Como plantar Sândalo

1.4k{icon} {views}

O sândalo em um primeiro momento nos lembra aquela marca de chinelos, não é?! Mas no artigo de hoje, vamos te convidar a conhecer esta flor que exala um dos cheiros mais gostosos do mundo. Confira nesse artigo como plantar sândalo passo a passo e saiba mais sobre esta jóia da natureza.

Origem

Esta flor tem sua origem na Índia como também é encontrada em outras regiões da Ásia.  O sândalo também é plantado aqui na América. O Santalum Album, nome científico do sândalo, é considerada uma árvore sagrada na Índia.  Assim sendo, há restrições quanto ao seu corte para utilização comercial.

Somente na Índia é encontrado o verdadeiro sândalo com as melhores madeiras e principalmente óleos. Os ademais plantados pelo mundo ganham o mesmo nome mas são certamente “os genéricos” em aroma.

Muitos templos na China foram construídos com madeira dessa árvore. Num passado remoto, o óleo da árvore era usado para “benzer” recém-nascidos e embalsar os mortos.

Plantio do sândalo

A madeira deste aromatizante quando cortada é amarela e conforme o tempo vai passando, apresenta a  coloração vermelha.  O óleo perfumado é retirado da casca da madeira, como também do miolo da árvore e das flores.

Enfim, é usada 100% de toda sua estrutura para ser usada em incensos e perfumes.  Antes de tudo, é bom saber que esta árvore aromática gosta de climas tropicais que vão de temperado à seco.

Como plantar em vasos ou horta

Para seu sândalo crescer forte, o solo deve ser bem drenado, principalmente sem possibilidade de encharcamento. Pode ser cultivada em solo argilo-arenoso como também em terra vermelha ou em terra preta rica em argila. O terreno estar com seu pH entre 6 e 7,5.

Em vasos

Primeiramente, você deve germinar as sementes da sua árvore aromática antes de plantar em vasos:

  • Coloque as sementinhas de molho por 24 horas
  • Em seguida, coloque todas para secar ao sol por um dia
  • Se estiverem por consequência da exposição rachadas, já está na hora de plantar.
  • Pegue um vaso ou sementeira e acrescente terra vermelha, areia e esterco de gado misturados
  • Coloque as sementes em de 1,50 a 2,5 cm de profundidade
  • Umedeça sempre sem encharcar
  • Em 8 semanas certamente os brotinhos já estarão prontos para serem transplantados para o solo definitivo.

Na horta

O sândalo só vai pra frente em seu desenvolvimento, se houver uma planta hospedeira perto dela. Isso porque ela conecta suas raízes à planta hospedeira para conseguir nutrientes.

Para o plantio na horta, com a terra anteriormente preparada, basta fazer uma cova de 30 cm de largura com 5 cm de profundidade. Acomode a muda e posteriormente cubra com terra. O espaçamento entre plantas deve ser de 2 a 4 metros de uma planta para a outra. A planta hospedeira deve estar a 1 metro de distância do sândalo.

Quanto tempo demora para colher o sândalo?

O sândalo demora 25 anos para ter uma espessura de 6 cm. O melhor óleo a ser extraído da árvore é quando ela tem a idade entre 70 a 80 anos.

Cinzas de madeira

Cinzas da madeira são um poderoso adubo natural. Elas são ricas em potássio e fósforo e além disso, contribuem para melhorar o aroma do envolvente sândalo:

  • Basta adicionar 3 colheres de cinza de madeira em 1 litro de água
  • Em seguida, regue a terra com a solução
  • Faça isso uma vez por semana

Benefícios do sândalo

O sândalo oferece muitos benefícios, não apenas em seu aroma maravilhoso como também no trato medicinal.

Acalma

Aqui o perfume do sândalo literalmente é um remédio natural. Seu aroma principalmente em forma de infusão alivia o estresse, a ansiedade e depressão.

Melhora a saúde mental

O sândalo auxilia na criatividade e saúde mental. Pois ele tem o composto a-santalol que estimula a atenção e o bom humor.

Combate inflamações

As substâncias presentes na árvore trazem alívio para qualquer tipo de inflamação e além disso, amenizam irritações na pele causadas por picadas de insetos.

Ação adstringente

O sândalo acalma como também limpa a pele. É muito utilizado em vários cosméticos.

Funciona como antisséptico

Esta cheirosa árvore funciona como um infalível desinfetante natural.  Tanto que às vezes pode até espantar aqueles indesejáveis insetos. Aliás, essa ação antisséptica também é eficiente na prevenção de furúnculos e lesões. Além disso, previne que fiquem manchas na pele devido à essas inflamações.

Efeito antioxidante

O sândalo tem antioxidantes que combatem os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Protetor da pele

Seu óleo tem o poder de hidratar e suavizar a pele. Semelhantemente age em eczemas, estimula a regeneração celular como também auxilia no tratamento da acne.

Age como expectorante

O perfume desta árvore age como expectorante sendo eficiente no tratamento de gripes, resfriados ou tosse.

Trata infecção urinária

O sândalo é muito eficaz no tratamento da infecção urinária porque contém antioxidantes que combatem inflamações e infecções. Mas mesmo assim, consulte o médico antes.

Perfume afrodisíaco

Certamente o cheiro do sândalo estimula o apetite sexual e posteriormente, aumenta a libido.

Saúde para os músculos

O óleo da árvore pode certamente ser usado para aliviar e relaxar os músculos em uma massagem. Ao mesmo tempo, que alivia os músculos externamente, também acalma internamente através do seu aroma.

Rim saudável

O óleo deste aromatizante consegue reduzir a dor nos rins, principalmente na hora de urinar pois induz ao resfriamento do órgão.

Pressão em ordem

O óleo de sândalo pode ser usado como um complemento no equilíbrio da pressão arterial. Embora ele seja usado diluído em água ou leite, primeiramente consulte seu médico antes de usar.

O incenso de sândalo

Esta árvore aromática é muito respeitada entre alguns religiosos pois ele representa paz de espírito e traz relaxamento e além disso, bem estar. Segundo eles, o sândalo marca o ambiente com vibrações positivas.  A consciência por conseguinte, vai para um nível mais elevado, ajudando na clareza da consciência. Também ajuda a equilibrar as emoções.

Pragas que prejudicam o sândalo

Por mais incrível que pareça, até hoje não foi encontrada nenhuma praga que afete o sândalo. Tanto que os indianos a consideram sagrada certamente por esse motivo.

Cuidados com o sândalo

Para fazer uma dessa maravilhosa árvore aromatizada é imprescindível tomar alguns cuidados. Principalmente se você já é propenso a sensibilidade a certos aromas ou alguma alergia de pele. Confira:

  • O óleo da árvore não pode ser consumido como bebida alguma sem uma supervisão médica pois tem possíveis efeitos tóxicos.
  • O óleo não pode ser aplicado na pele em doses excessivas
  • Evite se automedicar com sândalo sem orientação médica, principalmente em casos crônicos. Pois tanto retardar como também evitar o tratamento padrão preferindo o sândalo, por conseguinte, vai trazer sérias consequências.
  • Crianças e gestantes devem certamente consultar um médico antes de usar  Embora o óleo da árvore não faça mal para os pequenos nada melhor que a prevenção.

 

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera é uma flor que parece ter sido feita a mão. É perfeita em seus traços ...
  • Como Plantar Lírios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...
  • Como Plantar Dália
    Como plantar Flores
    Em primeiro lugar, a dália é uma flor encantadora com uma beleza singular e com ...

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

One thought to “Como plantar Sândalo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *