef√≠cios a nos oferecer. Veja alguns deles:

Emagrece

A chicória tem poucas calorias mas muitos nutrientes que dão a sensação de saciedade.

Previne doenças no sistema cardiovascular

A chicória tem antioxidantes que equilibram os níveis de colesterol, além disso, fortalece o coração e previne a aterosclerose.

Calmante

A endívia tem efeito sedativo como também alivia o estresse e a ansiedade.

Melhora da digest√£o e sem pris√£o de ventre

Por ser rica em fibras, a chic√≥ria favorece o tr√Ęnsito intestinal e previne a m√° digest√£o.

Imunidade alta

Esta verdura consegue fortalecer nosso sistema imunológico, agindo consequentemente como um escudo, evitando várias doenças.

Limpeza

A escarola faz uma boa limpeza no fígado e nas vias urinárias, certamente retira todo o tipo de toxina.

Melhora o apetite

A chic√≥ria tem subst√Ęncias que estimulam o apetite.

Press√£o arterial

A escarola é excelente para equilibrar a pressão alta.

Subst√Ęncia antioxidante

A planta radiquo tem antioxidantes combatem os radicais livres protegendo as c√©lulas do nosso organismo. Al√©m disso, previne o envelhecimento precoce da pele assim como v√°rios tipos de c√Ęncer.

Força para os ossos

Rica em ferro e cálcio, a endívia ajuda na manutenção dos ossos, prevenindo por exemplo, a osteoporose.

Vitamina B9

A end√≠via tem vitamina B9 que age como um excelente antioxidante com a finalidade de evitar infec√ß√Ķes e doen√ßas oculares.

Pot√°ssio

Esta verdura amarga mas saborosa, tem uma boa quantidade de pot√°ssio que √© respons√°vel para regular o pH do sangue. O pot√°ssio previne as contra√ß√Ķes musculares ap√≥s exerc√≠cios f√≠sicos intensos ou auxilia na repara√ß√£o muscular.

Previne dores

Esta escarola previne dores nas articula√ß√Ķes bem como doen√ßas inflamat√≥rias como a artrite.

Sa√ļde na gravidez

As gr√°vidas s√≥ tem a ganhar consumindo regularmente a escarola pois ela possui √°cido f√≥lico, conhecido tamb√©m como folato. A defici√™ncia nos n√≠veis desta subst√Ęncia em gestantes pode provocar problemas ou defici√™ncia no tubo neural.

Vitamina K

Como pode uma verdura tão simples, ter tantos benefícios! A endívia tem 289% de vitamina K que precisamos ter em nosso organismo. Esta vitamina age na coagulação sanguínea, aliás, é ela que ajuda a cicatrizar cortes e ferimentos.

Manganês

A escarola tem o mangan√™s que metaboliza carboidratos, forma os ossos, tecidos e horm√īnios sexuais, sendo inegavelmente, um mineral essencial para a nossa sa√ļde.

Pragas que prejudicam a chicória

Os alimentos folhosos e todos os tipos de chicória sobretudo,a chicória crespa e lisa, sofrem com lavras e insetos.  Confira agora, algumas dessas pragas e como eliminá-las:

Pulg√Ķes

Os pulg√Ķes s√£o insetos que sugam a seiva da chic√≥ria e como resultado as folhas amarelam e dependendo da infesta√ß√£o, por consequ√™ncia, a planta morre. O uso do controle biol√≥gico que nada mais √© que ovinhos de vespa v√£o com efeito matar os pulg√Ķes.

Lesmas

Estes bichinhos asquerosos raspam com sua r√°dula as folhas, brotos e caules novos da chic√≥ria,¬†em infesta√ß√Ķes severas, pode causar morte da planta. Para matar as lesmas que est√£o devorando sua escarola, use o conhecido sal, uma mistura em spray com sal e vinagre ou a cerveja!

Isso mesmo! Voc√™ n√£o leu errado, a cerveja consegue atrair um grande n√ļmero de lesmas. Coloque bastante cerveja ao redor da verdura a fim de mat√°-las afogadas.

Caracóis

Os caracóis agem semelhantemente como as lesmas. Raspam a estrutura da chicória podendo causar a morte da hortaliça. Para exterminar estes indesejáveis invasores use uma mistura de cal e cinza de 20 cm de largura em volta da verdura. A cerveja ou o leite também servem para atrair e matar esses moluscos.

Quando não consumir chicória

Por ser amarga a chic√≥ria saladas deve ser evitada por pessoas que tenham √ļlcera p√©ptica, asia ou pedra nos rins. Pessoas que sofrem com ins√īnia ou que sofram de c√°lculos biliares tamb√©m deve evitar consumir a verdura. Tamb√©m n√£o √© indicada para indiv√≠duos que estejam tendo diarreia ou febre.

 

 

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como plantar acelga
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar acelga passo a passo bem explicadoEssa saladinha é uma delícia...
  • Como plantar alface Passo a passo (COMPLETO)
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar Alface de forma simples passo a passo[ratings]Muito comum nas ...
  • Como plantar Beldroega
    Como plantar Hortaliças
    A planta beldroega sofre um certo "bulling", pois para muitos, é considerada uma...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *