Como Plantar Lírios

Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são flores ornamentais que enchem de cor e vida onde estão plantadas. Neste artigo vamos primeiramente falar sobre o que é o lírio.

E também vamos te ensinar como plantar lírios no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.

Além de ser uma flor apaixonante, lírios dão um toque especial por onde passam. Encha de alegria sua casa e aprenda como preparar a terra para plantar lírio. E também conheça as técnicas como germinar, como regar e como podar as suas flores para ficarem cada vez mais lindas. Vem ver nossas dicas!

Origem

A princ√≠pio, o l√≠rio veio primeiramente do hemisf√©rio norte como tamb√©m da √Āsia, Europa assim como nas Am√©ricas do norte e do sul.

Características

Antes de qualquer coisa, saiba que os l√≠rios tem 100 tipos, esp√©cies em variadas cores como por exemplo, o l√≠rio da paz, l√≠rio d’√°gua ou l√≠rio da amaz√īnia, l√≠rio da chuva ou dos ventos, bem como o l√≠rio tigrado.

Elas são propagadas através de bulbos, é da família das liliáceas, pertencente ao gênero lilium e em sua maioria chegam até 2 metros de altura.

Curiosamente, algumas variedades dessa flor recebem o nome de açucena. Mas existem 3 que são os mais cultivados e consequentemente conhecidos. São eles:

Oriental

Tem flores grandes que por consequ√™ncia tem suas p√©talas pendentes para baixo e marca presen√ßa por seu perfume forte e √ļnico.Tem folhas espessas e certamente alongadas. √Č nativa do Jap√£o e pode chegar at√© 1,20 metros de altura.

Asi√°tico

Gosta muito de climas amenos, ou seja, se desenvolve melhor no frio e não é muito perfumada. Esta flor veio da China e pode chegar somente até 50 cm de altura. Suas flores são no tom alaranjado, são de tamanho menor que o lírio oriental, entretanto, suas flores são mais numerosas.

Longiflorum

Esta flor é de coloração branca, em formato de trompetes e chegam até 1,2 metros de altura e tem um aroma suave com folhas dispostas ao longo do caule.

Plantio dos lírios

Em primeiro lugar, a temperatura ideal para o l√≠rio viver √© entre 15¬ļ C e 27¬ļ C, sendo que a planta se desenvolve bem em clima √ļmido e quente, ou seja, tropical como tamb√©m, subtropical.

Em segundo lugar, o solo para seu cultivo deve ser bem drenado, aerado, bem solto, leve e com bastante mat√©ria org√Ęnica.

E em terceiro lugar, o pH do solo deve estar entre 5,6 e 6,5. Gostam de exposi√ß√£o direta ao sol como tamb√©m meia sombra. N√£o suporta solo muito √ļmidos ou encharcados.

Cultivo dos lírios

Aqui você vai aprender como fazer mudas com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água e também como cultivar, como cuidar, como semear lírios. Mate a curiosidade e descubra sua admiração por essas flores:

Os bulbos, precisam de um preparo à parte para serem plantados, confira como isso funciona logo abaixo:

  • Logo ap√≥s a √ļltima florada ou seja, depois que as flores ca√≠rem, irrigue-a durante 3 meses
  • Passado esse per√≠odo, deixe a planta onde tenha bastante luminosidade, n√£o exposta diretamente ao sol sem regar por 45 dias
  • Depois desses dias, desenforme o l√≠rio do vaso e limpe sua ra√≠zes a fim de visualizar o bulbo. Retire a haste e o somente o excesso de ra√≠zes do bulbo, deixando somente um pedacinho delas na base
  • Agora peque dois sacos de papel e coloque um dentro do outro
  • Em seguida, coloque o bulbo dentro do saquinho e feche bem.
  • Os bulbos demoram 6 meses em sua fase de dorm√™ncia, ou seja, eles ficar√£o guardados no saquinho nesse per√≠odo
  • Deixe em local seco e arejado para dali 6 meses ele vai florescer lindamente

Mas como replantar, plantar o mudar de lugar seu lírio? Você pode usar o mesmo método acima. Mas ainda pode fazer a divisão da touceira do torrão de um lírio adulto gerando consequentemente, 2 plantas a serem replantadas em outro vaso, entendeu?!

√Č s√≥ separar com as m√£os mesmo, se necess√°rio, utilize um utensilio cortante esterilizado. E tem onde comprar sementes ou mudas de l√≠rios pela internet ou loja f√≠sica. Se bem que geralmente, o plantio √© realizado por bulbos e n√£o por sementes.

Plantio em vasos, garrafa pet, em apartamento

Quando nos apaixonamos por uma flor, n√£o vemos a hora se saber como plantar em apartamento, como fazer a poliniza√ß√£o, como fazer florir esta beleza da natureza. √Č uma arte cultivar flores pois um simples erro, pode colocar tudo a perder.

Mas com os cuidados corretos, tem como plantar em apartamento seu lírio como também em vários tipos de recipientes:

  • Pegue um vaso pequeno, garrafa pet ou outro recipiente com furos no fundo para boa drenagem
  • Adicione uma camada de pedra brita, pedriscos ou argila expandida
  • Em seguida, acrescente terra simples misturada com esterco de gado bem curtido
  • Com a ajuda de uma pazinha de jardinagem, fa√ßa uma cova, enterre o bulbo ou bulbos e cubra com o substrato
  • Molhe se necess√°rio somente ao ponto de umedecer
  • Entre 15 e 20 dias, o l√≠rio j√° vai brotar

Em jardim ou horta

  • Primeiramente, prepare o substrato composto de terra vegetal (terra simples com esterco bem curtido) e h√ļmus de minhoca
  • Fa√ßa uma pequena cova no terreno e acrescente esse substrato
  • Acomode o bulbo ou bulbos e cubra com a terra que retirou da cova
  • Molhe em seguida somente ao ponto de umedecer o substrato
  • Dentro de 20 dias, o broto j√° estar√° saindo

Floração

A época do ano que floresce os lírios é geralmente entre primavera ou verão, ou seja, entre novembro e fevereiro.

Irrigação

Os l√≠rios n√£o gostam de solo muito √ļmido. Por√©m, em √©pocas secas √© preciso molhar sua planta pelo menos de 3 a 4 x na semana, sempre cuidando para somente umedecer a terra.

Falta de √°gua x excesso de √°gua

Quando o solo está seco com folhas murchas, amareladas e a planta apresentar caule encurvado, obviamente é falta de água. Porém é preciso regar de tal forma que somente umedeça a terra, pelo menos 1 x por semana. Saiba que as flores que são muito grandes para os vasos em que estão plantadas, sofrem dificuldade em absorver totalmente a água da qual precisam.

Já o excesso de água se caracteriza quando as folhas dos lírios estão em coloração marrom. Além disso, as raízes tendem a apodrecer. Isso porque as raízes certamente estão com dificuldade em absorver o ar e consequentemente, apodrecem.

O problema se torna ainda mais sério com a presença de micro organismos que se aproveitam desse estado da planta, chamados de mofos de água.

√Č poss√≠vel tentar salvar a planta retirando-a imediatamente do vaso em que estava anteriormente plantada. Em seguida, deve-se cortar as partes mortas e pegajosas das ra√≠zes.

Poda

O lírio não precisa de poda obrigatória no período do seu florescimento. Por isso, o ideal é esperar para realizar a poda bem no início do inverno. Ao invés de somente remover as flores mortas, o mais indicado é podar o caule todo. Se acaso perceber folhas mortas em excesso, é preciso verificar no caso de se tratar de uma doença na planta.

Se as pontas estiverem marrons, pode consequentemente cortar somente este pedaço. Mesmo as flores estando murchas ou em coloração marrom, pode mesmo que a planta ainda esteja florescendo. Pois alguns lírios são incentivados a brotar, quando são cortadas as flores mortas.

O ideal para fazer a poda dos lírios é uma tesoura leve, pois tem um corte mais macio que serve perfeitamente para estas delicadas flores.

Geralmente, as flores costumam soltar seu broto, na ponta de ramos longos, ligados ao caule principal da planta. Sendo assim, para retirada dos lírios mortos, é necessário cortar o ramo por completo.

Mais informa√ß√Ķes importantes sobre poda

Se acaso as folhas estiverem amarelando, ainda não é tempo de retirá-las. Isso porque os ramos amarelos de maneira nenhuma, vai afetar a integridade da planta.

Se estas folhas forem cortadas antes de ficarem totalmente marrons, com toda a certeza, a energia da planta vai diminuir. A princípio, corte os caules amarelos logo após a chegada do inverno pois os lírios não vão precisar mais de energia usada na produção do seu caule e folhas.

Retire os ramos que tenha em sua maioria folhas marrons. Neste caso, é preciso retirá-los por inteiro. Para isso, corte o ramo na junção entre o caule e consequentemente, o ramo ou rente a terra.

Também faça a poda de pontas amareladas que por acaso estiverem no lírio. Faça o corte em diagonal, abaixo da ponta que escureceu pois certamente esta área da planta, vai se regenerar.

Lua para plantar

A lua tem forte influência na brotação e bom desenvolvimento das flores. E a melhor lua para plantar lírios é a lua crescente.

Arranjo

Os lírios são flores tão exuberantes que somente seu vaso com um enfeite de musgos artificiais ou algum tipo de fita já é o suficiente, isso sem ter a necessidade de saber como fazer arranjo. Mas, você também pode cortar as flores e posicioná-las de maneira estratégica em uma cesta de frutas na mesa de jantar e até como enfeite para um bolo especial.

Pragas nos lírios

Os encantadores lírios também sofrem com certos tipos de pragas. Mas ainda bem que existe o uso de técnicas para eliminar e acabar com as pragas que assolam essas flores. Confira logo abaixo quais são e como exterminar esses parasitas bem como suas doenças:

Podrid√£o cinzenta

Esta doen√ßa √© causada por √°caros e pulg√Ķes, insetos que se alimentam da seiva da planta e deixam a podrid√£o cinzenta na planta. Deixa uma subst√Ęncia pegajosa e teias esbranqui√ßadas na superf√≠cie, que posteriormente¬† provoca murcha e pode at√© causar a morte da planta.

O controle pode ser feito com enxague da flor em água corrente. Se acaso a praga persistir, é possível resolver com a seguinte mistura:

  • Fa√ßa uma solu√ß√£o com 15 ml de √≥leo vegetal, 3 colheres de sopa de pimenta caiena, 1 litro de √°gua morna e uma colher de sopa de sabonete natural. Borrife bastante dessa subst√Ęncia na planta, deixando agir por um dia.

Fungos

O sintoma da presença desse parasita em seus lírios são pelinhos brancos ou cinza no solo ou terra do vaso onde a flor está plantada. Este fungo não é tão agressivo sendo somente necessário para eliminá-los, colocar um pouco de canela em pó em cima do fungo. Ma se acaso apresentar uma camada preta, infelizmente vai ser preciso descartar completamente sua planta.

Isso porque fungos dessa natureza, tem seus esporos que ficam persistentemente no solo como também na área ao redor e consequentemente, pode infectar outras plantas.

Mas se mesmo assim, você quiser tentar salvar seu lírio, limpe as partes afetadas e jogue fora, logo depois regue sua planta com um chá e compostagem que é um fungicida natural que posteriormente matará os fungos presentes no solo.

Besouro vermelho

As larvas desse parasita ficam na parte inferior das folhas dos lírios e consequentemente as devoram, deixando a planta enfraquecida e na infestação mais severa, pode até matar a planta. Para acabar com esse parasita, será necessário utilizar inseticida específico

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...
  • Como Plantar D√°lia
    Como plantar Flores
    Em primeiro lugar, a dália é uma flor encantadora com uma beleza singular e com ...
  • Como Plantar Rosas de Enxerto
    Como plantar Flores
    Aprenda a Como Plantar Rosas de Enxerto em um passo a passo simples e descomplic...
  • Como Plantar Cattleya
    Como plantar Flores
    Aprenda a Como Plantar Cattleya na sua casa, terreno e muito mais, com um super ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *