Como plantar Grama São Carlos

909{icon} {views}

Como plantar Grama São Carlos passo a passo.

 

A Grama São Carlos é brasileira, e por isso mesmo, vem sendo bastante utilizada o que facilita a todos. Dessa maneira, as pessoas optam por uma grama tupiniquim que estará mais adaptada ao nosso clima.

 

Perceba que uma dúvida referente ao como plantar a Grama São Carlos é bastante comum. Sorte sua que hoje falaremos mais sobre isso e você não terá mais essa dúvida. O plantio dela é simples e nós explicaremos mais abaixo.

 

Outro questionamento bastante comum é também como cultivar Grama São Carlos e isso também é simples. Você sairá daqui sabendo tudo sobre esse assunto e nós ficaremos mais felizes, pois teremos cumprido nossa missão.

 

Talvez a dúvida mais frequente seja onde é utilizada a Grama São Carlos, nós também teremos prazer em explicar isso. A nossa intenção é sempre retirar as suas dúvidas, por isso mesmo continue por aqui até o fim. Agora vamos direto ao assunto.

 

aprenda a Como plantar grama são carlos

Grama São Carlos

A grama são carlos (nome cientifico: Axonopus Compressus SP) também conhecida como grama para sombra ou grama curitibana, é uma gramínea de origem Australiana exportada, produzida e sendo muito comercializada no Brasil.

 

Pertencente à família Poaceae, assim como as Zoyzia’s o seu ciclo de vida é perene (longo). Possui adaptação aos climas temperado, subtropical e tropical úmido. É um tipo de grama muito versátil, se adaptando muito bem tanto a ambientes ensolarados como a meia-sombra.

 

À medida que a expansão do comércio foi crescendo rapidamente, surgiu a necessidade de um aprimoramento neste tipo de grama que aumentasse principalmente a sua resistência, pois era uma espécie muito sensível e frágil tecnicamente falando.

 

Sendo assim, especialistas americanos em plantas botânicas, fizeram uma modificação genética aprofundando suas raízes dando origem a outra derivação de grama São Carlos, nomeada popularmente como grama São Carlos Plus.

Caraterísticas

 

Nome cientificoAxonopus Compressus
Nome PopularGrama São Carlos, Grama Curitibana, Grama Raspim e Grama São Carlos Plus.
Pais de origemAustrália
Familia de origemPoaceace
Adaptação aos climasTemperado, Subtropical e Tropical úmido
Altura máximas das folhas15 cm
LuminosidadeSombra e meia-sombra
Cor da FolhagemVerde Escuro
TipoOrnamental
Ciclo de vidaPerene(longo)
Preço por m2R$3,00 à 4,50

Como cultivar

Um ponto que merece ser discutido, é que apesar de sobreviver e possuir uma melhor adaptação a ambientes sombreados, a grama são carlos assim como todas as espécies de grama, não sobrevivem a sombra total. Em relação a sua manutenção especificamente na poda, deve ser feita regulamente sempre que ultrapassar uma altura de 5 cm, quando não podada pode chegar até 20 cm.

 

 

Naturalmente proporciona boa cobertura do solo, devendo ser plantada em terrenos ricos em matéria orgânica, com PH em torno de 5, 6.0 não sendo muito ácido. Se plantada em solos pobres a vegetação pode ficar rala, desuniforme e diminuir ainda mais sua capacidade de enraizamento (resistência).

 

 

Possui moderada imunidade a pragas e doenças, que eventualmente podem surgir em sua plantação. Além disso, alguns insetos, nematoides, invertebrados que utilizam das folhas como alimento, devem ser removidos sem utilização de herbicidas que podem afetar o desenvolvimento do gramado.

 

Como plantar grama são carlos

 

Onde é utilizada

Essa grama poderá ser utilizada em:

  • Sombra, meia-sombra
  • Gramados residenciais
  • Casas de campos
  • Pomares
  • Resorts
  • Jardins
  • Praças Públicas
0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *