Como Plantar Pupunha

Esta belezinha do norte e nordeste do pa√≠s √© plena em beleza e benef√≠cios para o consumo humano. A pupunha √© a diva das terras secas e tropicais trazendo a do√ßura dos seus frutos e paladar √ļnico no palmito de sua palmeira.

Neste artigo, você vai aprender como plantar pupunha no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta , em jardim, em copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.

Também vamos te ensinar como fazer mudas de pupunha com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água. Com nossa dicas, você vai se tornar um especialista em pupunha!

Origem

Esta palmeira √© nativa aqui do Brasil e esta presente certamente em abund√Ęncia nos estado do Par√°, Rond√īnia, Acre como tamb√©m no Amazonas e Mato Grosso. Ela primeiramente foi cultivada pelos √≠ndios de tempos pr√©-colombianos e acredita-se que foi no sudeste da Amaz√īnia.

Características

A princ√≠pio, a pupunha ou Bactris gasipaes Kunth, pertence da fam√≠lia Arecaceae e pode com toda a certeza atingir at√© surpreendentemente 25 metros de altura. Tem de 10 a 25 cm de di√Ęmetro e forma touceiras com at√© 15 perfilhos com espinhos.

Os frutos como tamb√©m o palmito da palmeira pupunha, tem varia√ß√Ķes na cor da sua casca, no teor do √≥leo bem como no tamanho. Al√©m disso, seus frutos podem n√£o ter sementes. Primeiramente seus frutos v√£o da colora√ß√£o vermelho intenso ao alaranjado e amarelo ao rajado e verde-amarelo.

Plantio da pupunha

Para saber como preparar a terra para plantar a pupunha e garantir uma próspera produção, dependendo do solo, deve ter uma manutenção adequada antes do plantio:

Solos muito arenosos

Quando o terreno estiver muito arenoso como tamb√©m pobre em mat√©ria org√Ęnica, √© necess√°rio o uso de adubos verdes em uma ou duas safras bem antes do plantio da pupunha.

Solos pesados

Já em solos argilosos, compactos ou pesados, e preciso uma intensa e profunda aração, subsolagem o gradagem, ao propósito de garantir um bom enraizamento e posteriormente o desenvolvimento saudável das palmeiras.

Ainda nos solos argilosos, não é indicado o plantio da pupunha em covas. Isso porque o endurecimento das paredes vai dificultar seu desenvolvimento radicular, o que aumenta o risco de encharcamento, principalmente dentro da respectiva cova. Por certo, deve ser feito sulcos logo apos aragem, gradagem o subsolagem do terreno.

Nas áreas onde há falta de água ou ventos intensos, podem ser usados sombreamentos temporários como por exemplo, sombreamento com adubo verde de porte ereto ou até mesmo milho.

Solos de textura leve e média

Nestes solos que certamente são mais arenosos, é possível fazer o plantio com covas de 30x 30 x 30 cm, isso para solos mais férteis, a 40 x 40 x 40 x, em solos mais pobre.

Em terrenos com declives, o cultivo tem que ser feito em nível para posteriormente minimizar efeitos erosivos do solo, principalmente nos primeiros anos logo após o plantio da pupunha.  Já em terrenos planos, as linhas de cultivo devem ter a marcação apontando para sentido leste, a fim de que a plantação receba mais exposição ao sol.

Apesar de adapta√ß√£o ser f√°cil em diversos tipos de solo, a pupunha com toda a certeza prefere climas de quente √† √ļmido e a temperatura ideal para a pupunha viver √© de 22 C. Tamb√©m se desenvolve muito bem em locais com bastante chuva ao longo do ano. O terreno precisa ser bem drenado com o pH de 7,0.

Cultivo da pupunha

O processo de plantio da palmeira de pupunha é simples e dela pode ser aproveitada os furtos e seu delicioso palmito. Confira logo abaixo maneiras de cultivar a pupunha:

Germinação

A princípio, para a pupunha ter uma germinação quase que garantida, a dica está em germinar seu caroço:

  • Pegue um tubete de aproximadamente 290 ml e encha com substrato de terra simples e esterco bem curtido em 80% de sua quantidade como tamb√©m 20% de serragem. Aqui, a germina√ß√£o vai ocorrer no prazo de 90 a 120 dias para brotar
  • A muda j√° germinada deve permanecer nesse tubo por 1 ano para sua raiz se desenvolver plenamente.
  • Depois desse per√≠odo j√° √© poss√≠vel transplantar para o solo definitivo.
  • Tamb√©m √© preciso observar a que temperatura est√£o expostas o broto de pupunha. Isso porque em temperaturas abaixo de 15 C, os caro√ßos ou sementes n√£o se desenvolvem.

Mudas de pupunha

  • Antes de qualquer coisa, pegue um vaso grande com furos no fundo para drenagem
  • Logo depois, coloque uma camada de pedra brita, e outra de areia
  • Enterre o caro√ßo da pupunha, cubra com a areia e logo em seguida, encha de serragem
  • A germina√ß√£o ocorrera dentro de 2 meses.

Garrafa pet

√Č poss√≠vel fazer o cultivo da pupunha em garrafa pet, lembrando que em breve, dali 2 meses, deve ser replantada em outro local mais apropriado:

  • Separe uma garrafa pet de 3 a 5 litros, corte ao meio e fa√ßa furos no fundo para drenagem
  • Em seguida, coloque uma camada de pedra brita e uma camada de terra
  • Logo depois, coloque o caro√ßo ou muda se j√° tiver sido germinada apropriadamente
  • Cubra com boa camada de serragem e molhe em seguida somente para umedecer o substrato

Em horta, terr√°rio e jardim

  • Primeiramente, separe as mudas que anteriormente voc√™ deixou germinando
  • Prepare o solo antes do plantio fazendo uma boa aragem
  • Logo em seguida, fa√ßa uma pequena cova somente para acomodar a muda
  • Cubra com terra e irrigue a ponto de somente umedecer a terra
  • O espa√ßamento entre plantas deve ser de 6 em 6 metros entre plantas em formato triangular
  • √Č necess√°rio fazer aduba√ß√£o nos 2 primeiros anos de vida da pupunha contendo 100 grama de cloreto de pot√°ssio em 2 por√ß√Ķes como tamb√©m 100 gramas de sulfato de am√īnio.

Replantio

Como replantar, transplantar e mudar de lugar sua pupunha, é bem simples:

  • Basta virar o vaso de lado ou para baixo com apoio das m√£os e bater no fundo do recipiente
  • Quando o torr√£o sair inteiro, basta replantar, sem a necessidade de tirar o excesso de substrato

Irrigação e poda

Veja agora os cuidados de como regar e como podar seu palmito de pupunha:

  • A pupunha precisa que haja o desbaste para que produza bem. √Č feito o corte das plantas deixando somente de 3 a 4 plantas adultas por touceira. Este desbaste deve ser feito pelo menos 1 x ao ano.

A pupunha não suporta solos encharcados, por isso, durante a irrigação, é importante dosar a quantidade de água de tal forma que somente umedeça o solo. Verifique também se o solo não está encharcando logo após chuvas na sua região.

Floração

Primeiramente, precisamos considerar a import√Ęncia das flores pois como fazer dar frutos sem elas, salvo, algumas esp√©cies que n√£o se utilizam desse m√©todo para sua propaga√ß√£o.

Por isso é preciso saber como fazer florir e como fazer a polinização para entender o processo de desenvolvimento da pupunha para obter bons resultado. A pupunha depende dos insetos para fazer a sua polinização. A época do ano que floresce a pupunha é entre os meses de agosto e outubro.

√Čpoca dos frutos

J√° a √©poca de dar frutos √© entre dezembro e mar√ßo, salvo as raras vezes que a colheita acontece em abril. √Č aproximadamente de 5 a 10 cachos ao ano. Surpreendentemente, no per√≠odo de chuvas, chega a produzir 25 cachos por ano.

Cada cacho da pupunha chega a pesar 400 frutos por cada cacho individual. A palmeira de pupunha pode produzir de 10 a 120 quilos da fruta.

Influência lunar

Aproveite a influência que a lua exerce sobre o crescimento das plantas. Para a germinação, quanto o crescimento e desenvolvimento da pupunha dar certo, a melhor lua para plantar é a lua cheia.

Arranjo

Que tal fazer uma arranjo, usando frutos como também palmito de pupunha para deixar sua mesa de jantar especial? Confira agora, como fazer arranjo de pupunha:

  • Primeiramente √© necess√°rio que voc√™ tenha um recipiente, de prefer√™ncia de cer√Ęmica ou porcelana na cor branca, para destacar o arranjo
  • O recipiente pode ser quadrado ou redondo, fica a seu crit√©rio
  • Pegue uma espuma pr√≥pria para arranjo, molde conforme o interior do vaso e coloque dentro do mesmo
  • Em seguida, espete os frutos da pupunha em espetos de churrascos e dois ou tr√™s coloque em cima da espuma para enfeitar.
  • complete a decora√ß√£o, colocando palmitos de pupunha cortados e distribu√≠dos aleatoriamente entre a espuma e os cachos de pupunha. Se tiver algumas folhas artificiais ou naturais, coloque para dar um destaque ao arranjo.

Benefícios da pupunha

A pupunha √© riqu√≠ssima em nutrientes e tem como por exemplo, gorduras saturadas saud√°veis, gorduras poli e mono insaturadas, s√≥dio, pot√°ssio, carboidratos, fibras diet√©ticas, a√ß√ļcar, c√°lcio, ferro como tamb√©m vitaminas A e C.

Seu fruto é utilizado na culinária em bolos, sorvetes, pães, vinhos, doces como também em azeite usado similarmente como azeite de oliva e consumido geralmente com farinha. O fruto da pupunha também é utilizado como ração animal.

Já seu palmito é usado em diversas saladas e consumido em conserva.  O fruto da pupunha é cozido em água e sal para posteriormente ser consumido.

  • O palmito da pupunha fortalece o sistema imunol√≥gico
  • Cont√©m subst√Ęncias antioxidantes que previnem diversas doen√ßas degenerativas
  • Os antioxidantes presentes na pupunha combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce
  • Por ser rico em fibras, certamente proporciona sa√ļde para o sistema digestivo, evitando a constipa√ß√£o e ademais problemas estomacais
  • Tem vitamina A que promove sa√ļde para os olhos, prevenindo a catarata e doen√ßa degenerativa macular em idosos
  • Semelhantemente a vitamina A traz benef√≠cios para os ossos evitando a osteoporose

Pragas na pupunha

Agora você vai conhecer os tipos de praga que atacam os frutos e o palmito da pupunha. E além disso, vai saber como acabar com as pragas que infestam essa palmeira:

Praga de cachorro ou arapu√°

Esta praga destr√≥i os bot√Ķes e posteriormente, as flores da pupunha o que consequentemente, reduz a produ√ß√£o da palmeira. para acabar com essa praga deve ser feito o desmanche e retirada dos ninhos desse inseto.

Lagarta verde

Esta lagarta vive embaixo da terra e sai normalmente à noite para se alimentar do fruto da palmeira. A melhor forma de eliminar essa praga é a aplicação de inseticida fosforados com 1 grama de concentração para um litro de água.

Mancha das folhas

Esta praga é chamada também de antracnose, causada por um fungo. Ela causa manchas nas folhas que conforme o tempo, vai aumentando até causar o desfolhamento da palmeira.

Podrid√£o negra dos frutos

Este praga age semelhantemente a da mancha das folhas, a diferença é que deixa manchas pretas nas folhas da pupunha.

Tanto para a mancha das folhas como para a podridão negra dos frutos, é necessário pulverizar produtos a base de cobre já nas mudas. Essa pulverização deve ser feita desde o período de muda até o tempo da frutificação da pupunha.

Compra das sementes ou muda

Tem onde comprar mudas ou sementes de pupunha pela internet ou loja física. Se acaso na região onde você mora, o cultivo dessa palmeira não é comum, a dica é buscar viveiros e cultivadores que vendam pela internet.

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta √°rvore √© essencial para subsist√™ncia de muitos povos na regi√£o n√£o s√≥ da √Ās...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Avocado
    Como plantar Frutas
    Antes de tudo, saiba que o abacate é uma fruta completa. Isso porque faz bem qua...
  • Como Plantar Lim√£o Galego
    Como Plantar Arvores
    Antes de tudo, responda a pergunta: como pode uma fruta ser t√£o azeda e delicios...
  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro n√£o √© o famoso papagaio! √Č uma planta cheirosa que...
  • Como Plantar kiwi
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar kiwi passo a passo bem explicadoOrigemO kiwi se originou na Ch...

2 thoughts to “Como Plantar Pupunha”

  1. Boa tarde.
    Comprei três mudas de pupunhas, já há mais ou menos 4 anos, elas estão com quase uns 4 metros de alturas, e ainda nada de frutos. essas situação é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *