Como Plantar Capim Elefante

Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é comprido e tem uma touceira bem volumosa. Essa cultura ganha destaque na agropecuária sendo utilizado somente para a alimentação de diversos animais herbívoros, que se alimentas de plantas como bois, vacas, cabras e ademais tipos, espécies de animais domésticos.

Como plantação sempre é cultura, neste artigo vamos de apresentar o simpático e essencial capim elefante. Vamos falar sobre o que é o capim elefante. E além disso vamos ensinar como plantar capim elefante no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.

Venha matar sua curiosidade e aprenda a como preparar a terra para plantar capim elefante e também como fazer mudas de capim elefante com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água.

Origem

O capim elefante ou Pennisetum purpureum schum, veio da √Āfrica mas posteriormente foi produzido em larga escala na √ćndia como tamb√©m na Am√©rica do sul.

Características

O capim elefante é uma gramínea perene que pode ter de 3 a 5 metros de altura, com colmos eretos e dispostos em touceiras que podem ser abertas ou não.

Tem rizomas curtos, suas folhas são de coloração verde escura que podem ter de 30 a 1,10 de comprimento e de 3 a 10 cm de largura. Sua inflorescência é de uma panícula sedosa bem como contraída, que pode ser solitária ou dispostos em conjunto fazendo parte de um mesmo colmo.

Sua folhas √© cil√≠ndrica, geralmente com 15 cm de comprimento, tendo espiguetas tanto agrupadas como tamb√©m solit√°rias que s√£o envolvidas em um tufo de cerdas de tamanhos irregulares na cor amarela ou p√ļrpura, ganhando destaque por ser mais longa que ademais. √Č encontrada facilmente em altitudes de 1.500 a 1.800 metros.

√Č um dos alimentos mais usados como pasto para o gado que pode ser usado como reserva para alimenta√ß√£o verde e tamb√©m para silagem quando √© cortado antes de se tornar fibroso demais.

Plantio do capim elefante

O capim elefante se desenvolve bem em clima quente e √ļmido e com exposi√ß√£o plena ao sol, em solo f√©rtil, arado, argiloso, profundo e bem adubado com nitrog√™nio e f√≥sforo. √Č raro se associar com plantas de origem leguminosa. Apesar de gostar do calor, a gram√≠nea suporta o frio e at√© geadas.

Esta esp√©cie de vegetal tem muitas variedades e entre elas, as mais usadas s√£o a Mercker e a Napier.¬†A temperatura ideal para o capim elefante viver seria tropical e subtropical, de 18¬ļ C a 30¬ļ C.¬† J√° o pH do solo para seu plantio deve ser acima de 5,5. As variedades de capim elefante mais conhecidas s√£o:

An√£o

São os cultivares que mais se adaptaram ao pastejo devido ao menor comprimento entre seus entrenós. Sua altura é de 1,5 metros. Tem seu crescimento vigoroso tendo rápida expansão foliar como também intenso perfilhamento. Geralmente seu plantio é em sulcos de 20 cm de profundidade e o espaçamento entre plantas varia de 50 a 80 cm.

Cameroon

Seu exemplar é ereto com colmos grossos, tendo perfilhos basilares, suas folhas são largas e o florescimento é entre os meses de maio e julho com touceiras densas.

Mercker

√Č de pequena estatura, com colmos e folhas finas, por√©m, numerosas tendo as variedades Mercker comum e Pinda. Floresce nos meses de mar√ßo a abril.

Napier

Os colmos dessa variedade são grossos, com folhas largas e a época de florescimento é entre abril e maio com touceiras consequentemente abertas. Temos os exemplares desse grupo a Napier, Mineiro e Taiwan A-146.

Híbridos

Também existem os híbridos que seriam as espécies Pennisetum puprpureum e americanum.

Cultivo do capim elefante

Confira o passo a passo de como fazer mudas de capim elefante com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água. Antes de tudo, saiba que a propagação do capim elefante é feito através dos colmos, ou seja, de partes cortadas do capim elefante adulto:

Mudas de capim elefante

  • Primeiramente, pegue uma bacia grande ou outro recipiente e fa√ßa a mistura de terra simples com esterco de gado bem curtido
  • Pegue um galho de um capim elefante adulto e limpe retirando as folhas velhas e novas
  • Em seguida, corte de forma que¬† a gema ou n√≥, fique bem no meio das partes que ser√£o utilizadas
  • Agora pegue um copo descart√°vel, com furo no fundo para boa drenagem e adicione o substrato
  • Logo depois, coloque o colmo na posi√ß√£o horizontal com a gema para cima, sem enterrar ou na posi√ß√£o vertical, deixando somente uma ponta do colmo fora do substrato
  • Na sequ√™ncia, somente acrescente a terra sem pressionar
  • Entre 4 a 5 dias, vai germinar e brotar sua muda
  • Tenha o cuidado de sempre irrigar, deixando o substrato sempre √ļmido

Plantio em vasos de cimento ou terr√°rio

Fica inviável plantar o capim elefante em vasos de plastico, vasos de cimento, terrário e muito menos em copo de vidro. Isso porque sua propagação é através de colmos somente para enraizar as mudas por pelo menos 1 semana e consequentemente ir para o solo definitivo.

Mesmo em vasos grandes, por seu crescimento ser rápido e em touceiras, a planta precisa de muito espaço para se desenvolver. Em recipiente fechado com toda a certeza, as raízes ficariam sufocadas.

Em horta, jardim

Por certo, um capim elefante não fica bem se plantando em locais inadequados. Portanto, não tem como plantar em apartamento capim elefante, visto que esta vegetação é destinada mais para agropecuária, ok?! Veja agora o plantio feito diretamente no solo definitivo:

  • Antes de qualquer coisa, prepare a terra com esterco curtido e fa√ßa sulcos para o plantio
  • Em seguida, limpe bem sua muda, ou seja, somente tire as folhas e n√£o corte o colmo conforme √© feita para mudas, deixe o galho inteiro
  • √Č indicado fazer o plantio com duas mudas pois se acaso uma n√£o brotar a outra certamente vai
  • Coloque a muda dentro do sulco com as gemas ou olhos pra cima e cubra com a terra usada para fazer o sulco de plantio, de 3 a 5 gemas por colmo
  • O espa√ßamento entre linhas deve ser de 1,2 metros e entre plantas de 0,25 cm

Por se tratar de um capim extenso e denso, é inviável como plantar em apartamento capim elefante ou por exemplo em um vaso de cimento, em árvores, vasos de plástico e ademais recipientes.

Colheita

Mas qual √©poca do ano que d√° frutos, √©poca do ano que floresce? √Č entre e julho, dependendo da variedade.¬†A princ√≠pio, √© poss√≠vel fazer a colheita do capim elefante de 100 a 120 dias ap√≥s a germina√ß√£o do broto, ou seja, do colmo.

Irrigação

E como regar o capim elefante? A irrigação deve ser feita com mais intensidade no verão, quando o solo estiver seco e menos intenso em climas mais amenos. Tendo o cuidado de molhar sem causar encharcamento do solo.

Poda

Tem como podar o capim elefante para fazer a silagem ou quando estiver com sua touceira alcançando uma área além da que foi estipulada para a plantação.

Afinal, o que é silagem?

Primeiramente, sabia que a silagem é o procedimento  do qual é armazenado as folhas de capim, chamado processo de armazenamento de forragem. Isso garante a mínima perda de nutrientes da planta, quando então armazenada em um local por bastante tempo devido a fermentação natural que faz parte desse processo.

Certamente, é um método confiável que garante ao gado um alimento nutritivo durante a época do inverno, onde a pastagem diminui bastante. Aliás, após 3 meses de plantio, o capim elefante já está pronto para silagem. Existem as silagens de:

  • Superf√≠cie – considerada a forma mais barata de silagem, √© mais r√°pida na quest√£o de execu√ß√£o, compacta√ß√£o e armazenamento. Al√©m disso, exige cuidados em rela√ß√£o a veda√ß√£o, lona pl√°stica intacta e elimina√ß√£o de oxig√™nio para n√£o decompor o capim elefante. O local do armazenamento deve ser bem protegido, para evitar a entrada de animais.
  • Trincheira – √© quando o capim elefante √© protegido por trincheiras sendo que a parte descoberta da lona pl√°stica torna-se menor em extens√£o.
  • Em sacos – Consiste em colocar a forragem do capim elefante em sacos pl√°sticos.

Lua

Com toda a certeza, a lua sempre influencia todas as culturas de vegetais, em todo o mundo. E para o capim elefante, isso também interfere. A melhor lua para plantar capim elefante seria a lua crescente.

Pragas no capim elefante

Saiba que nem o capim elefante escapa de certos tipos de pragas. Confira agora quais s√£o e como acabar com as pragas:

Cigarrinha

A princípio, a cigarrinha Mahanarva liturat é a praga que ataca o capim elefante, deixando suas folhas clorosas ou seja, amareladas que conforme o tempo passa, ficam totalmente amarelas, prostradas, perdendo consequentemente todos os nutrientes e matando completamente a touceira.

 

 

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como Plantar Podocarpo
    Como Plantar Arvores
    Aprenda a Como Plantar Podocarpo na sua casa, terreno e muito mais, com um super...
  • Como plantar acelga
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar acelga passo a passo bem explicadoEssa saladinha é uma delícia...
  • Como plantar alface Passo a passo (COMPLETO)
    Como plantar Hortaliças
    Aprenda a plantar Alface de forma simples passo a passo[ratings]Muito comum nas ...
  • Como plantar Beldroega
    Como plantar Hortaliças
    A planta beldroega sofre um certo "bulling", pois para muitos, é considerada uma...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *