Como plantar acerola

Aprenda a Como plantar acerola passo a passo de forma simples

[ratings]

Não existe nada mais gostoso que um suco gelado, sabendo disso, hoje você aprenderá como plantar acerola.

Adaptada às diferentes condições climáticas, a aceroleira, que pode florescer e frutificar várias vezes no ano, conta ainda com a possibilidade de ser cultivada em qualquer lugar do território nacional.

 

Somam-se cerca de 10.000 hectares de área plantada de norte a sul do Brasil, sobretudo no Nordeste, dada as características de solo e clima locais. Somente Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco detêm juntos 60% da produção total.

 

Plantar acerola

Como plantar acerola

Indo direto ao assunto, nós iremos te explicar como fazer o plantio da Acerola. Confira abaixo:

  • Início- Adquira de viveiristas idôneos as mudas de qualidade obtidas por estaquia ou por enxertia, que geram um pomar mais uniforme e produtivo. Compre exemplares em substratos comerciais e com aparência saudável, evitando levar junto uma praga de solo. As variedades mais cultivadas em São Paulo são olivier e waldy-CATI, mas existem outras como sertaneja, flor-branca, okinawa e outras selecionadas pela Embrapa e pela Universidade Estadual de Londrina.

 

  • Ambiente- Planta de clima tropical, a aceroleira também apresenta boa adaptação em regiões onde o clima é subtropical. Prefere temperaturas na faixa de 15 ºC a 32 ºC, com média anual de cerca de 26 ºC. A planta, apesar de ser exigente quanto à insolação, devido à influência que o sol tem na produção de vitamina C, registra bom desenvolvimento em locais onde as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

 

  • Plantio- Deve ser realizado, preferencialmente, no início ou durante os meses da estação das chuvas, em solos profundos, areno-argilosos e bem drenados. Exceto no inverno, o plantio pode ser feito em qualquer época do ano, se houver disponibilidade de irrigação no cultivo da fruteira.

 

  • Espaçamento- Pode variar entre 5 x 5 metros, 6 x 4 metros e 5 x 4 metros, que é o mais utilizado nos plantios em propriedades instaladas no Estado de São Paulo, com 500 árvores por hectare.

 

Cuidados

Veja abaixo alguns cuidados que é necessário ter com a Acerola:

 

 

  • Em caso de necessidade, deve-se realizar as práticas culturais usuais, como controle de plantas daninhas, adubações de solo, podas de formação e de limpeza e irrigação. Adubos orgânicos contribuem para que os frutos fiquem maiores e a aceroleira mais produtiva. Nematóides, pulgões, formigas cortadeiras, cigarrinhas e mosca- das-frutas são algumas das pragas que atacam a fruteira, enquanto entre as doenças se incluem antracnose, cercosporiose, seca descendente de ramos e podridão de frutos.

 

  • Produção- Dependendo das condições climáticas locais e da condução do plantio, a partir de oito meses surgem os primeiros frutos da aceroleira. A planta pode registrar anualmente três ou mais safras concentradas, principalmente, na primavera e verão.

 

  • Após o terceiro ou quarto ano do plantio, as fruteiras adultas chegam a produzir 40 quilos de acerolas por planta ao ano, o que corresponde a uma produtividade média em torno de 16 toneladas por hectare.

 

Colha os frutos a cada dois ou três dias, retirando todos os maduros e os que estão mudando de coloração. Evite deixar as acerolas expostas ao sol depois da colheita, por isso tenha um local para guarda-la.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *