Como plantar tamarindo

1.4k{icon} {views}

Aprenda como plantar tamarindo no passo a passo bem explicado

Ele tem formato de uma vagem e ao retirar a casca para ter acesso ao fruto, parece um amendoim; √≥timo para brincar de pegadinha com quem n√£o o conhece… Hoje voc√™ vai conhecer sobre o plantio do Tamarindo e outras informa√ß√Ķes sobre esse fruto que conforme dizem os bot√Ęnicos √© da fam√≠lia dos leguminosae,¬†ou seja, √© um legume… vai entender, n√©?!

Origem

Ele veio da √Āfrica do Sul mas seu cultivo tamb√©m pode ser feito na √Āsia, Am√©rica do Sul , Caribe e √ćndia. Aqui no Brasil, seus maiores consumidores s√£o a regi√£o norte e nordeste.¬† O tamarindeiro ou tamarineiro, √© uma √°rvore frut√≠fera que pode chegar at√© 25 m e pode ser usada para decora√ß√£o.

Suas folhas s√£o sens√≠veis e se fecham durante o inverno. Suas folhas s√£o amarelas e tamb√©m avermelhadas . Seu fruto √© agridoce e √°cido.¬† O tamarindo foi trazido para a Europa pelos √°rabes, que a chamavam de tamr al-hindi, que quer dizer, t√Ęmara da √≠ndia, que deu origem ao nome. Al√©m das frutas, suas flores tamb√©m s√£o comest√≠veis.

Solo

O Terreno para plantar o tamarindeiro deve ser profundo, areno-argiloso, bem drenado, e com ph entre 5,5 e 6,5 de acidez. Evite locais sujeitos a encharcamentos e pedrogosos. O clima ideal √© o tropical √ļmido e √°rido e exige boa intensidade de luz pois √© sens√≠vel ao frio. Agora voc√™ vai ver como plantar o tamarindo:

Plantio

Com sementes

Você pode fazer o plantio das sementes em balainhos ou sementeiras. Misture na terra: terriço (adubo com terra vegetal, humus e terra preta) e esterco bem curtido.  Faça uma cova de 2 a 3 cm e lance as sementes.  Quando alcançar 25 cm de altura. a plantinha já pode ser transplantada para seu solo definitivo.

Com mudas

Vamos primeiro preparar o terreno que ir√° receber as mudinhas:

Faça covas com 50 cm x 50 cm x 50 cm de profundidade e com espaçamento de 10m x 10 m (100 plantas por hectare), 12m x 12m (69 plantas por hectare) ou 10m x 8 m (125 plantas por hectares).

Na cova coloque o seguinte adubo: coloque no fundo da cova uma fina camada de calc√°rio dolom√≠tico e depois esterco de curral bem curtido + superfostato simples + cloreto de pot√°ssio, misture esses √ļltimos com a terra da cova mesmo. Fa√ßa esse preparo 30 dias antes de transplantar as mudas.

Em vasos ou horta

Vamos ver agora como plantar em vasos ou horta:

Pegue um recipiente, um balainho ou um vaso mesmo, que tenho furos no fundo para ser drenável evitando o encharcamento do vaso na hora da irrigação. Prepare a terra como está detalhado logo acima em como plantar sementes.

O plantio em sua horta deve ser feito no per√≠odo chuvoso ou em dias nublados, ap√≥s a 1a irriga√ß√£o, proteja as mudas, colocando em sua volta, palha e capim seco sem sementes e tamb√©m deixe um pouquinho do colo da muda acima da superf√≠cie do solo e sempre, sempre mantenha a terra √ļmida.

LINDO TAMARINDEIRO EM √ČPOCA DE FLORA√á√ÉO

Benefícios do tamarindo

  1. Para os m√ļsculos: auxilia no processo de desenvolvimento muscular e ajuda na repara√ß√£o dos mesmos.
  2. Sistema digestivo: estimula o suco g√°strico, auxiliando na digest√£o, em casos de intestino preso, e em doses moderadas, tamb√©m auxiliar no caso de diarreia cr√īnica.
  3. Perda de peso : por causar a sensação de saciedade, por sua grande quantidade de fibras, ajuda na perda de peso.
  4. Diabete : equilibra os n√≠veis de a√ß√ļcar no sangue por absorver os carboidratos.
  5. Ins√īnia: por conter magn√©sio, melhora a qualidade e dura√ß√£o do sono.
  6. Pelagra: o tamarindo tem vitamina B3, evita uma doen√ßa chamada pelagra. O que √© pelagra? √Č uma enfermidade que tem como sintoma principal diarreia, dem√™ncia, artrite e ins√īnia.
  7. Rins: ajuda na elimina√ß√£o de subst√Ęncias t√≥xicas do rim, devido ao pot√°ssio que tem na fruta.
  8. Cabelo e pele: estimula o corpo a produzir col√°geno, importante para pele e cabelos.
  9. Cora√ß√£o: diminui a press√£o alta e os n√≠veis de colesterol. √Č antioxidante e anti inflamat√≥rio.
  10. Anemia: tem muito ferro e devido a isso, é usado em casos de anemia, mas com moderação.
  11. Circulação sanguínea: atua na circulação sanguínea tornando melhor a oxigenação no sangue.
  12. Sistema imunol√≥gico: previne infec√ß√Ķes microsc√≥picas ou f√ļngicas por ser antioxidante.

Pragas (infelizmente amigas insepar√°veis das plantas)

Mosca da madeira

São moscas que depositam seus ovos na casca  do tamarindeiro. Quando se tornam larvas, formam galerias, devorando o caule até o lenho

Broca das sementes

√Č um besouro que perfura a casca do fruto, destr√≥i a polpa e ali p√Ķe os seus ovos que quando se tornam lagartas, destroem as sementes.

 Coleobroca

Besouro que, quando lagarta, se alimenta do tronco e ramos, abrindo galerias.

Colheita

E quanto tempo demora para colher ? A árvore começa a frutificar de 4 à 6 anos após  a sementeira.  Entre o início da floração e a maturação é cerca de 8 à 9 meses e depois a colheita.

Qualidades de tamarindo

Não tem variedades e tipos de tamarindo diferente da sua espécie in natura, mas, 03 novas espécies do fruto foram desenvolvidas em laboratório do México, são elas: Colima 204, Coetam 84 e Inifap 149 mas ainda estão em processos burocráticos para daí sim serem vendido comercialmente.

P√Č DE TAMARINDO CARREGADINHO, PRONTO PARA A COLHEITA

 

Cuidados com o consumo do tamarindo

O tamarindo é bom para controlar a pressão alta; isso é um alerta para quem tem pressão baixa, deve ser consumida com moderação para não causar problemas.

Se você está utilizando medicamento que diluem o sangue como por exemplo a aspirina, o tamarindo também faz esse mesmo processo, tornar o sangue mais fino; o que atrapalha na diminuição de sangramentos.

Tamarindo na culin√°ria

Com o tamarindo são feitos molhos que são produzidos em escala industrial que são muito usados na culinária asiática. Aqui no Brasil são utilizados em carnes suínas e bovinas, frutos do mar e também em churrascos. Incrementa sucos e sorvetes, doces e licores.

Na √ćndia, est√° em sopas com lentilhas, em iogurtes e chutneys. Na √Āfrica, √© principal protagonista do sarapatel. Na Mal√°sia, Tail√Ęndia e Indon√©sia, s√£o usados em caldo e peixe.

Bom demais esse tamarindo! Deixe seus coment√°rios sobre o que achou do post.

Tchau e até o próximo artigo!

 

5/5 (2 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta √°rvore √© essencial para subsist√™ncia de muitos povos na regi√£o n√£o s√≥ da √Ās...
  • Como Plantar Avocado
    Como plantar Frutas
    Antes de tudo, saiba que o abacate é uma fruta completa. Isso porque faz bem qua...
  • Como Plantar Lim√£o Galego
    Como Plantar Arvores
    Antes de tudo, responda a pergunta: como pode uma fruta ser t√£o azeda e delicios...
  • Como Plantar kiwi
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar kiwi passo a passo bem explicadoOrigemO kiwi se originou na Ch...
  • Como plantar Uva aprenda tudo (passo a passo)
    Como plantar Frutas
    Aprenda a Plantar uva passo a passo[ratings]Se você quer aprender a como plantar...
  • Como plantar castanha-do-par√°
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar castanha-do-par√° passo a passo bem explicadoFamosa igual ao Pa...

2 thoughts to “Como plantar tamarindo”

    1. Sim existe o tamarindo doce, ele vem do Vietnã, Além de ser mais doce não tem o sabor azedo, que é por causa da acidez.
      E sim da para ser feito Enxerto, mesmo procedimento desse normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *