Como Plantar Hortênsia

494{icon} {views}

Esta flor é um arranjo feito pela natureza! Isso porque o formato em que suas flores crescem, em cachos, formam um lindo buque.

Com um perfume marcante, a hortênsia faz admiradores com suas cores e características singulares. Neste artigo, você vai conhecer tudo sobre esta flor. Vamos falar sobre o que é e também:

  • Como fazer mudas de hort√™ncia com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, √°gua
  • Como plantar hort√™ncia no ch√£o, quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim copo de vidro, garrafa pet, plantar em √°rvores, terr√°rio, casa, apartamento

Sabe aquela s√°bia frase “tudo que planta d√°?” Pois ent√£o aprenda aqui como cultivar, como cuidar, como semear esta flor de m√ļltiplas cores e ser um expert de tipos, esp√©cies da hort√™nsia. E l√° vamos n√≥s!

Origem

Sua origem vem do leste como tamb√©m sul da √Āsia, referente a regi√£o que compreende Jap√£o, China, Himalaia, Indon√©sia e Am√©ricas do norte e sul. Recentemente, √© cultivada para uso¬†ornamental. Aqui no Brasil, sua maior concentra√ß√£o de produ√ß√£o comercial com certamente √© em S√£o Paulo como tamb√©m no Rio Grande do Sul.

Características

A hort√™ncia ou hydrangea macrophylla que tamb√©m √© chamada de hort√™nsia, novel√£o, hidr√Ęngea ou hidranja, ortensia, sete-cascas, french hydrangea, sugar-leaf.

√Č pertence a fam√≠lia g√©nero hydrangea sendo da esp√©cie faner√≥gama.√Č um arbusto semilenhoso e sua altura varia de 1 a 2,5 metros.

Tem folhas grandes, coriáceas e certamente brilhantes. Ela tem diversas curiosidades mas a principal é que sua coloração vai depender do nível de acidez e concentração do alumínio presente no solo. Sua coloração pode variar entre branco, azul como também rosa.

Novel√£o, Hidr√Ęngea, Hidranja, Ortensia, Sete-Cascas (Portugu√™s), Sugar-Leaf, Hydrangea, French Hydrangea, Big Hydrangea (Ingl√™s), Xiu Qiu (Chin√™s).

Plantio da hortênsia

O clima ideal para o cultivo da hortênsia é subtropical, tropical e temperado, ou seja, nosso país é perfeito para ela. A temperatura ideal para a hortênsia viver fica entre 12 C e 21 C. No entanto, surpreendentemente, existem espécies que conseguem sobreviver em temperaturas -23 C a -7 C.

Porém, em um sol de 40 C em pleno Rio de Janeiro, você pode ver hortênsias floridas e vistosas sem problema alguma. Se trata das variedades hydrangea harborescens ou h. paniculata.

Precisa de luminosidade e ser cultivada a meia sombra e com toda certeza, sem exposi√ß√£o direta ao sol. Apesar de gostar do sol, ela precisa estar em local com umidade equilibrada. Apesar de n√£o exigir um terreno perfeito para seu plantio, √© ideal a hort√™nsia ser cultivada em solos f√©rtil, com boa drenagem e rico em mat√©ria org√Ęnica.

Para saber como preparar a terra para plantar hortênsia, é preciso ter a informação do nível de pH do solo. Isso é importante para você consequentemente ter a coloração desejada de suas flores:

  • Solos b√°sicos ou calc√°rios = produzir√£o flores da cor rosa com pH acima ade 6,5
  • Entre 5.5 e 6,5 = produzir√° flores na colora√ß√£o lil√°s com alterna√ß√£o entre rosa e azul conforme a fus√£o dos tons.
  • Solos √°cidos = ir√° produzir flores azuis se o pH estiver inferior a 5,5.

Alterando o pH

Talvez você queira plantar uma cor específica de hortênsia mas não sabe como fazer florir devido ao seu terreno não ter o pH desejado. Saiba que com toda certeza, tem sim como alterar esse pH. Confira:

Flores azuis

Para suas flores ficarem azuis basta misturar 1 colher de sopa de sulfato de alumínio juntamente com 3,7 litros de água. Essa solução vai agir aumentando a acidez, o que consequentemente abaixa o pH. Faça isso 1 x a cada 10 o 14 dias só cesse este procedimento quando o pH estiver em 5,5.

Flores rosas

Se acaso germinar e brotar continuamente flores azuis, dificilmente você vai conseguir mudar para o tom de rosa. Pois é o alumínio da terra que deixa dessa cor.

Todavia, uma dica preventiva é evitar plantar próximo a garagens ou paredes. Isso porque algumas marcas de cimento certamente podem lançar alumínio no solo.

A princípio, aplique um fertilizante sem alumínio, entretanto, que tenha altos níveis de fósforo que inibirá a presença do alumínio.

Se for necessário pode ser adicionado serragem ou calcário moído para aumentar o pH, tendo certos cuidados para não ultrapassar o nível 6,4.

Flores brancas

Para manter suas hortênsia sempre na coloração branca, o pH do solo deve estar certamente no nível 7.

Cultivo da hortênsia

Convidamos você a aprender a arte de cultivar a hortênsia. Técnica essa que envolve saber como fazer o broto da flor nascer com sucesso, como regar, como podar, como fazer a polinização bem como podar.

Para começar a fazer as mudas a época certa é sempre entre os meses de julho a agosto. Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a propagação da hortênsia, só acontece através da estaquia, ou seja, ela não é cultivada com sementes, ok?!

Germinação

Como a hortênsia se propaga somente por estaquia, uma forma de garantir sua muda é germinar o galho:

  • Primeiramente, corte um galho de uma hort√™nsia adulta, com uma tesoura esterilizada, na diagonal
  • √Č importante que seja um galho que consequentemente n√£o tem flores
  • Limpe as folhas e brotos da parte inferior da estaca
  • Um um recipiente com √°gua, adicione o galho
  • Dentro de 4 dias, o galho j√° ter√° produzido ra√≠zes, enfim, j√° pode ser plantado no local desejado

Mudas de hortênsia por estaquia em vasos

  • Primeiramente pegue um vaso ou outro recipiente em tamanho m√©dio com furos no fundo para drenagem
  • Em seguida, coloque uma manta de feltro, tnt ou at√© mesmo aqueles paninhos de limpeza para cozinha descart√°vel ou argila expandida em pedras
  • Logo depois, corte um galho de uma hort√™nsia adulta e deixe em um copo com √°gua enquanto voc√™ “ajeita” o vaso para o plantio
  • Adicione uma camada de substrato, que seria terra simples misturada com esterco de curral bem curtido
  • Plante o galho e pressione levemente com os dedos para firmar bem a estaquia e complete com mais substrato
  • Logo ap√≥s regue a ponto de umedecer a terra
  • Dica importante: coloque um pouco de canela em p√≥ na parte da planta onde o galho foi cortado. Isso porque evita o ataque de fungos na sua hort√™nsia

Em apartamento

Seu apartamento √© um dos ambientes ideais para plantar hort√™nsias. Pois geralmente o ambiente √© mais √ļmido do que em casas tradicionais, salvo se em seu condom√≠nio, o sol √© muito forte.

  • Pegue um vaso pequeno, m√©dio ou outro recipiente com furos no fundo para drenagem
  • Logo ap√≥s, coloque uma camada de argila expandida (s√£o aquelas pequenas pedrinhas redondas)
  • Coloque um peda√ßo de tecido dren√°vel como por exemplo feltro ou tnt por exemplo
  • Em seguida, coloque o substrato a base de terra simples, humus de minhoca e esterco bem curtido at√© um dedo de diferen√ßa da borda do vaso
  • Pressione o substrato com os dedos para firmar a muda
  • Logo depois, irrigue at√© umedecer o substrato

Na horta ou jardim (em touceiras)

  • Primeiramente, √© necess√°rio cultivar a sua muda como mostrado anteriormente em mudas de hort√™nsia por estaquia em vasos.
  • Pegue seu vaso e retire o torr√£o tomando os cuidados necess√°rios
  • Em seguida, retire o excesso de substrato
  • Fa√ßa uma cova profunda e larga para acomodar bem as ra√≠zes a fim de n√£o danifica-las.
  • √Č importante que o solo seja rico em pot√°ssio, nitrog√™nio como tamb√©m em f√≥sforo para seu desenvolvimento

Replantio

Tem como replantar, transplantar, mudar de lugar sua hortênsia. Basta seguir o tópico acima como plantar na horta ou jardim (em touceiras) que é similarmente a mesma técnica.

Floração

A época do ano que floresce a hortênsia é entre os meses de setembro a fevereiro, ou seja, de 6 a 8 meses após o plantio da muda. Porém, para estimular o crescimento e floração da sua planta, faça a adubação na primavera com adubo granulado NPK  14-14-8 100 gramas por muda.

Quando o caco de flores da hortênsia consequentemente secar, é hora de podar para ela florir no ano seguinte. Entretanto, não pode os ganhos que não floresceram por certamente eles floresceram no próximo ano.

A cor predominante no início da floração, sempre será branco. Mas como o tempo, dependendo da acidez do solo é que vai mudar a sua cor. Ela nunca vai permanecer totalmente branca.

Existem adubos pr√≥prios para hort√™nsia sendo que seu uso √© em intervalos de 10 a 15 dias. Por√©m, no inverno, sua aduba√ß√£o deve ser feita com compostos org√Ęnicos como por exemplo:

  • P√≥ de ossos
  • Casca de ovos trituradas
  • Casca de legumes
  • Borra de caf√©
  • Torta de mamona

A Rega da hort√™nsia deve ser feita diariamente, mantendo o solo √ļmido e nunca encharcado pois pode apodrecer a raiz se molhar demais todos os dias.

O melhor período para o plantio seria na primavera ou no outono. Isso porque a hortênsia não suporta climas muito quentes ou muito frios.

Melhor lua para plantar

A lua é a mestra que conduz a orquestra do plantio vegetal! Sem ela, as plantas não teriam o estímulo ideal para crescerem bonitas. E a melhor lua para plantar seria a lua cheia.

Arranjos

A hortênsia já é um arranjo natural mas tem como fazer arranjos de hortênsia mesclando outras flores e ademais enfeites. Confira uma linda sugestão logo abaixo:

  • Separe um vaso branco pois com assim o destaque certamente ser√° para as flores! Pode ser arredondado ou quadrado
  • Coloque nele uma espuma pr√≥pria para arranjos florais e com uma tesoura, se necess√°rio molde ele para ficar bem encaixado dentro do vaso.
  • Em seguida, cubra a espuma com musgo artificial verde de qualquer tom
  • Agora comece a espetar as hort√™nsias. Ali√°s, voc√™ pode acrescentar outras flores como tulipas e cam√©lias
  • De prefer√™ncia fa√ßa com tom rosa para dar suavidade a mesa a ser enfeitada
  • Alterne entre as tr√™s flores para ficarem bem distribu√≠das visualmente
  • Tamb√©m utilize galhos naturais de tulipas ou cam√©lias, j√° que as folhas de hort√™nsia ficar√£o exageradas para este arranjo em especial

Dicas sobre a hortênsia

  • Se acaso voc√™ quiser ter hort√™nsias azuis sem precisar equilibrar o pH, pegue uma palha de a√ßo de cozinha e deixe de molho em √°gua. Em seguida pegue esta mesma √°gua para irrigar sua planta. Al√©m disso, pode ser usado pregos velhos deixados no prato do vaso ou de molho na √°gua que posteriormente, servir√° para irriga√ß√£o. Em pouco tempo, as flores ficar√£o azul
  • Similarmente para deixar azul, coloque calc√°rio mineral no solo ou substrato no vaso onde a hort√™nsia esteja plantada
  • A rega deve ser feita normalmente 3 x por semana de prefer√™ncia de manh√£ ou no finalzinho da tarde. Por√©m, se acaso ela estiver em local ensolarado que n√£o possa ser mudada de lugar, a irriga√ß√£o deve ser feita diariamente.
  • O cuidado em rela√ß√£o a irriga√ß√£o √© muito importante. Isso porque, elas podem ficar facilmente desidratadas.
  • Se sua hort√™nsia estiver murcha devido a exposi√ß√£o excessivo ao sol, coloque √°gua no prato do vaso, a ponto de vazar. Com toda certeza ela vai ser revigorada
  • O substrato de boa qualidade como tamb√©m um fertilizante l√≠quido vai deixar sua planta mais vistosa com folhas brilhosas
  • Se voc√™ quer deixar sua hort√™nsia cor de rosa, basta colocar uma colher de sopa de calc√°rio diretamente no substrato da planta.
  • Outra dica interessante √© acrescentar na hora da planta√ß√£o da flor com estaquia, um pouco de canela em p√≥. Isso vai acelerar o processo de brota√ß√£o da muda que vai durar no m√°ximo 6 dias

Benefícios da hortênsia

Primeiramente, saiba que a hortênsia é uma planta medicinal, que possui ação antiolítica, catártica, laxante como também antimalárica. Também tem propriedades imunológica anti-inflamatória, diurética e depurativa.

√Č composta de saponinas, rutina, resina, saponinas, glicos√≠deos, √≥leos essenciais flavonoides, √°cido hidr√Ęngico, magn√©sio, c√°lcio, f√≥sforo como tamb√©m enxofre. S√£o utilizadas para consumo medicinal suas folhas e ra√≠zes. Os benef√≠cios para o uso interno da hort√™nsia s√£o:

Boa para sistema digestivo

A hortênsia evita o refluxo gástrico ou esofágico, bem como cólicas ulcerosas.

Trata problemas no sistema urin√°rio

A planta previne e combate problemas no sistema urin√°rio como por exemplo infec√ß√£o de bexiga, infec√ß√Ķes urin√°rias, cistite e combate pedras na bexiga.

Seu uso tamb√©m √© indicado para tratar problemas de pr√≥stata com por exemplo uretrite, prostatite, hemat√ļria, conhecida como urina sangrenta,

Sistema Gastrointestinal: para refluxo esofágico e cólicas ulcerosas.

  • Elimina pedras na ves√≠cula, o ent√£o chamado c√°lculo biliar
  • Ameniza os sintomas da doen√ßa chamada gota e funciona como depurador que purifica o sistema sangu√≠neo do organismo
  • Previne e ameniza problemas neurol√≥gicos
  • Fortalece o sistema imunol√≥gico do corpo
  • Combate a esclerose m√ļltipla como tamb√©m esclerodermia
  • √Č indicada para tratar o incha√ßo provocado pela reten√ß√£o de l√≠quidos no organismo
  • Serve no tratamento da artrite reumatoide cr√īnica por ter a√ß√£o anti-inflamat√≥ria
  • Elimina c√°lculos renais e ademais problemas nos rins
  • Equilibra os n√≠veis de glicose no sangue, prevenindo a diabetes
  • Seu efeito anti-inflamat√≥rio combate a dor de garganta e febre
  • √Č eficaz no tratamento da s√≠ndrome do c√≥lon irrit√°vel
  • Previne a calcifica√ß√£o muscular e espor√Ķes √≥sseos
  • Combate infec√ß√Ķes parasit√°rias
  • A hort√™nsia cont√©m a√ß√£o antioxidante que certamente retarda o envelhecimento precoce
  • Tem efic√°cia para complementar o tratamento de mal√°ria

Benefícios para uso externo

A hort√™nsia cura tanto queimaduras como tamb√©m, feridas e ademais problemas de pele como por exemplo, mucosas, eczema, l√ļpus e psor√≠ase.¬† √Č √≥tima para¬† tamb√©m para cabelos fracos, opacos e quebradi√ßos.

Contra-indica√ß√Ķes

Mulheres gestantes como também em período de amamentação não podem consumir a hortênsia. O consumo da planta em excesso pode provocar:

  • Intoxica√ß√£o por conter glicos√≠deo, hidrange√≠na e cianog√™nico.
  • Vertigem
  • Congest√£o de t√≥rax
  • Falta de ar
  • Irrita√ß√£o no sistema digestivo
  • Irrita√ß√£o cut√Ęnea
  • Cianose
  • Convuls√Ķes
  • Dores abdominais
  • Flacidez muscular
  • Letargia
  • V√īmitos
  • Em casos extremos, pode induzir ao coma

Pragas que prejudicam a hortênsia

São poucas as plantas que crescem tendo o privilégio de não serem atacadas por algum parasita que espalham pragas no reino vegetal. E infelizmente, a hortênsia não é uma delas. Confira agora tipos de pragas que atacam esta flor e como acabar com as pragas:

Galhas

Esta praga é causada por um nematoide e atinge as pétalas e folhas da planta que consequentemente ficam espessas e deformadas e às vezes, apresentam manchas esbranquiçadas. Pode também afetar as extremidades da hortênsia, tornando-a desgalhada. A forma de eliminação é utilizar o inseticida calda bordalesa que é constituído de água, cal como também sulfato de zinco.

Oídio

Este parasita é um fungo que deixa a hortênsia com manchas esbranquiçadas na parte inferior e superior das folhas e posteriormente, no cálice da folha que conforme o tempo vai obtendo coloração cinza escuro, ocorrendo consequentemente o desfolhamento da planta.

O controle dessa praga é feito através de:

  • Diminui√ß√£o da quantidade de √°gua durante as regas
  • Isole as plantas atacadas
  • Em caso de infesta√ß√£o mais severa, pulverizar inseticida espec√≠fico

Seca do ponteiro

Esta doença Causada por fungos ou bactéria causando podridão na cor marrom escuro iniciando na ponta do ramo e se espalha para a parte inferior da planta, atingindo suas hastes principais. E por conseguinte, pode até provocar a morte da planta. Para eliminar esta praga é necessário:

  • Cortar o galho afetado e aplicar na parte cortada da planta, pasta √† base de cloreto de cobre. Se acaso voc√™ n√£o tiver esse item, pode ser substitu√≠do por tinta.
  • O clima desfavor√°vel como tamb√©m a m√° nutri√ß√£o da planta, contribui para o surgimento dessa praga

Clorose

A clorose é causa por uma bactéria que deixa as folhas da planta totalmente amarelas. A consequência pode ser deficiência nutricional devido a adubação incorreta.

 

 

 

 

 

 

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...
  • Como Plantar D√°lia
    Como plantar Flores
    Em primeiro lugar, a dália é uma flor encantadora com uma beleza singular e com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *