Como plantar Grama Santo Agostinho

Como plantar Grama Santo Agostinho passo a passo explicado de forma simples

[ratings]

Existem sempre algumas dúvidas quando o assunto é a grama Santa Agostinho, as pessoas querem saber um monte de coisas. Felizmente, hoje você sairá daqui muito bem informado pois saberá tudo o que precisa sobre esse assunto.

 

Se você não sabe como plantar hoje você vai aprender um pouco sobre isso. Se você tem um espaço e deseja fazer um jardim, você saberá como. Aprenderá também sobre como cultivar a grama Santo Agostinho.

 

Sendo assim, resta apenas te mostrar como é utilizada a grama, explicar tudo para você. E fazer com que você fique sempre muito bem informado. Ter um gramado hoje é possível, e mais do que isso, dependerá apenas de você.

 

Dessa maneira, vamos direto ao assunto, você terá condições de ter um jardim grande e bem cuidado. Poderá curtir a sua família e terá momentos memoráveis com a Grama Santo Agostinho. Vamos lá.

 

 

Grama Santo Agostinho

A Grama Santo Agostinho (nome científico: Stenotaphrum Secundatum) também conhecida popularmente como grama inglesa, é uma gramínea originada da América do Sul, pertencente à família Poacea. Apresenta folhas lisas, estreitas e possui coloração verde escura levemente azulada, com tamanho e comprimento médios.

 

É uma planta de pequeno porte, atingindo uma média máxima de 15 centímetros de altura. No entanto seu crescimento lateral é abundante, tendo capacidade de proliferação bastante acentuada.

 

A Grama Santo Agostinho tem como principal característica auto absorção quando se trata de umidade, motivo pelo qual é muito utilizada em regiões praianas, beira mar, litoral. É uma espécie vegetal típica de cultivo para ambientes mais quentes, sendo melhor adaptável a clima subtropical e pode ser encontrada com extrema facilidade em regiões que apresentam um clima tropical, equatorial e oceânico.

 

Caraterísticas

Nome cientifico Paspalumnottatum
Nome Popular Grama Batatais, Grama Matogrosso, Grama de pasto e Grama Forquilha
Pais de origem Brasil
Familia de origem Poaceace
Adaptação aos climas Tropical, Sub-tropical, Tropical de altitude, Tropical úmido
Altura máximas das folhas 30 cm
Luminosidade Sol Pleno
Cor da Folhagem Verde Claro
Tipo Ornamental
Ciclo de vida Perene(longo)

Como cultivar

Recomenda-se que seu cultivo seja a pleno sol, porém pela sua resistência, pode ser cultivada também a meia sombra, principalmente embaixo de arvores, sem perder a sua beleza e vigor.

 

Das espécies de gramas típicas de clima quente que existem atualmente, a Grama Santo Agostinho ao lado da Grama São Carlos são as que apresentam maior resistência de cultivo em áreas com pouca luminosidade. Vale alertar, que são somente em áreas com sombra parcial que os dois tipos se adequam.

 

 

Onde é utilizada

A Grama Santo Agostinho possui moderada resistência a pisoteio, o que permite planta-la em locais com tráfego de média intensidade como em um jardim residencial. No entanto, não é indicada para gramados esportivos (campos de futebol, etc…), pois a vegetação ficará rala e desuniforme, necessitando ficar um período em repouso até que recupere por completo. A grama santo agostinho é comercializada comumente em forma de plugs (placas), tapetes medindo 40 cm (largura) x 1,25 cm (comprimento), que é a medida tradicional.

A grama Santo Agostinho também é conhecida como a Grama para a Sombra, isso já mostra as vantagens em optar por ela.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *