Como Plantar Avocado

Antes de tudo, saiba que o abacate √© uma fruta completa. Isso porque faz bem quando consumida como alimento ou uso t√≥pico para sa√ļde de pele e cabelos. Mas o abacate que vamos conhecer hoje √© um pouco diferenciado. Trata-se do abacate avocado, que tem um nome bem invocado, n√£o acha?!

Bateu a curiosidade? Imagine que delícia ter uma deliciosa fruta dessa, nascendo em seu quintal? Tome uma atitude já! E venha conferir como preparar a terra para plantar o avocado na sua residência sem dificuldade nenhuma!

Origem

Em primeiro lugar, saiba que o avocado ou abacate avocado variedade Hass, √© nativo da Calif√≥rnia mas foi trazido para o nosso pa√≠s pelo ent√£o engenheiro agr√īnomo Paulo Roberto Leite de Carvalho no ano de 1975.

Características

O avocado ou Persia Grat√≠ssima Gaert √© um abacate com a casca na colora√ß√£o marrom escura que em sua matura√ß√£o, chega a ficar quase negra. √Č de textura rugosa por√©m, n√£o √© √°spera. Existem mais de 30 tipos, esp√©cies de avocado em todo o mundo mas o fruto geralmente √© usado mais em sucos ou sorvetes.

Além disso, sua polpa do fruto varia de verde a amarelo claro. Por possuir menos água que os ademais abacates convencionais, sua polpa é mais firme e densa, o sabor é suave e tem semelhança a cremes amanteigados.

O Seu formato √© ovalado. Uma curiosidade sobre o abacate avocado √© que ele √© plantado em vaso de 80 a 120 litros e inclusive est√° em jardins, pra√ßas p√ļblicas e cal√ßadas. Isso porque seu sistema de ra√≠zes n√£o √© agressivo.

Plantio do avocado

A temperatura ideal para o avocado viver √© em ambiente tropical a subtropica,l entre 18¬ļC a 25¬ļ C. O pH do solo deve ser entre 5 e 6, rico em mat√©ria org√Ęnica, bem adubado, drenado, arejado como tamb√©m profundo.

Como

Plantio com sementes para fazer mudas

O avocado, um abacate pequeno se comparado aos convencionais, pode ser plantado com sementes. Tem como fazer mudas de avocado com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, √°gua? √Č isso que voc√™ vai conferir logo abaixo al√©m de aprender como cultivar, como cuidar, como semear avocado:

Plantio de mudas com caroço (semente)

  • A princ√≠pio, corte o abacate avocado e retire seu caro√ßo
  • Em seguida pegue um copo descart√°vel at√© faltar 2 dedos para encher at√© a borda
  • Logo depois, espete no caro√ßo, um palito de dente de cada lado de forma que ele fique suspenso sob o copo, por√©m com a √°gua molhado a parte inferior do caro√ßo ou semente. Ali√°s, troque a √°gua do copinho a cada 3 ou 4 dias
  • Dentro de 20 dias seu avocado vai germinar e brotar¬†
  • Logo ap√≥s esse per√≠odo, pegue um recipiente de pl√°stico ou um vaso pequeno com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Agora coloque um peda√ßo de bedim ou qualquer tecido geot√™xtil e em seguida uma camada de cascalhos, pedriscos ou argila expandida
  • Na sequ√™ncia adicione substrato composto por terra simples,h√ļmus de minhoca, esterco de curral de de galinha, p√≥ de ossos e torta de mamona
  • Coloque at√© um pouco acima da metade e acomode sua muda que j√° estar√° com ra√≠zes.
  • Adicione mais substrato at√© cobrir completamente as ra√≠zes.
  • Regue todos os dias, deixando exposto diretamente ao sol

Plantando em vasos com caroço (semente)

  • Primeiramente, retire o caro√ßo de dentro do fruto e remova a casca que envolve a semente
  • Pegue o caro√ßo do avocado e coloque de molho em um copo de √°gua at√© ele “rachar”. Isso funciona como a germina√ß√£o da fruta
  • Em seguida, pegue uma caixa de leite, vaso pequeno ou outro recipiente e coloque terra vegetal que seria uma mistura de terra simples com esterco de gado ou galinha bem curtido at√© a borda do recipiente. Neste m√©todo, n√£o precisa fazer furos no fundo do recipiente
  • Logo depois, enterre o caro√ßo ou melhor, a semente na posi√ß√£o vertical, com a parte rachada para baixo e deixando uma ponta para fora.
  • Molhe a ponto de deixar o substrato bem √ļmido
  • Em 2 meses j√° estar√£o prontas para serem transplantadas ao solo definitivo

Plantando em vasos por enxertia no método garfagem ou terrário

  • Separe uma muda, plantada em vaso e fa√ßa a decepagem da parte a√©rea e ademais folhas. Ela vai servir como porta-enxerto
  • Com um estilete, canivete ou faca esterilizada, fa√ßa um pequeno corte no meio do caule, come√ßando pela ponta
  • Em seguida, pegue a ponta do galho que pretende enxertar e fa√ßa uma cunha na parte inferior desse galho: basta descascar a pele do caule nas laterais, bem na extremidade do galho, formando uma ponta
  • Logo depois, encaixe o galho no corte feito anteriormente no porta enxerto
  • Lembre-se que tanto o porta-enxerto como o galho devem ter o mesmo di√Ęmetro
  • Na sequ√™ncia, cubra a regi√£o do enxerto com um fitilho de pl√°stico fazendo um amarre no final ou passando um el√°stico
  • Agora coloque uma sacolinha de pl√°stico ou garrafa pet cortada para cobrir o corte como se fosse uma estufa
  • Deixe o vaso na sombra e entre 40 e 50 dias fa√ßa a retirada do fitilho pois j√° ter√° dado nascido o broto

Plantando em vaso para florescer em 30 dias

  • Antes de qualquer coisa, pegue o galho de um avocado adulto que j√° esteja florindo, se necess√°rio fa√ßa a decepagem das flores no galho, se houverem. Na outra extremidade, corte bem rente a axila que une ao caule
  • Em seguida, fa√ßa o processo de garfagem que consiste em fazer um corte no meio do caule do porta-enxerto, iniciando pela ponta
  • Recorte as laterais da extremidade do galho formando uma ponta
  • Encaixe a estaquia no porta enxerto e prenda com um fitilho de pl√°stico, durex ou fita crepe
  • Agora coloque uma sacolinha, a fim de fazer uma mini estufa, de cima para baixo e amarre a extremidade
  • Em aproximadamente 1 m√™s, as flores j√° estar√£o nascendo

A princípio, tem como plantar em apartamento, garrafa pet, vasos de cimento o seu pé de avocado. Basta somente deixar a planta no sol, cuidar da irrigação, poda e se necessário, adubar.

Plantando em horta ou jardim e replantio

Confira aqui como replantar, transplantar, mudar de lugar seu avocado com segurança. Esse método também serve para plantar sua muda em terreno definitivo

  • Saiba que quando sua muda atingir cerca de 50 cm ou mais, j√° pode ser transplantada
  • Primeiramente, fa√ßa uma cova de 40x cm 40x cm 40x cm no solo
  • Em seguida fa√ßa um substrato de h√ļmus de minhoca, misturado com calc√°rio e esterco bem curtido
  • Agora jogue uma por√ß√£o desse substrato dentro da cova
  • Retire o torr√£o do avocado onde anteriormente estava plantado e acomode na cova
  • Complete com o restante do substrato.
  • Irrigue para molhar bem a terra

Floração

Qual época do ano que floresce o avocado? A princípio, a floração do abacate avocado dura várias semanas assim como ademais variedades. Acontece geralmente entre fevereiro a maio, dependendo do clima. Apesar de sua flores serem do gênero hermafrodita, o processo acontece da seguinte forma:

  • Em cada p√© de abacate avocado primeira nasce as flores femininas que tem estigma receptivo e anteras fechadas e consequentemente se fecham. Na sua segunda abertura, s√£o masculinas, tudo feito em sincronia e com esse tipo de a√ß√£o.
  • √Č imposs√≠vel essa flor ter a autopoliniza√ß√£o j√° que elas se sincronizam entre flores femininas e masculinas. O que n√£o favorece a poliniza√ß√£o conforme ademais esp√©cies de flores.

Colheita

O avocado está pronta para colheita de 1 a 2 anos logo após a germinação se plantada por estaquia ou alporquia. Já em sementes, ele vai demorar 8 anos para produzir frutos. A época do ano que dá frutos o avocado, é de fevereiro a outubro.

Irrigação

A irrigação deve ser intensa nos primeiro anos da planta, porém, não molhar a ponto de encharcar, o que pode causar doenças no abacateiro.

Poda

Tem como podar seu abacateiro de avocado para produzir mais flores e consequentemente, mais frutos. Basta podar antes do florescimento, cortando a parte aérea da árvore, ou seja a ponta do caule.

Isso vai fazer com que a parte inferior seja estimulada a dar flores e depois frutos e chegar somente a 2 metros de altura. Também aproveite para cortar as folhas que estejam amareladas ou machucadas.

Lua

A lua tem forte influência tanto na germinação da semente como no desenvolvimento da planta até chegar na fase adulta. E a melhor lua para plantar o avocado seria a lua cheia.

Arranjo

Tem como fazer arranjo de abacate avocado, cortando a fruta ao meio, retirando o caroço e colocar um cacho de uvas e pêssegos ao redor. E também colocar morangos espetados em palitos de dente e colocados na polpa da fruta aberta. Este enfeite fica bonito para sua mesa de jantar ou da cozinha mesmo.

Benefícios do avocado

Primeiramente, o avocado √© uma fruta nutritiva e muito funcional. Tem subst√Ęncias que proporcionam sa√ļde para a pele, olhos, previnem v√°rias infec√ß√Ķes e surpreendentemente, ajudam no problema de impot√™ncia sexual.

Além disso, também tem 2 minerais importantes chamado potássio que combate cãibras e o fósforo que fortalecer ossos e dentes. O fruto possui as vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina C como também a vitamina E. Aliás, a fruta contém mais potássio que a banana.

A gordura insaturada presente no avocado tem ativos chamados fitoesterois que conseguem certamente absorver a s√≠ntese do colesterol. O avocado possui fibras que auxiliam na preven√ß√£o bem como o combate do c√Ęncer de c√≥lon.

Al√©m disso, melhora o sistema funcional do intestino e traz a sensa√ß√£o de saciedade quando ent√£o consumido, o que ajuda na perda de peso.¬†Esta gordura conhecida como √īmega 9, tamb√©m diminui consideravelmente diversas inflama√ß√Ķes em nosso organismo.

Pragas no abacate avocado

Não é só os seres humanos que amam frutas tanto que os que primeiro provam para saber se o avocado está no ponto de consumo, são infelizmente, diversos tipos de pragas. Conheça aqui, quais são as pragas com suas respectivas doenças e como acabar com as pragas:

Gomose

A gomose ou podrid√£o-do-colo √© provocada pelo fungo Phytophthora nicotianae. Essa doen√ßa forma cancros no colo da planta promovendo a exuda√ß√£o de uma especie de goma. Os primeiros sintomas s√£o manchas de cor parda com aspecto √ļmido, o que posteriormente evolui para o apodrecimento da casca da fruta.

O cancro, por onde sai a exuda√ß√£o da goma, forma um calo como se fosse uma estrutura de defesa. As les√Ķes aumentam, ficando anelado ao tronco e atinge tamb√©m os feixes vasculares causando reflexos na copa do abacateiro evocado. Essas les√Ķes ent√£o ficam murchas, clor√≥tidas, amareladas e tamb√©m secam as folhas, matando as flores existentes e consequentemente causando a queda dos frutos ainda verdes.

Podrid√£o dos frutos ou cancro

Esta doen√ßa √© causada por um fungo e os sintomas t√≠picos s√£o cancros nos ramos, ou seja, em suas cascas, nas cascas do tronco e consequentemente, a podrid√£o das frutas do p√© de evocado, principalmente as que est√£o em processo final de amadurecimento.¬† Isso pode aparecer em qualquer parte do fruto que progressivamente amolece e apresenta les√Ķes necr√≥ticas, por√©m, superficiais.

Estas les√Ķes parecem ser limitadas somente a pele do fruto, mas posteriormente, pode atacar tamb√©m a polpa do avocado formando les√Ķes que se disseminam atrav√©s dos feixes vasculares. Toma conta do ped√ļnculo como tamb√©m em todo o fruto. Nos casos de infesta√ß√£o avan√ßada, surge um mic√©lio cinza na fruta.

O caule apresenta rachaduras de onde saem um líquido branco enquanto que os tecidos internos tornam-se marrons e a casca acaba por se separar do tronco.

Em infesta√ß√£o severa, ocorre o desfolhamento e consequentemente, morte da planta. Este fungo consegue sobreviver em me aos frutos podres no solo como tamb√©m nas folhas e ramos mortos. A √ļnica forma de conter essa praga √© pulverizar fungicida espec√≠fico.

Antracnose

A antracnose é causada por um fungo que inicialmente causa manchas de coloração pardo avermelhada no avocado, que acabam se estendendo por toda a fruta. Ocorre manchas negras e salientes que consequentemente são formadas por acérvulos do fungo, certamente na casca do fruto.

Os frutos ficam enrugados e posteriormente caem. O controle como também a eliminação dessa doença é a remoção as frutas infectadas e pulverizar o abacateiro com fungicida específico.

Pulg√£o

O pulg√£o √© um inseto que devora tanto as folhas do p√© de evocado como tamb√©m os frutos. O praga faz perfura√ß√Ķes no caule e enquanto consome a planta, excrementa um l√≠quido que pode transmitir a fumagina, outra doen√ßa f√ļngica. O exterm√≠nio dessa praga somente atrav√©s de inseticida espec√≠fico.

Tripes

A tripes é uma praga causa por um inseto que se alimenta da seiva da árvore, consequentemente deformando frutos novos que seriam os seus preferidos. As frutas então atacadas apresentam manchas pardas em forma de cicatrizes, deixando a casca visivelmente áspera. Para eliminar esta praga somente utilizando inseticidas com carbamatos, clorofosfarados e fosfarados, cuja aplicação deve ser feita no início da floração.

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *