Como plantar orquídeas-plantio-Rega e muito mais

Descubra o passo-a-passo de como plantar as maravilhosas orquídeas

Ai ai, é de suspirar né!? Como pode ser tão linda e perfeita! Nesse artigo vamos ter o prazer de conhecer mais sobre essa flor que tem até fã clube. Aqui, você vai ficar quase um expert em como plantar orquídeas.

Onde surgiu a orquídea?

Especula-se que a orqu√≠dea foi uma das primeiras flores a surgir na terra √† cerca de 120 milh√Ķes de anos! Existem cerca de 35.000 esp√©cies dela . A orqu√≠dea mais top do mundo √© a baunilha(panifolia) e a coca-cola conhece muito bem essa flor. E o que √© que a coca-cola tem √† ver? A coca-cola utiliza suas sementes como aromatizante.¬† A ilha de Madagascar √© o maior produtor do mundo da orqu√≠dea baunilha.

Os escritos em relação as orquídeas datam de 700 a.c. pelos chineses e japoneses.  Somente os ricos podiam fazer o cultivo.

A forma de reprodução da orquídea acontece de três formas:

  1. Dependem de insetos voadores
  2. Rastreamento de insetos
  3. Vento para polinização

A principal d√ļvida que n√£o quer calar: como plantar orqu√≠dea no vaso ou horta?

No vaso(sem terra) at√© vai, mas na horta sem chances porque as orqu√≠deas nascem nos topos das √°rvores e o curioso √© que elas n√£o gostam de terra porque √© encharcada, junta fungos e pode mat√°-la. Por isso n√£o perca seu tempo e sua muda tentando plant√°-la na horta!! Apesar de aparentar delicadeza, as orqu√≠deas s√£o bem r√ļsticas.

Plantio

Mudas

O método de plantio de orquídeas é feito dessa forma visto que dificilmente se encontra  semente de orquídea.

Os vasos para o plantio seria o de barro cozido com furos nas laterais ou os de plástico também com furos nas laterais. Se puder, separe em várias mudas. Lave as raízes com cuidado para não quebrar. Coloque no fundo do vaso uma camada de de drenagem.

Uma sugest√£o pode ser argila, brita ou isopor e na sequ√™ncia, acrescente como substrato cascas de √°rvores, carv√£o e vermiculita (p√≥ que cont√©m umidade) que s√£o ideais para elas. Algumas pessoas usam a fibra de coco, mas como ela fica √ļmida por muito tempo, n√£o vai dar muito certo visto que ela gosta de pouca √°gua.¬†

Os vasos para o plantio de orquídeas seria o de barro cozido com furos nas laterais ou os de plástico também com furos nas laterais. Se puder, separe em várias mudas. Lave as raízes com cuidado para não quebrar. 

Coloque o substrato e acomode a planta em um dos cantos do vaso (se √© que vaso redondo tem canto, rsrsrs brincadeirinha!) Coloque ao lado um pouco de adubo ou mistura org√Ęnica.

Irrigação

A rega da orquídea deve ser somente uma vez por semana, se molhar mais que isso, corre o risco de proliferação de fungos. Deixe-a próxima a claridade, elas gostam de luz mas não diretamente ao sol para não correr o risco de queimá-las.

As orquídeas podem ficar em pequenos espaços, como em apartamentos e varandas. Muitas delas são plantas híbridas (mistura de espécies feitas em laboratório). As híbridas são mais resistente e fáceis de serem cultivadas.

OBRA DE ARTE DA NATUREZA

Variedades

Cattleya Violacea

√Č bem popular em todo o mundo. √Č roxa e costuma nascer em troncos e galhos de √°rvores. Sua flora√ß√£o¬† vida √© de 10 √† 30 dias. Ela prospera em ambientes √ļmidos, com boa ventila√ß√£o e com luz indireta. Elas tem um “term√īmetro natural”; se est√£o recebendo pouca luz, sua colora√ß√£o fica escura (o que pode comprometer sua flora√ß√£o), e se estiverem muito claras, √© excesso de claridade.

Phalaenopsis

√Č comum na √Āsia, Indon√©sia, China, Filipinas e Taiwan. Sua cor √© roxa. Geralmente nasce suspensa em troncos de √°rvores. Gosta de boa luminosidade e alta umidade no ar. Ela prospera bem em climas quentes apesar de n√£o ser t√£o exigente quanto ao clima mas mesmo assim, suas folhas s√£o sens√≠veis em rela√ß√£o ao sol.

Dendrobium

√Č mais comum na Austr√°lia, Nova Guin√© e √ćndia¬† e sua exp√©cie exige cuidados. Tem flores com tonalidades diferentes e com dura√ß√£o de aproximadamente 30 dias.

Orquídea Cattleya Haw Yuan Angel

Seu cultivo pode ser feito em vaso pequeno, pode dar até 04 flores por haste e tem duração de 25 dias sua floração.

Orquídea Catlleya Mossiae

Gosta de climas mais amenos. Sua floração dura em toda a primavera e início do verão. Seu aroma é similar ao cheiro de alho.

Orquídea Brassocattleya Pasttoral Innocence:

√Č uma esp√©cie h√≠brida (criada em laborat√≥rio) nos meados de 1.961. Muito popular e usada em buqu√™ de noivas.

Agora vamos conhecer as mais raras que existem:

Fredclarleara After Dark

Sua coloração é preta resultado de desenvolvimento híbrido.

Dendrophylax lindenii

Também conhecida como orquídea fantasma pelo fato de ter somente flor e raízes.

Cattleya walkeriana

Esse tipo de orqu√≠dea √© toda Brasil. Com cores e formas exuberantes. √Č conhecida como feiticeira. Ela nunca mais foi encontrada na natureza, √© t√£o rara que um exemplar seu custa centenas de reais.

Paphiopedilum rothschildianum

√Č considerada a mais rara e mais cara da fam√≠lia Paphiopedilum. Aqui no Brasil, ela √© conhecida como “sapatinho”devido ao formato da flor.

 

 

 

USADA COMO BUQUÊ EM MUITOS CASAMENTOS

Temos também as orquídeas Brasileiras:

Orquídea Cattleya Julio Conceição

Batizada com o nome do seu criador, ela é uma espécie híbrida. Sua cor é branca e sua principal característica é o facil cultivo e a quantidade de floração.

Orquídea Cattleya Labiata

Ela é a rainha do nordeste; sua coloração e perfume são marcantes o que faz dela a mais desejada e procurada.

Orquídea Cattleya Intermédia

Tem variedade de cores sendo elas rosa, roxa, azuladas ou lil√°s. Por desidratar rapidamente, o cuidado deve ser redobrado.

Pragas que atacam as orquídeas

Cochonillas

Sugam a seiva da planta e podem levá-la a morte por inanição (falta de alimento)

Lagartas

Chegam a devorar a planta inteira

Lesmas e caracóis

Comem as ra√≠zes da planta e como tem h√°bitos noturnos, dificilmente voc√™ os ver√°; saber√° que estiveram ali pelo ” rastro nojento” que deixam por onde passam.

Gostou do post? Você  tem orquídeas em casa ou no trabalho?

Deixe nos comentários e até o próximo artigo!

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...
  • Como Plantar D√°lia
    Como plantar Flores
    Em primeiro lugar, a dália é uma flor encantadora com uma beleza singular e com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *