Como plantar ameixa

1.1k{icon} {views}

Aprenda a plantar ameixa no passo a passo bem explicado

Azedinha e doce ao mesmo tempo, como s√≥ ela em sua plenitude, pode ser. Hoje vamos saber tudo sobre como plantar ameixa, os deliciosos tipos que existem e os seus in√ļmeros benef√≠cios.

Origem

A planta√ß√£o de ameixa se originou na China, √Āsia menor e Jap√£o.¬† Pertence a fam√≠lia das ros√°ceas,¬†seus “parentes pr√≥ximos” s√£o: am√™ndoa amarela, n√™spera, morango, ma√ß√£, damasco, cereja, p√™ssego, pera e framboesa.

A ameixa √© de cor roxa-escura, vermelha ou amarela, carnuda e suculenta com o caro√ßo liso. √Č cultivada h√° 2.000 mil anos. Pode atingir at√© 06 metros com tronco grosso, ramo abertos e longos.

Solo ideal

O Terreno deve ser profundo, superior a 1,2 metros, argilo-calcários, argilo-silicosos, permeável, muito drenado e com boa aeração. O ph de acidez deve ficar em torno de 6 a 6,5. O plantio pode ser em junho a julho e dezembro a janeiro.

Como plantar

Com sementes

No plantio de ameixa com sementes é sabido que a semente está protegida por aquele caroço grosso. Após degustar sua ameixa, pegue o caroço e deixe secar por alguns dias. As sementes também irão secar e encolher.

Quebre o caroço com cuidado, se tiver um quebra-nozes para fazer isso, melhor ainda. Tenha cuidado para não danificar as sementes. Deixe as sementes em um copo com água para incentivar a geminação, as que estão boas para tal, irão afundar.

Coloque a sementes em um recipiente com tampa ou um saco hermético e encha com terra já adubada. Coloque as sementes de maneira que fiquem no fundo dos mesmos e feche. Coloque na geladeira até sair a raiz, isso se chama processo de estratificação.

Em vasos ou horta

Vamos ver agora como plantar ameixa vasos ou horta:

Pegue um vaso com vários furos para drenagem; o vaso deve ser bem espaçoso para a raíz da planta se desenvolver bem.

Coloque no fundo uma camada de cascalho. Encha com 3/4 de terra. Tire a semente dos recipiente e enterre bem fundo no vaso e molhe, deixando a terra somente √ļmida. Assim que a plantinha come√ßar a crescer √© importante colocar uma estaca (de aproximadamente 15 cm )para que ela se desenvolva firme e erecta.

Na horta

Após suas mudas de ameixa estarem bem firmes, é hora de transplantar para o solo definitivo. Um terreno bem drenável é essencial para  as raízes crescerem até 01 metro de profundidade, o que proporcionará árvores maiores, mas produtivas e com maior tempo de vida. Você também pode utilizar porta-enxertos para o plantio de suas ameixas.

Use calcário agrícola para corrigir a acidez do solo e faça a calagem (adição de cal no solo) 03 meses antes do plantio. O covamento deve ser de 40 cm x 40 cm x 40 cm ou maiores um pouco.  E 40 dias antes do plantio, coloque nas covas um adubo composto de calcário dolomítico, potássio, esterco de curral, fósforo e bórax.  De 02 em 02 meses, acrescente adubo nitrogenado.

VAI UM BOLO DELICIOSO DE AMEIXA A√ć !?

Variedade de ameixa

Existem mais de de 2.000 tipos de ameixa que são classificados nos seguintes grupos: Americana, Ornamental, Européia e selvagem. Temos como exemplos essas mais conhecidas:

Ameixa européia

¬†Tamb√©m √© chamada de ameixa dom√©stica; sua cor vai do p√ļrpura azulado ao verde claro, passando pelo vermelho, amarelo e vermelho. Suas subesp√©cies se cruzam facilmente e por conta disso, elas variam em do√ßura, acidez e cor.¬†

Ameixa de damasco (Prunus insititia)

Seu fruto tamb√©m √© o damasco, tamb√©m chamado de Brunho, Abrunho, Cabrunho ou Cagoi√ßo. √Č derivada de Portugal.

Benefícios da ameixa

  • Boa para anemia pois √© rica em ferro
  • Previne e ameniza a arteriosclerose
  • Serve para bronquite, deve ser utilizada cozida em forma de caldo.
  • √Č laxativa, boa para pris√£o de ventre
  • Cura gripe e tosse
  • Evitam problemas de pele
  • Aliviam o reumatismo
  • Fortalecem o cabelo evitando enfraquecimento e queda
  • Combate a doen√ßa da gota e nefrite
  • Depura o sangue
  • Desintoxica o aparelho digestivo
  • Utilizada no trato respirat√≥rio para infec√ß√Ķes como anginas e catarros

Tempo de frutos e colheita

Quanto tempo demora para colher os frutos?

Começa a dar frutos 2 anos após o plantio e seu pico de produção é entre seis e oito anos.

Pragas da ameixa

 

Espinheiro

√Č uma “borboleta”¬†grande com asas brancas. Suas lagartas hibernam na folhagem seca, devoram a planta de forma que ela n√£o floresce.

Traca de inverno

Tem pernas longas e corre rapidamente pelos galhos. Os machos sabem voar. Quando lagartas comem a planta por dentro, depois devoram bot√Ķes, flores e folhas, envolvendo em teias de aranha.

Carrapatos

As f√™meas p√Ķem os ovos ao logo das veias da folha, do lado de tr√°s. Quando larvas sugam o suco das folhas, que murcham e caem.

Aranha aranha

Parasita onde sua reprodução acontece na parte inferior da folha sob uma teia fina. Deixa pontos pretos por onde passa e danifica as folhas, em casos mais severos, flores e frutos.

Falsidade de ac√°cia

Essa praga suga os nutrientes e dissolve os tecidos vegetais com sua saliva tóxica, que enfraquece a árvore.

Folha rotativa

S√£o pequenas borboletas que quando lagartas, devoram as folhas da √°rvore, que ficam encurvadas.

Sawfly preto da ameixa

O adulto desse inseto tem cor preto-perolado. Eles aparecem 01 semana antes de florescer as ameias e colocam ovos nos bot√Ķes. Quando larvas danificam as sementes. Elas hibernam no ch√£o ou perto da √°rvore.

Açafrão polinizado

Depois que ela afeta a parte inferior da folhagem, que se enrola e murcha. Nos frutos, eles enrugam, apodrecem e caem. Os ramos da √°rvores ficam dobrados e a planta fica enfraquecida.

AMEIXA ESPINHEIRO NEGRO

Ameixa na culin√°ria

Ela √© usada tamb√©m em caldas, sorvetes, pudins, musses, bolos tortas, refrescos e licores, combina muito bem com pratos salgados tamb√©m. Elas ficam moles quando congeladas. E¬†o que √© Umeboshi? √Č uma¬†ameixa salgada em conserva, muito usada no Jap√£o.

Na hora de comprar procure frutos bem cheios, lustrosos e com a polpa que ceda a pressão dos dedos. A cor pode mudar do amarelo-esverdeado ao roxo. Ameixas passadas tendem a ficar moles, com casca machucada ou descolorida e às vezes, seu sumo vaza.

Chegamos ao fim de mais artigo. Tem alguma experiência pra contar? Deixe nos comentários.

Tchau e até o próximo post!

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta √°rvore √© essencial para subsist√™ncia de muitos povos na regi√£o n√£o s√≥ da √Ās...
  • Como Plantar Avocado
    Como plantar Frutas
    Antes de tudo, saiba que o abacate é uma fruta completa. Isso porque faz bem qua...
  • Como Plantar Lim√£o Galego
    Como Plantar Arvores
    Antes de tudo, responda a pergunta: como pode uma fruta ser t√£o azeda e delicios...
  • Como Plantar kiwi
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar kiwi passo a passo bem explicadoOrigemO kiwi se originou na Ch...
  • Como plantar Uva aprenda tudo (passo a passo)
    Como plantar Frutas
    Aprenda a Plantar uva passo a passo[ratings]Se você quer aprender a como plantar...
  • Como plantar castanha-do-par√°
    Como plantar Frutas
    Aprenda a plantar castanha-do-par√° passo a passo bem explicadoFamosa igual ao Pa...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *