Como Plantar Gerbera

A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos vegetais nas p√©talas da flor, com enfeites em seu miolo e uma cor certamente hipnotizante e v√≠vida.

Neste artigo, você vai conhecer tudo e mais um pouco sobre essa obra de arte da natureza. Vamos falar sobre o que é a gerbera e também como preparar a terra para plantar gerbera.

Além disso você vai aprender como plantar gerbera no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.

Origem

Primeiramente, a gerbera veio do Japão que iniciaram seu cultivo no ano de 1980, desenvolvendo tipos, espécies da flor em vasos para o avanço e disseminação da flor em vários países.

Certamente hoje em dia, existem ao redor do mundo, advindas das variedades h√≠bridas Gerbera jamesonii e viridifolia, produzidas anteriormente na √Āfrica do Sul.

Atualmente ela √© cultivada na Am√©rica do Sul, √Āfrica, Ilha de madagascar como tamb√©m na √Āsia tropical. Seu nome √© em homenagem ao naturalista Traug Gerber que a descobriu em Transval, na √Āfrica do sul.

Características

A flor gerbera, ou margarida da √Āfrica, como √© conhecida, √© da fam√≠lia Asteraceae que seria a mesma da margarida como tamb√©m do girassol. A planta tem uma haste longa e reta, dando sustenta√ß√£o ao capitulo solit√°rio, regi√£o onde √© formada a infloresc√™ncia de pequenas flores ent√£o protegidas pelas br√°cteas.

Sua coloração varia entre laranja, rosa, amarelo, vermelho, branca e laranja. Ela tem entre 40 e 50 cm de altura.A gerbera tem 30 variedades sendo plantas perenes como também herbáceas. Suas folhas são basais e seu fruto é um aquênio de formato acicular.

O cap√≠tulo, que visualmente parece ser uma flor √© composto por in√ļmeras flores individuais; isso vai variar de acordo com a posi√ß√£o do conjunto. Surpreendentemente, √© uma das flores mais vendidas no com√©rcio desse nicho e √†s vezes, supera a rosa, tupila, cris√Ęntemo como tamb√©m o cravo.

Plantio da gerbera

A princ√≠pio, a temperatura ideal para a gerbera viver √© entre 15¬ļ C e 25¬ļ C. gosta de clima seco. Assim sendo, a flor floresce em abund√Ęncia em climas quentes e diminui sua flora√ß√£o em climas frios.

O solo¬† para cultivo deve ser bem drenado, rico em mat√©ria org√Ęnica, bem solto, arenosa e o pH deve ser levemente √°cido entre 5,5 e 6,2. Ela precisa de muito sol para florescer bastante, pelo menos 4 a 6 horas de exposi√ß√£o.

Cultivo da gerbera

Vamos come√ßar a por a m√£o na terra? Voc√™ vai saber como fazer mudas de gerbera com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, √°gua. Na verdade, a gerbera propaga-se por sementes como tamb√©m atrav√©s de mudas que s√£o os “filhotinhos” que crescem ao redor da planta m√£e.

Plantio em vasos de pl√°stico, vasos de cimento, com sementes ou mudas

  • Primeiramente, prepare o substrato composto de terra simples, casca de ovos e carv√£o vegetal picado
  • Em seguida, pegue um vaso pequeno com furos no fundo e adicione uma camada de pedra brita, argila expandida ou pedriscos
  • Logo depois, coloque um peda√ßo de manta de bedim ou outro outro tecido geot√™xtil
  • Agora adicione o substrato at√© a borda do vaso
  • Lance as sementes e em seguida, cobra com uma camada de substrato
  • Se acaso o plantio √© com mudas, fa√ßa uma cova e acomode a planta, em seguida pressione um pouco com os dedos para ficar firme
  • Irrigue a ponto de somente umedecer o substrato
  • Para adubar sua planta e florescer muito, utilize adubo org√Ęnico ou¬†NPK 4-14-8

Em garrafa pet, terr√°rio, em apartamento

Esta flor é muito fácil de se cultivar e dá certo em quase todos os ambiente, porém, não muito frios. Tem como plantar em apartamento, potes de sorvete e garrafas pet.  Em garrafa pet basta cortar a embalagem ao meio, fazer os furos no fundo e acompanhar as dicas acima para o cultivo.

No terrário, ficam esplêndidas pois como gostam de muito sol, deixe seu terrário na soleira da janela e em apartamento, você pode deixar na janela da cozinha, da sala e também em sua varanda.

Plantio na horta ou jardim

Antes de tudo, saiba que tem onde comprar sementes ou muda de gerbera pela internet ou loja f√≠sica. √Č uma das flores mais vendidas no Brasil e voc√™ pode encontrar em lojas de produtos agropecu√°rios, floriculturas, viveiro de plantas e at√© em hiper e supermercados. Cada sementinha produz com uma touceira:

  • Lembre-se que o solo deve ter boa drenagem, ou seja, livre de encharcamentos
  • Antes de qualquer coisa, antes de plantar, prepare o solo com adubo org√Ęnico ou NPK 4-10-8
  • Lance as semente ao solo e cubra com uma camada de terra
  • Irrigue em seguida a ponto de somente umedecer o solo
  • Se acaso o plantio for com mudas compradas j√° prontas ou retiradas da planta m√£e, fa√ßa uma cova, adicione fibra de coco, acomode o torr√£o e complete com a terra retirada da cova
  • Tamb√©m irrigue a ponto de umedecer a terra
  • Esta planta tem a fama de ser invasora, por isso, escolha um local onde n√£o fique t√£o perto de ademais flores

Replantio

Confira agora como cultivar, como cuidar, como semear a linda gerbera:

  • Separe um vaso pequeno ou m√©dio com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Em seguida, prepare um substrato contendo 1 por√ß√£o de areia, 4 por√ß√Ķes de terra simples e 1 po√ß√£o de esterco de galinha
  • Logo depois coloque no fundo do vaso uma camada de argila expandida, pedriscos ou pedra brita para drenagem e adicione o substrato at√© alcan√ßar 1 dedo de diferen√ßa da borda
  • Depois, retire o torr√£o de onde a gerbera estava plantada anteriormente
  • Fa√ßa uma cova no centro do vaso onde vai ser plantada de modo que caiba o torr√£o inteiro
  • Logo em seguida, cubra com o substrato
  • Irrigue em seguida somente umedecendo o substrato

Irrigação

A irriga√ß√£o da gerbera, apesar de ser uma flor r√ļstica e n√£o muito exigente em rela√ß√£o ao solo. Mas como regar? Esta flor precisa de rega 2 x por semana de prefer√™ncia bem cedinho ou no finalzinho da tarde. √Č preciso regar com mais frequ√™ncia nos per√≠odos mais secos.

Floração

A época do ano que dá frutos, ou melhor dizendo, a época do ano que floresce a gerbera seria o ano todo sendo que a fase mais intensa da floração acontece na primavera, verão e começa sua produção logo após 2 anos da sua semente germinar e brotar.

Poda

Veja agora como podar sua gerbera:

A gerbera como descrito anteriormente, é uma planta muito resistente, isto quer dizer que podar a flor somente para retirar folhas e flores mortas ou com algum machucado provenientes de chuvas fortes ou períodos de muito frio.

Lua para plantio

A lua além de enfeitar o céu, também contribui para o bom desenvolvimento das flores e ademais vegetais. E a melhor lua para plantar a gerbera é a lua crescente.

Arranjo

Confira aqui como fazer um arranjo com a belíssima gerbera:

  • Primeiramente, escolha um vaso, de prefer√™ncia de cer√Ęmica ou de pl√°stico que imite cer√Ęmica na cor da sua prefer√™ncia
  • Compre e adicione no interior do vaso uma espuma pr√≥pria para artesanato
  • Escolha gerberas, se poss√≠vel, de diversas cores, fa√ßa furos na espuma e espete as flores nestes orif√≠cios
  • Complete com galhos artificiais e galhos de trigo para deixar o enfeite mais diversificado

Pragas na gerbera

Tudo que a terra produz, infelizmente tem tipos de pragas para devorar, ou seja, se alimentarem de todo tipo de vegetação que nascem do solo.
E a linda e simpática gerbera também não escapa dos parasitas que provocam diversas doenças. Sendo assim, apresentaremos agora quais pragas e principalmente como acabar com as pragas que atacam a gerbera:

Alternaria

Esta doença é uma infecção disseminada por um fungo. Se propaga entre restos vegetais e também pode ser transportado por insetos, começando a contaminação já nas sementes. Os sintomas são manchas de coloração marrom avermelhada clara e seca nas folhas. Conforme o tempo passa, o centro dessas manchas ficam pálidas e por consequências, as folhas ficam inteiramente amareladas.

Para prevenir como também eliminar essa praga é preciso:

  • Revisar a forma de rega e nutri√ß√£o da planta. Saiba que o ambiente prop√≠cio para este fungo seria √ļmido e as plantas estando enfraquecidas.
  • Fa√ßa aplica√ß√£o de fungicida espec√≠fico

Podrid√£o cinzenta

Esta praga tamb√©m √© causada por fungos e semelhantemente como o exemplo citado anteriormente, tamb√©m de desenvolve em ambiente mais √ļmido que o normal. Se acaso a planta n√£o for tratada logo, as flores vai desaparecer logo. Para exterminar essa praga ser√° necess√°rio:

  • Equilibrar a rega de tal forma que desfa√ßa o clima favor√°vel ao desenvolvimento do fungo
  • Replante sua gerbera em outro solo pois os fungos ficam no terreno, substrato ou solo onde a planta foi infectada
  • Aplique fungicida espec√≠fico

Pepino mosaico

√Č uma doen√ßa provocada por um v√≠rus que deixa as folhas com colora√ß√£o amarelo esverdeada e consequentemente, deforma as mesmas. Pode tamb√©m aparecer entre as veias das folhas. Aqui √© preciso tratar com pesticida espec√≠fico.

Praga esclerótica e praga tardia

A esclerotinia ou praga esclerótica igualmente é causada por fungos e os sintomas da sua presença na gerbera são pontos nas folhas e as flores vão ficando com cor pálida.

A praga tardia vem de fungos ficam escondidos no solo, somente esperando a próxima vítima. Ele causa a seca das folhas começando pelo centro e terminando em suas bordas e consequentemente contamina também as flores que ficam semelhantemente secas. Por consequência, as raízes apodrecem causando a inevitável morte da planta. E para exterminar essa doença:

  • √Č preciso parar de irrigar a planta
  • Substituir o solo onde a gerbera est√° plantada
  • Utilizar fungicidas pr√≥prios para essas doen√ßas.

Orvalho Mealy

√Č mais uma praga causada por fungos que se aproveita da alta umidade e fertilizante em excesso no solo. A prova de que a flor est√° infectada pelo orvalho mealy s√£o as manchas oxidadas sobre o pec√≠olo das folhas da planta. Para tratar essa doen√ßa ser√° necess√°rio:

  • Ventilar o local onde a gerbera esta como tamb√©m deixar o ambiente mais iluminado
  • Aplicar fungicida espec√≠fico

Afídio

Os af√≠dios s√£o insetos alongados que sugam a seiva das plantas. O primeiro sinal da presen√ßa do af√≠dio √© a murcha da flor e pequenas perfura√ß√Ķes nas folhas, regi√£o exata onde o parasita se alimenta dos nutrientes da planta. No in√≠cio da infesta√ß√£o, √© poss√≠vel adicionar sab√£o nas artes afetadas e em seguida, enxaguar com √°gua. Se acaso os parasitas conseguiram formar col√īnia, ser√° necess√°rio utilizar inseticidas.

Mosca branca

S√£o mariposas que depositam suas larvas na parte inferior das folhas da planta. As larvas devoram as folhas deixando uma subst√Ęncia brilhante e pegajosa. Para acabar com essa praga, utilize inseticida espec√≠fico.

√Ācaro aranha

estes ácaros em forma de aranha também se alimentam da seiva da planta, fazendo com que consequentemente a planta não consiga se alimentar corretamente.

Suas folhas ficam amarelas e ressecadas como também pode ocorrer a proliferação de carrapatos nas mesmas. Para eliminar a praga será preciso cortar as partes afetadas da planta e lavar com água abundante para retirar ovos e larvas. Em seguida, aplique inseticida específico.

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...
  • Como Plantar D√°lia
    Como plantar Flores
    Em primeiro lugar, a dália é uma flor encantadora com uma beleza singular e com ...
  • Como Plantar Rosas de Enxerto
    Como plantar Flores
    Aprenda a Como Plantar Rosas de Enxerto em um passo a passo simples e descomplic...
  • Como Plantar Cattleya
    Como plantar Flores
    Aprenda a Como Plantar Cattleya na sua casa, terreno e muito mais, com um super ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *