Como plantar mirtilo

Aprenda a plantar mirtilo passo a passo bem explicado

Mirtilo, a fruta dos smurfs. Claro que não é bem isso pessoal: fiz alusão a cor do fruto que  é “azul” com os smurfs… quem se lembra de um aplicativo que existia no MSN (parecido com whatsapp, mas no computador) que era uma fazenda virtual?

Pois bem, lá você cuidava da lavoura, plantava e colhia como se fosse o agricultor e lembrei que um dos frutos era o tal do mirtilo. Então, hoje, em homenagem à esse fruto, vamos descobrir como plantar mirtilo, sua origem e outras curiosidades.

Origem e características do mirtilo

O plantio do mirtilo é feito na Europa, Américas e Ásia e também no Alaska. Não se sabe ao certo sua origem. Ele tem coloração variando entre azul, marrom e preto com roxo. Suas flores são branco-cinza.

Os mirtilos(Blueberry em inglês) que são mais cultivados, geralmente são doces, mas também existe mirtilo selvagem e seu sabor é ácido e amargo.  Eles são da família Ericaceae e também é chamado de uva-do-monte ou arando.

Se desenvolve em lugares frios mas também é cultivado aqui no Brasil através de plantas hemafroditas adaptáveis aos climas daqui. Mas obviamente ela prospera melhor no sul, onde as regiões tem o clima mais frio. O Mirtilo pode chegar até 3 metros de altura; é uma planta arbustiva.

Clima e solo ideal

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, com ph de acidez entre 4,8 e 5,2 e com abundância de água. O terreno deve ser em local ensolarado, principalmente quando estão brotando.

MIRTILOS: NÃO PARECEM CACHOS DE UVA ?

Como plantar

Com sementes

Aqui no Brasil para uma boa plantação de mirtilo, a melhor qualidade para o plantio é o Vacinium ashei, adaptável a climas mais frios:

  • Compre as sementes em lojas de jardinagem especializadas, tenha o cuidado de saber se já foram estratificadas (armazenadas em geladeira) se não foram, faça isso antes de plantar e compre também musgo de turfa
  • Escolha um recipiente e encha com musgo de turfa; irrigue bem, certificando-se de que está bem molhado
  • Jogue as sementes em cima do musgo e coloque mais uma camada fina sob as sementes
  • Cubra com jornal e deixe em um local bem quente, demora 1 mês para geminarem
  • Após a geminação, tire o jornal e deixe elas no sol.
  • Quando já estiverem bem fortalecidas, pode transplantar para o solo definitivo

Em vasos ou horta

Confira como plantar em vasos ou horta o mirtilo:

  • Separe um vaso com 50 cm de altura e com furos no fundo para ter uma boa drenagem
  • Adube a terra com casca de várias qualidades, agulha de pinheiro, folhas de carvalho e carvão
  • Transplante as mudas de mirtilo que você já havia preparado com a geminação de sementes

Em horta

Faça um canteiro elevado com tábuas de cedro pois ele não apodrece com o tempo. Deve ter aproximadamente de 1 à 2 m de largura por 20 à 30 cm de altura.

Compre musgo de turfa, que é ótimo para drenagem e mistura com um pouco de terra. Faça um covamento de 75 cm x 35 cm e espaçamento entre plantas de 4,5 m.  Acrescente essa mistura na cova. E no final, coloque ao redor da planta uma camada de palha servindo como um termômetro de temperatura.

Plantio por estaquia

Escolha um recipiente com altura entre 10 e 15 cm. Escolha um substrato leve, composto com húmus e areia, que deverá ser apertado para firmar as estacas. Escolha uma planta obviamente saudável mas também adulta. Corte estacas com 15 cm. Pode também cortar lateralmente um ramo novo, para dar forma a planta original.

Retire todas as folhas da estaca  em cerca de 1/3 do caule, deixando nua a parte inferior. corte as pontas das folhas grandes; retire também toda as flores e botões se houverem. Coloque as mudas e aperte a terra em volta. Regue a terra, deixando somente úmida, deixe com luz mas não diretamente no sol.

Polinização

Suas flores são masculinas e femininas, mas nem, todas se autopolinizam. Para ter uma polinização garantida, plante espécies diferentes de planta à uma distância de 30 m. Assim as abelhas acabaram por fazer uma polinização cruzada.

Mirtilos híbridos plantados no Brasil

São eles: Aliceblue, Bluebelle, Powderblue, Woodard, Bluecrop, Coville, Darrow e Neal.

E quanto tempo demora para colher os frutos?

Começa a produzir à partir de 3 anos de idade.

PLANTAÇÃO DE MIRTILO PRODUZINDO À TODO VAPOR

Variedade de mirtilos

Esses são os tipos de mirtilos cultivados:

Duke

Com maturação precoce, seus frutos são grandes e com sabor suave

Spartan

Maturação semi-precoce, frutos grandes e saborosos

 Bluejay

Maturação rápida; seu consumo é industrializado, não in natura

Bluecrop

Os mais cultivados no mundo todo. Seu fruto é médio e pode ser consumido in natura.

 Draper

É recente no mercado mas é uma das mais apreciadas. Com colheita de meia estação, a qual é rápida e fácil. Sua fruta é grande de ótima qualidade e tem conservação ótima.

Chandler

São os mirtilos de maior tamanho comparado à todas as variedades. A maturação é média e tardia. É consumida in natura.

Legacy

Tem frutificação tardia, pode ser consumido in natura ou em caráter industrial. Sua produção é lenta, o fruto é de tamanho médio e seu sabor é muito apreciado.

Elliott

Também com frutificação tardia com ótimo grau de conservação in natura após colheita. Seus frutos são médios. Para seu crescimento vigoroso é necessário haver podas.

Pragas do mirtilo

 

Drosófila

É uma mosquinha amarela que perfura o fruto e deposita seus ovos, as larvas posteriormente comem  mirtilo

Podridão radicular

São fungos que deixam as folhas amareladas e avermelhas, causando necrose e desfolhamento

Ferrugem

Também é um fungo que deixa as folhas amareladas no início e depois se tornam marrons-amareladas e na parte inferior da folhas fica amarelo-laranjadas, elas impedem a fotossíntese da planta e posterior desfolhamento

Benefícios do mirtilo

O que é que o mirtilo tem de de bom para nossa saúde?

  • Combate os sinais do envelhecimento
  • Previne e elimina acne
  • Tem fibras, excelente para quem quer perder peso
  • Facilita o crescimento saudável do cabelo
  • Combate o colesterol ruim
  • Melhora a visão
  • Diminui o risco de câncer

Terminamos. Gostou de conhecer o mirtilo?  Ah… você jogava o aplicativo da fazenda?

Deixe nos comentários.

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *