Como plantar pera

Aqui você vai ver o passo a passo detalhado de como plantar pera

“… Pera aí, pera aí, pera aí, tá pensando o quê, tá pensando o quê…”  Tirando “o acento” na verbalização desse refrão da música da Ivete Sangalo, fica uma ótima propaganda para vender pera, você não acha? Brincadeiras à parte, hoje vamos te mostrar como plantar pera e outras dicas sobre essa fruta que derrete na boca!

Origem

A pera é uma fruta que gosta de clima temperado e se daria bem aqui mas, a falta de um estudo sério e aprofundado sobre o plantio da pera tem causado baixa qualidade e produtividade para os agricultores que se arriscam a trabalhar com essa fruta no Brasil.

A falta de informação sobre  porta-enxertos, o controle inadequado das pragas e a falta de financiamento para a plantação da pera , a falta de mudas de boa qualidade, a falta de qualificação para cultivo da pera  e a competição com outras frutas é o motivo de 90% das peras serem importadas.

Para venda comercial existem duas qualidades de pera: as europeias (são as mais consumidas no Brasil) que tem formato piriforme quando maduras, são bem amanteigadas (hummm!) e as asiáticas, divididas em japonesas – os frutos são arredondados e as chinesas – são piriformes e seus frutos são menos doces e suculentos se comparados aos das peras japonesas.

Aqui no Brasil a produção da pera europeia é feita no Rio Grande do Sul e Santa Catarina; já no Paraná, Santa Catarina e São Paulo, são produzidas as chinesas.  E no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais são cultivadas as peras japonesas.

O que é porta-enxerto?

A enxertia é uma maneira de fazer a criação de mudas de pera ; é bastante utilizada em fruteiras e também plantas para ornamentos. Normalmente é extraído de pontas de galhos e implantado na base de uma segunda planta (chamada de cavalo), normalmente de outra espécie.

Essa enxertia pode ser o processo ideal para plantio de mudas de difícil reprodução.

Clima e solo para plantio

O clima para plantio deve ser em clima temperado ( pois depende do inverno para a hibernação e dos dias claros para a frutificação), com umidade equilibrada, sem geadas e ventos fortes.  O terreno ideal para a pereira deve ser areno-argiloso, bem drenado, profundo e com mínima inclinação.

Para preparação do solo, 03 meses antes do plantio, incorpore junto à terra 50% de calcário; após fazer aragem no terreno, aplique o calcário restante.

Adubo

40 dias antes do plantio faça um adubo orgânico com  esterco de curral ou esterco de galinha, calcário dolomítico, fósforo, potássio e bórax; você já pode deixar feita e adubada a cova; cada uma deve ser 60 x 60 cm. O espaçamento entre plantas deve ser de 4 x 2 m e nas maiores plantações de 7 x 5 m.

TRÊS IRMÃS LINDAS

Plantio

Com sementes

Vou te apresentar fatos, e não boatos (oooh) sobre o porquê dos agricultores profissionais ou não, preferirem cultivar sua plantação de pereira à partir de mudas e não de sementes:

  • Sua pereira não irá produzir frutos nos primeiros 7, 10 anos de idade. Algumas não darão frutos nunca!
  • As pereiras cultivadas à partir de sementes são mais suscetíveis a doença do que as cultivadas por enxertia.
  • Por mais que você plante de uma qualidade,  corre o risco dela produzir até com 03 tipos diferentes de fruto.

 Mas se a sua maior alegria é ver a pereira crescer e não se importar se vai dar fruto ou não, aí vamos nós:

Dica: plante em dias nublados ou com chuva é ótimo.

  • Colete de 05 à 10 peras maduras de 02 ou 3 qualidades diferentes
  • Utilize umas 30 sementes pois de 05 sementes, apenas 01 geminará
  • Seque as sementes e as embrulhe com cuidado em toalhas de papel molhadas
  • Coloque dentro de um saco plástico, feche e deixe num local escuro e quente ou em uma incubadora
  • Quando sair um pequeno broto, você já pode transplantar para o terreno definitivo

Como plantar em vaso, horta ou em grandes plantações

Como plantar pera em vaso ou horta ou plantações maiores? Segue a mesma regra de plantio com sementes. Sempre mantenha a saúde de sua plantação mantendo constantemente limpo, livre de ervas daninhas, usando herbicidas e capinamento.

Poda

A primeira poda da pereira deve ser feita quando ela alcançar de 80 à 100 cm do solo – para forçar que as gemas laterais brotem.  Poda das pereiras adultas é realizada encurtando o tronco para obter novos ramos pelas laterais e tirando os ramos principais.

Ela não suporta muitas podas, se for demais, ela demora para frutificar e sua vida útil fica encurtada. Retire os frutos doentes, fracos e mal formados. No terceiro ano que ela começa a produzir bem.

Tipos de pera

 

Pera Williams

É dura e levemente ácida; mais indicada para cozinhar pois não desmancha facilmente.

Pera portuguesa

Tem casca amarela, polpa macia e muito suculenta.

Pera d água

Possui uma polpa delicada e pode ser consumida in natura ou em saladas.

Pera d jou

É verde, arredondada e pequena, com pouco caldo; ótima para acompanhar queijos.

Pera Percolini

É pequena e oval; utilizada para fazer doces.

Pera red

A casca é vermelha (igual a da foto acima) e muito suculenta. você pode consumir in natura.

 

AMARELINHA, MACIA E SUCULENTA

Pragas da pera

Os agentes dessas pragas depositam seus ovos em pontos diferentes da árvore ou fruta causando manchas, buracos na fruta, queda dos frutos e danos à folha que vão de amarelamento à desfoliação. As pragas são:

Oídio

Ele ataca as flores, folhas e frutos causando distorção, descoloração, descoloração e diminuição da fruta. A arvoré infectada fica fraca e vulnerável a outros ataques.

Fogo bacteriano

É uma doença causada pela bactéria Erwinia amylovora. Se espalha em plantações em clima quente e úmido. Afeta os brotos novos de forma que pareçam queimados e essa praga só pode ser combatida quando a árvore está em estado de dormência.

Espinheiro

É voraz e faz contaminação em massa. Consome flores, e no fim da comilança, resta apenas galhos nus roídos.

 

Bom, chegamos ao fim de mais um artigo que te informou tudo e mais um pouco sobre as peras.

Gostou? Tem sugestões? Deixe aqui nos comentários.

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *