Como Plantar Coroa de Cristo

Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome”coroa de cristo” por causa da quantidade de espinhos, no caule da flor. Geralmente ela é usada como cerca viva e seu plantio é bem fácil e tranquilo, isso porque tem onde comprar sementes ou mudas de coroa de cristo pela internet ou loja física. 

Venha agora descobrir como plantar coroa de cristo no chão do quintal, em vasos de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.

Despertamos sua curiosidade? Então não perca mais tempo e aprenda como cultivar, como cuidar, como semear, como regar, como podar esta maravilhosa flor!

Origem

Primeiramente, saiba que a flor coroa de cristo ou Eufhorbia Milli, é nativa da ilha de Madagascar mas se espalhou rapidamente pelo mundo e veio parar aqui no Brasil.

Características

A coroa de cristo é um arbusto espinhoso, também chamada de:

  • Duas amigas ou dois irmãos, isso porque suas flores nascem em pares
  • Coroa de nossa senhora
  • Coroa de espinhos
  • Colchão de noiva
  • Bem casados
  • Martírios
  • Duas amigas
  • Dois amigos

A coroa de cristo pertence ao gênero Euphorbia, sendo perene. Seu nome é em homenagem ao então Barão Pierre Bernard Milius, governador da França, Ilha de Bourbon, recentemente é a ilha Reunião. Isso porque ele doou algumas coroas de cristo para o jardim botânico de Bordeux no ano de 1821.

Ela pode facilmente chegar a 2 metros de altura e consequentemente tem muitas ramificações que adotam o formato retorcido e seus espinhos podem chegar até 3 cm de altura.

A planta tem um fluído, seiva leitosa, com alto teor de alcaloides e enzimas. Esta substância é tóxica e pode causar irritações na pele como também em mucosa.

As sua lindas e vívidas flores vermelhas são muito usadas para paisagismo. Sendo assim, este arbusto é muito usado como cerca viva, tomando o lugar de muros para separar dependências do terreno.

É semi herbácea com seus espinhos rígidos que estão concentrados principalmente na parte superior dos seus ramos. Tem pequenas inflorescências protegidas por brácteas de cor vermelha, rósea ou amarela, dependendo do período de exposição ao sol.

Plantio da coroa de cristo

A temperatura ideal para a coroa de cristo viver varia entre 15º C a 25º C, porém resiste a climas frios, ventos e geadas. O solo para o seu plantio deve ser arenoso, leve, fértil e bem drenado. Surpreendentemente, ela aguenta meses sem água. Ela ama o sol e quanto mais exposta a ele, melhor.

Cultivo da coroa de cristo

Antes de tudo, saiba que os espinhos da flor são doloridos e contém a seiva tóxica, por isso, é importante manusear a planta usando luvas e utensílios de jardinagem.

Não tem como fazer arranjo da coroa de cristo, se bem que ela já é um arranjo mesmo estando somente em um vaso. Veja agora os métodos para cultivar a coroa de cristo:

Por sementes

A princípio, as sementes nascem no meio da flor e ao amadurecerem, caem no solo e já formam pequenas mudinhas. Sendo assim, as pequenas mudas são as mais indicadas para fazer o plantio e além disso, o desenvolvimento da planta com toda certeza será mais rápido. Acompanhe agora como fazer mudas de coroa de cristo com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água:

Por estaquia para plantar em vasos ou terrários

  • Primeiramente, tome os cuidados necessários para cortar a coroa de cristo. Utilize,  por exemplo, um alicate ou pegador de macarrão para segurar o caule da planta durante a poda, pois é cheia de espinhos que podem machucar a pele
  • E como podar? Faça o corte entre a axila e o caule principal da coroa de cristo
  • Deixe os galhos descansando de um dia para o outro para secar a seiva leitosa
  • Logo após esse período, prepare o recipiente com furos no fundo para drenagem
  • Adicione uma terra de compostagem que podem ser folhas decompostas e pedaços de madeira misturada com esterco bem curtido
  • Enterre o galho que não precisa ser limpo, pode conter flores e folhas sem problema algum
  • Pressione com os dedos para ficar bem firme
  • Irrigue de tal forma que somente umedeça o substrato

Em garrafa pet, em apartamento

Confira aqui como plantar em apartamento sua coroa de cristo, em vasos ou garrafa pet:

  • Em primeiro lugar, corte um galho de uma coroa de cristo adulta, pode ser com flores e folhas ou não e deixe descansando de um dia para outro a fim de secar a seiva leitosa da planta
  • Separe o recipiente escolhido para plantio com furos no fundo para drenagem
  • No caso de garrafa pet corte ao meio e faça os furos no fundo
  • Adicione areia misturada com terra simples
  • Enterre a estaca e borrife com água somente para umedecer o substrato
  • Em poucos dias, você verá sua estaca brotar

Copo de vidro, copo de plástico com sementes ou estaca

  • Em primeiro lugar, saiba que este recipiente serve somente para melhorar o desenvolvimento da pequena muda de coroa de cristo
  • Pegue o copo de vidro ou de plástico e adicione terra misturada com areia lavada de construção
  • Faça uma pequena cova e acrescente a semente, se por sorte conseguir, ou a pequena muda, retirada ao lado de uma planta mãe
  • Pressione para fixar bem e irrigue em seguida a ponto de firmar a muda no substrato
  • Para o plantio por sementes, vai germinar e nascer broto dali 15 dias

Replantio

Veja agora como replantar, transplantar, mudar de lugar a sua coroa de cristo:

  • Antes de tudo, separe um vaso de 8 litros com furos no fundo para boa drenagem
  • Acrescente uma camada de cacos de telha, pedra brita ou pedriscos
  • Adicione substrato composto por folhas em decomposição com areia, esterco de gado bem curtido, uma pequena quantidade de farinha de osso como também cinza de madeira
  • Retire o torrão da coroa de cristo no recipiente onde estava plantada anteriormente
  • Em seguida, acomode sua planta ou muda e complete com o substrato
  •  Molhe em seguida, somente a ponto de umedecer

Floração

A época do ano que floresce a coroa de cristo ocorre entre primavera ou verão, ou seja, entre novembro e fevereiro. Mas como fazer florir ou como fazer a polinização? A polinização dessa flor é feita ativamente pelos insetos pois tem produz o néctar, feromônio que atrai abelhas e ademais bichinhos alados que levam seu pólen em suas patas.

Poda

Tem como podar sua coroa de cristo para ficar mais forte e produzir flores mais bonitas. Basta podar, com uma tesoura de jardinagem esterilizada, 2 dedos acima da base da planta.

Isso pode ser feito em toda a planta. Em seguida, jogue canela em cima dos cortes para cicatrizar . Deixe planta 5 dias na sombra para cicatrizar bem. Neste período faça 3 aplicações espaçadas de fertilizante natural que seria pó de café. Após esses dias, pode colocar ela no sol novamente.

Lua

Saiba que a melhor lua para plantar coroa de cristo é a lua crescente.

Contra indicação

Esta substância é tóxica e pode causar irritações na pele como também em mucosa. Se acaso esta seiva tiver contato com os olhos, pode provocar cegueira pois causa a perfuração na córnea.

Pragas na coroa de cristo

Como esta planta tem uma certa toxidade, ela não tem predadores naturais, porém pesquisas que foram feitas e ainda não tiveram comprovação de ser verdade o que dizem, declaram que o mosquito da dengue, o Aedes aegypt, sobrevive se alimentando do néctar da flor.

Mas tem tipos de pragas que afetam várias flores e plantas ornamentais e ainda bem que existem métodos tanto preventivo como efetivos para  ter a opção de como acabar com as pragas.

No caso da coroa de cristo, a rega excessiva pode atrair fungos que proliferam em sua raiz, causando posteriormente, o apodrecimento. Se a doença está em estágio inicial, é possível remover as partes afetadas da planta e espaçar as regas tanto em dias quentes como em dias mais amenos.

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

1 Comment

  1. gostei das informações colhidas neste site, muito proveitoso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *