Como Plantar Avocado

3.1k{icon} {views}

Antes de tudo, saiba que o abacate é uma fruta completa. Isso porque faz bem quando consumida como alimento ou uso tópico para saúde de pele e cabelos. Mas o abacate que vamos conhecer hoje é um pouco diferenciado. Trata-se do abacate avocado, que tem um nome bem invocado, não acha?!

Bateu a curiosidade? Imagine que delícia ter uma deliciosa fruta dessa, nascendo em seu quintal? Tome uma atitude já! E venha conferir como preparar a terra para plantar o avocado na sua residência sem dificuldade nenhuma!

Origem

Em primeiro lugar, saiba que o avocado ou abacate avocado variedade Hass, é nativo da Califórnia mas foi trazido para o nosso país pelo então engenheiro agrônomo Paulo Roberto Leite de Carvalho no ano de 1975.

Características

O avocado ou Persia Gratíssima Gaert é um abacate com a casca na coloração marrom escura que em sua maturação, chega a ficar quase negra. É de textura rugosa porém, não é áspera. Existem mais de 30 tipos, espécies de avocado em todo o mundo mas o fruto geralmente é usado mais em sucos ou sorvetes.

Além disso, sua polpa do fruto varia de verde a amarelo claro. Por possuir menos água que os ademais abacates convencionais, sua polpa é mais firme e densa, o sabor é suave e tem semelhança a cremes amanteigados.

O Seu formato é ovalado. Uma curiosidade sobre o abacate avocado é que ele é plantado em vaso de 80 a 120 litros e inclusive está em jardins, praças públicas e calçadas. Isso porque seu sistema de raízes não é agressivo.

Plantio do avocado

A temperatura ideal para o avocado viver é em ambiente tropical a subtropica,l entre 18ºC a 25º C. O pH do solo deve ser entre 5 e 6, rico em matéria orgânica, bem adubado, drenado, arejado como também profundo.

Como

Plantio com sementes para fazer mudas

O avocado, um abacate pequeno se comparado aos convencionais, pode ser plantado com sementes. Tem como fazer mudas de avocado com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água? É isso que você vai conferir logo abaixo além de aprender como cultivar, como cuidar, como semear avocado:

Plantio de mudas com caroço (semente)

  • A princípio, corte o abacate avocado e retire seu caroço
  • Em seguida pegue um copo descartável até faltar 2 dedos para encher até a borda
  • Logo depois, espete no caroço, um palito de dente de cada lado de forma que ele fique suspenso sob o copo, porém com a água molhado a parte inferior do caroço ou semente. Aliás, troque a água do copinho a cada 3 ou 4 dias
  • Dentro de 20 dias seu avocado vai germinar e brotar 
  • Logo após esse período, pegue um recipiente de plástico ou um vaso pequeno com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Agora coloque um pedaço de bedim ou qualquer tecido geotêxtil e em seguida uma camada de cascalhos, pedriscos ou argila expandida
  • Na sequência adicione substrato composto por terra simples,húmus de minhoca, esterco de curral de de galinha, pó de ossos e torta de mamona
  • Coloque até um pouco acima da metade e acomode sua muda que já estará com raízes.
  • Adicione mais substrato até cobrir completamente as raízes.
  • Regue todos os dias, deixando exposto diretamente ao sol

Plantando em vasos com caroço (semente)

  • Primeiramente, retire o caroço de dentro do fruto e remova a casca que envolve a semente
  • Pegue o caroço do avocado e coloque de molho em um copo de água até ele “rachar”. Isso funciona como a germinação da fruta
  • Em seguida, pegue uma caixa de leite, vaso pequeno ou outro recipiente e coloque terra vegetal que seria uma mistura de terra simples com esterco de gado ou galinha bem curtido até a borda do recipiente. Neste método, não precisa fazer furos no fundo do recipiente
  • Logo depois, enterre o caroço ou melhor, a semente na posição vertical, com a parte rachada para baixo e deixando uma ponta para fora.
  • Molhe a ponto de deixar o substrato bem úmido
  • Em 2 meses já estarão prontas para serem transplantadas ao solo definitivo

Plantando em vasos por enxertia no método garfagem ou terrário

  • Separe uma muda, plantada em vaso e faça a decepagem da parte aérea e ademais folhas. Ela vai servir como porta-enxerto
  • Com um estilete, canivete ou faca esterilizada, faça um pequeno corte no meio do caule, começando pela ponta
  • Em seguida, pegue a ponta do galho que pretende enxertar e faça uma cunha na parte inferior desse galho: basta descascar a pele do caule nas laterais, bem na extremidade do galho, formando uma ponta
  • Logo depois, encaixe o galho no corte feito anteriormente no porta enxerto
  • Lembre-se que tanto o porta-enxerto como o galho devem ter o mesmo diâmetro
  • Na sequência, cubra a região do enxerto com um fitilho de plástico fazendo um amarre no final ou passando um elástico
  • Agora coloque uma sacolinha de plástico ou garrafa pet cortada para cobrir o corte como se fosse uma estufa
  • Deixe o vaso na sombra e entre 40 e 50 dias faça a retirada do fitilho pois já terá dado nascido o broto

Plantando em vaso para florescer em 30 dias

  • Antes de qualquer coisa, pegue o galho de um avocado adulto que já esteja florindo, se necessário faça a decepagem das flores no galho, se houverem. Na outra extremidade, corte bem rente a axila que une ao caule
  • Em seguida, faça o processo de garfagem que consiste em fazer um corte no meio do caule do porta-enxerto, iniciando pela ponta
  • Recorte as laterais da extremidade do galho formando uma ponta
  • Encaixe a estaquia no porta enxerto e prenda com um fitilho de plástico, durex ou fita crepe
  • Agora coloque uma sacolinha, a fim de fazer uma mini estufa, de cima para baixo e amarre a extremidade
  • Em aproximadamente 1 mês, as flores já estarão nascendo

A princípio, tem como plantar em apartamento, garrafa pet, vasos de cimento o seu pé de avocado. Basta somente deixar a planta no sol, cuidar da irrigação, poda e se necessário, adubar.

Plantando em horta ou jardim e replantio

Confira aqui como replantar, transplantar, mudar de lugar seu avocado com segurança. Esse método também serve para plantar sua muda em terreno definitivo

  • Saiba que quando sua muda atingir cerca de 50 cm ou mais, já pode ser transplantada
  • Primeiramente, faça uma cova de 40x cm 40x cm 40x cm no solo
  • Em seguida faça um substrato de húmus de minhoca, misturado com calcário e esterco bem curtido
  • Agora jogue uma porção desse substrato dentro da cova
  • Retire o torrão do avocado onde anteriormente estava plantado e acomode na cova
  • Complete com o restante do substrato.
  • Irrigue para molhar bem a terra

Floração

Qual época do ano que floresce o avocado? A princípio, a floração do abacate avocado dura várias semanas assim como ademais variedades. Acontece geralmente entre fevereiro a maio, dependendo do clima. Apesar de sua flores serem do gênero hermafrodita, o processo acontece da seguinte forma:

  • Em cada pé de abacate avocado primeira nasce as flores femininas que tem estigma receptivo e anteras fechadas e consequentemente se fecham. Na sua segunda abertura, são masculinas, tudo feito em sincronia e com esse tipo de ação.
  • É impossível essa flor ter a autopolinização já que elas se sincronizam entre flores femininas e masculinas. O que não favorece a polinização conforme ademais espécies de flores.

Colheita

O avocado está pronta para colheita de 1 a 2 anos logo após a germinação se plantada por estaquia ou alporquia. Já em sementes, ele vai demorar 8 anos para produzir frutos. A época do ano que dá frutos o avocado, é de fevereiro a outubro.

Irrigação

A irrigação deve ser intensa nos primeiro anos da planta, porém, não molhar a ponto de encharcar, o que pode causar doenças no abacateiro.

Poda

Tem como podar seu abacateiro de avocado para produzir mais flores e consequentemente, mais frutos. Basta podar antes do florescimento, cortando a parte aérea da árvore, ou seja a ponta do caule.

Isso vai fazer com que a parte inferior seja estimulada a dar flores e depois frutos e chegar somente a 2 metros de altura. Também aproveite para cortar as folhas que estejam amareladas ou machucadas.

Lua

A lua tem forte influência tanto na germinação da semente como no desenvolvimento da planta até chegar na fase adulta. E a melhor lua para plantar o avocado seria a lua cheia.

Arranjo

Tem como fazer arranjo de abacate avocado, cortando a fruta ao meio, retirando o caroço e colocar um cacho de uvas e pêssegos ao redor. E também colocar morangos espetados em palitos de dente e colocados na polpa da fruta aberta. Este enfeite fica bonito para sua mesa de jantar ou da cozinha mesmo.

Benefícios do avocado

Primeiramente, o avocado é uma fruta nutritiva e muito funcional. Tem substâncias que proporcionam saúde para a pele, olhos, previnem várias infecções e surpreendentemente, ajudam no problema de impotência sexual.

Além disso, também tem 2 minerais importantes chamado potássio que combate cãibras e o fósforo que fortalecer ossos e dentes. O fruto possui as vitaminas A, vitaminas do complexo B, vitamina C como também a vitamina E. Aliás, a fruta contém mais potássio que a banana.

A gordura insaturada presente no avocado tem ativos chamados fitoesterois que conseguem certamente absorver a síntese do colesterol. O avocado possui fibras que auxiliam na prevenção bem como o combate do câncer de cólon.

Além disso, melhora o sistema funcional do intestino e traz a sensação de saciedade quando então consumido, o que ajuda na perda de peso. Esta gordura conhecida como ômega 9, também diminui consideravelmente diversas inflamações em nosso organismo.

Pragas no abacate avocado

Não é só os seres humanos que amam frutas tanto que os que primeiro provam para saber se o avocado está no ponto de consumo, são infelizmente, diversos tipos de pragas. Conheça aqui, quais são as pragas com suas respectivas doenças e como acabar com as pragas:

Gomose

A gomose ou podridão-do-colo é provocada pelo fungo Phytophthora nicotianae. Essa doença forma cancros no colo da planta promovendo a exudação de uma especie de goma. Os primeiros sintomas são manchas de cor parda com aspecto úmido, o que posteriormente evolui para o apodrecimento da casca da fruta.

O cancro, por onde sai a exudação da goma, forma um calo como se fosse uma estrutura de defesa. As lesões aumentam, ficando anelado ao tronco e atinge também os feixes vasculares causando reflexos na copa do abacateiro evocado. Essas lesões então ficam murchas, clorótidas, amareladas e também secam as folhas, matando as flores existentes e consequentemente causando a queda dos frutos ainda verdes.

Podridão dos frutos ou cancro

Esta doença é causada por um fungo e os sintomas típicos são cancros nos ramos, ou seja, em suas cascas, nas cascas do tronco e consequentemente, a podridão das frutas do pé de evocado, principalmente as que estão em processo final de amadurecimento.  Isso pode aparecer em qualquer parte do fruto que progressivamente amolece e apresenta lesões necróticas, porém, superficiais.

Estas lesões parecem ser limitadas somente a pele do fruto, mas posteriormente, pode atacar também a polpa do avocado formando lesões que se disseminam através dos feixes vasculares. Toma conta do pedúnculo como também em todo o fruto. Nos casos de infestação avançada, surge um micélio cinza na fruta.

O caule apresenta rachaduras de onde saem um líquido branco enquanto que os tecidos internos tornam-se marrons e a casca acaba por se separar do tronco.

Em infestação severa, ocorre o desfolhamento e consequentemente, morte da planta. Este fungo consegue sobreviver em me aos frutos podres no solo como também nas folhas e ramos mortos. A única forma de conter essa praga é pulverizar fungicida específico.

Antracnose

A antracnose é causada por um fungo que inicialmente causa manchas de coloração pardo avermelhada no avocado, que acabam se estendendo por toda a fruta. Ocorre manchas negras e salientes que consequentemente são formadas por acérvulos do fungo, certamente na casca do fruto.

Os frutos ficam enrugados e posteriormente caem. O controle como também a eliminação dessa doença é a remoção as frutas infectadas e pulverizar o abacateiro com fungicida específico.

Pulgão

O pulgão é um inseto que devora tanto as folhas do pé de evocado como também os frutos. O praga faz perfurações no caule e enquanto consome a planta, excrementa um líquido que pode transmitir a fumagina, outra doença fúngica. O extermínio dessa praga somente através de inseticida específico.

Tripes

A tripes é uma praga causa por um inseto que se alimenta da seiva da árvore, consequentemente deformando frutos novos que seriam os seus preferidos. As frutas então atacadas apresentam manchas pardas em forma de cicatrizes, deixando a casca visivelmente áspera. Para eliminar esta praga somente utilizando inseticidas com carbamatos, clorofosfarados e fosfarados, cuja aplicação deve ser feita no início da floração.

 

 

Você Também Pode Gostar

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *