Como plantar Buganvília

Essa flor tem o nome bem diferente mas enche os olhos de tão linda! Em diversas cores, ela tem o dom de iluminar e colorir o ambiente onde está plantada. Ficou curioso(a)? Confira nesse artigo, como plantar buganvília passo a passo.

Origem

A buganvília ou bougainvillea é da família nyctaginaceae e sua origem vem da América do Sul. Tem diversos nome como por exemplo, juá-francês, primavera, santa-rita, sempre-lustrosa dentre outros. São encontradas simples ou em duas cores e principalmente nas cores branca, roxa, rosa, amarela e laranja dentre muitas outras.

Características

Essas flores tem uma particularidade interessante, a saber, que ela tem em sua estrutura brácteas. Nelas existem folhas modificadas chamativas que posteriormente, chamam a atenção dos polinizadores. Por consequência disso, às vezes é confundida com pétalas, apesar de suas verdadeiras pétalas serem amarelo-esbranquiçadas e as flores miudinhas.

No caule da buganvília, existem espinhos verdadeiros, ou seja, são vascularizados e retirá-los podem provocar danos em seus tecidos. Suas folhas são simples, reticuladas e lisas. São trepadeiras que alcançam impressionantes 15 metros de altura.

Plantio da buganvília

A buganvília certamente ama ficar exposta ao sol, quanto mais sol, mais flores ela brota. O pH do solo para o plantio da flor deve estar entre 5,5 e 6,6 e levemente ácido. Existem várias espécies da flor entre elas tem a buganvília brasiliensis, bracteata, variegata, sanderiana entre outras.

E além disso, existem também as buganvílias híbridas como por exemplo, glabra x peruviana, spectabilis x peruviana e spectabilis x glabra.

Como plantar buganvília em vasos ou horta

Como uma das rainhas da beleza no reino floral, a buganvília com toda certeza tem um jeito todo especial de ser cuidada. E principalmente, antes de tudo, o jeito certo de plantada. Confira agora como cultivar essa flor.

Plantando com estaca

Primeiramente, vamos esclarecer como plantar a buganvília com estaca:

  • Corte um galho de 15 a 20 cm da parte mais madura da planta-mãe, perto da sua base. Retire mais de uma para garantir e por consequência do ganho fracassar.
  • Em seguida, retire com uma tesoura de jardinagem as folhas, pequenos galhos ou flores da estaca a ser plantada.
  • Se quiser plantar a estaca no dia seguinte, basta guardar o galho na geladeira. Deve ser  enrolado em papel toalha ou dentro de papel plástico, fechando a vácuo.
  • Molhe uma das pontas do galho em um enraizador em pó. Em seguida, retire o excesso.

Plantando no vaso

  • Pegue um vaso pequeno de 5 a 8 cm de circunferência,  com furos no fundo para uma melhor drenagem
  • Em seguida, coloque terra com composto orgânico e areia
  • Procure deixar um espaço de 0,6 cm na borda do vaso para posteriormente, ser preenchido pela água de irrigação.
  • Coloque a estaca ou galho cuidando enterrá-lo à 4 ou 5 cm da ponta do galho no solo.
  •  Procure deixar a estaca bem inclinada e sempre esteja umedecendo a terra.
  • Por fim, cubra o vaso com um saco plástico com o propósito de imitar uma estufa
  • A estaca vai brotar de 6 a 10  semanas. Quando surgirem folhas, é só replantar em um vaso maior ou horta.

Na horta

De posse da muda feito à partir da estaca que brotou, faça uma cova que acomode a planta com folga. Em seguida, cubra com terra e molhe com água.

Como cuidar da sua buganvília

Em primeiro lugar, a buganvília é uma planta trepadeira. E que por conseguinte, vai se estender cada vez mais buscando lugar para se apoiar. E assim sendo, você pode plantar ela no muro em que você talvez dessa deixá-la em exposição.

Como também deixá-la crescer em sua varanda.  Existem estruturas em lojas de jardinagem próprias para isso ou também você pode utilizar canas para apoiar sua buganvília.

Em segundo lugar, é essencial deixar sua buganvília crescer em local ensolarado e serem regadas pelo menos 3 vezes no verão. Não deixe de maneira nenhuma que a terra encharque porque isso pode provocar o apodrecimento das raízes.

Antes de plantar sua flor, coloque no solo substrato universal. Em seguida, adube ela regularmente conforme é recomendado. Além disso, acrescente adubo orgânico no inverno e adubo mineral no verão. Isso vai deixar sua buganvília forte e bonita que vai parecer estar te agradecendo com sua beleza.

Sua buganvília vai precisar de poda, principalmente, durante os meses de fevereiro ou março, fica ao seu critério. Primeiramente, corte os galhos machucados e depois os que estiverem muito longos.

Como fazer a buganvília florescer

A flor buganvília tem todo um ritual a se cumprir para que florescer toda esplêndida. Mas fique tranquilo(a)m não é tão complicado assim. Veja as dicas que separamos para você ter sucesso na floração da sua planta:

  • A buganvília precisa de poda e adubagens frequentes
  • Abundante exposição ao sol
  • Plantar no solo é ideal para ela se adaptar com força em seu “lar definitivo”
  • Fique atento(a) ao tipo de solo onde ela está plantada. Porque sem um solo fértil, bem drenado, com acidez leve e com pH equilibrado, sua flor não vai passar de um arbusto sem flores.
  • O clima é muito importante. Para que sua buganvília floresça, o clima deve estar entre 18º e 38º graus. No inverno, se possível, o ideal é protegê-la em um local fechado ou então colocar um plástico para proteger do vento e frio.

Quando posso plantar a buganvília

Preferencialmente já no início da primavera, você já pode iniciar o processo de plantio da buganvília. Pois esta flor ama o sol e o calor.

Como adubar a buganvília

  • Adube a flor misturando no solo fertilizante NPK 4.14.8, tendo o cuidando de aplicar 300 gramas da substância por pé.
  • Também pode usar adubos naturais à base de cascas de ovos, bananas ou cinzas de madeira.

Pragas que prejudicam a buganvília

Esta linda flor também sofre com seus inimigos mortais: as pragas. Confira aqui quais são e como exterminá-las:

Pulgões

Os pulgões podem ser pretos, verdes, cinzas ou marrons. Eles primeiramente se acomodam nas folhas, brotos ou caules. Em seguida, sugam a seiva deixando as folhas enrugadas e amareladas. Um chumaço molhado em uma mistura de água e álcool deve ser passado nas folhas da planta. Certamente isso vai tirar os pulgões de circulação.

Cochonilhas

Estes insetos minúsculos geralmente são de coloração amarela e marrom. Alojando-se primeiramente na parte inferior das folhas e fendas. Ao mesmo tempo que sugam a seiva da buganvília, elas soltam uma substância pegajosa que facilita o ataque de fungos, a saber, o fungo fuliginoso.

Ele deixa um rastro de crosta cerosa nas folhas. O método mais eficiente para exterminar essa praga é passar uma mistura de caldo de fumo e emulsão de óleo.

 

 

 

 

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *