como plantar uva

Como plantar Uva aprenda tudo (passo a passo)

505{icon} {views}

Aprenda a Plantar uva passo a passo

[ratings]

Se você quer aprender a como plantar uva, você está no local correto. Vamos lá.

Aprender a plantar uva

 

Como plantar Uva

 

No caso de mudas já enxertadas provenientes de viveiro, as de raiz nua devem ser plantadas de julho a agosto, e no caso de mudas de torrão, plantar de outubro a dezembro.

 

Textura areno-argilosa, relativamente férteis, bem drenados, com pH ideal numa faixa de 5,0 – 6,0, declividade inferior a 20%. As propriedades físicas do solo adquirem maior importância que sua fertilidade natural, pois por meio das fertilizações consegue-se suprir as necessidades nutricionais do parreiral.

 

O solo deve ser leve, profundo, sem a presença de rochas grandes e camadas impermeáveis de argila, e com boa drenagem.

 

Mesmo sendo considerada uma cultura de clima temperado, em razão de ocorrer queda de folhas no outono, a videira apresenta ampla adaptação climática. Apresenta melhor desenvolvimento em regiões de clima mediterrâneo, ou seja, verões secos e quentes, e invernos frios e chuvosos.

 

A luz afeta marcantemente a produção e o acúmulo de açúcares, e, consequentemente, a qualidade, com elevada exigência de luminosidade no período de crescimento (da floração até a maturação).

 

A temperatura é outro fator climático importante, sendo a faixa de temperatura ótima para crescimento entre 15 e 30º C. Influencia não só a fotossíntese e a produtividade, mas também a duração do ciclo fenológico (dias entre floração e colheita).

 

Assim, regiões de temperatura média mais elevada permitem obter produções mais precoces, possibilitando até, caso seja possível controlar o fornecimento de água, mais de um ciclo por ano.

 

A videira necessita de um período de repouso (dormência) hibernal para desenvolvimento adequado das gemas, crescimento vegetativo vigoroso e boa frutificação. O repouso é induzido por condições de baixas temperaturas nas regiões de clima subtropical e temperado, e por déficit hídrico em regiões de clima tropical semi-árido.

 

As exigências hídricas da videira se situam entre 500 e 1200 mm, dependendo do clima e da duração do ciclo.

 

Deve-se evitar plantar em locais expostos a ventos fortes, ou caso não seja possível, fazer uso de quebra-ventos.

 

Espaçamento

A definição do espaçamento de plantio e da forma de condução das plantas deve considerar uma série de variáveis, dentre elas, a cultivar e sua aptidão, porta-enxerto utilizado, condições climáticas do local, intensidade de mecanização desejado e o sistema tecnológico adotado.

 

A condução pode ser feita em dois sistemas distintos:

  • Espaldeira: as plantas são conduzidas na vertical, em armações formadas por esteios (postes) com 2 ou 3 fios de arame, sendo mais utilizada para uvas para vinho e indústria. É o de menor custo e de maior facilidade de instalação. Possibilita maior arejamento, com menor incidência de doenças fúngicas. Por permitir maior insolação nos cachos, favorece o acúmulo de açúcares, resultando em maior qualidade para processamento. A produtividade, porém, é menor que na condução em latada.

 

  • Latada ou Pérgola:as plantas são conduzidas na horizontal, em malhas suspensas a 2 metros do chão. Permite maior desenvolvimento vegetativo e maior produção, porém é o de maior custo.

 

Podas

  • Poda seca: divide-se em poda de formação e poda de produção. A primeira visa orientar a formação da copa para sustentar futuras produções, aproveitando melhor o potencial de produção da planta. É executada desde o plantio da muda até que a planta tome o tamanho e o formato desejável. A segunda tem por objetivos manter o equilíbrio entre vigor da vegetação e a produção.

 

  • Poda verde: visa suprimir estruturas vegetativas como ramos laterais, folhas, gavinhas, ponteiros, e também estruturas produtivas como alguns cachos e bagas dos cachos. É composta pelas operações de desbrota, desfolha, eliminação de gavinhas e de ramos netos, desponte de ramos, desbaste de cachos, raleio de frutos no cacho e incisão anelar.

 

Como plantar uva

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta árvore é essencial para subsistência de muitos povos na região não só da Ás...
  • Como Plantar Avocado
    Como plantar Frutas
    Antes de tudo, saiba que o abacate é uma fruta completa. Isso porque faz bem qua...
  • Como Plantar Limão Galego
    Como Plantar Arvores
    Antes de tudo, responda a pergunta: como pode uma fruta ser tão azeda e delicios...
  • Como Plantar kiwi
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar kiwi passo a passo bem explicadoOrigemO kiwi se originou na Ch...
  • Como plantar castanha-do-pará
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar castanha-do-pará passo a passo bem explicadoFamosa igual ao Pa...
  • Como Plantar Pé de Caju-Cajueiro
    Como plantar Frutas
    O caju é o rei do norte e nordeste do Brasil. Seu sabor é autenticamente brasile...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *