Como plantar bromélia

576{icon} {views}

Aprenda a plantar bromélias passo a passo bem explicado

Brom√©lias linda e multicores. Hoje voc√™ vai conhecer a linda e ex√≥tica brom√©lia: sua origem, como plantar brom√©lia e muito mais…

Origem

Veio do continente americano. A plantação de bromélia é cultivada no sul dos Estados unidos até o norte da Argentina.

Clima e solo

Para o plantio da brom√©lia, elas n√£o podem ficar muito exposta ao sol e a irriga√ß√£o deve ser frequente mas em pouca quantidade para n√£o encharcar o substrato e haver prolifera√ß√£o de fungos. Precisam de lugares com boa ventila√ß√£o, principalmente em viveiros ou locais fechados. Durante o inverno precisam de mais cuidados, j√° que gosta de climas quentes e √ļmidos.

Características da bromélia

Sua floração acontece no verão e suas cores são: vermelha, roxa, vinho, laranja, rosa, verde, amarela e branca. Elas florescem uma vez só. Elas florescem, soltam brotação e depois morrem. Geralmente ela é usada para ornamentos mas também há algumas espécies dela que tem uso farmacêutico como xaropes gripais.

Aqui no Brasil ela é conhecida como Caraguatá do campo. Ela é encontrada geralmente em cerrados brasileiros.Tem folhas tanto largas como estreitas, lisas e serrilhadas, às vezes com espinhos, além de verde tem coloração vermelho, vinho, com manchas listras e pintas.

Plantio

Com sementes (breve explicação):

As brom√©lias tem dois tipos de fruto: baga e c√°psula. O que √© baga? √Č tipo uma bolsinha (mucilagem) onde ficam as sementes lisas. Voc√™ consegue as sementes de brom√©lia, espremendo essas bagas em uma peneira fina. J√° as c√°psulas abrem-se quando ficam maduras e quando isso acontece, j√° devem ser colhidas as sementes que s√£o plumosas e facilmente transportada pelo vento.

Segue como plantar com sementes:

  • Ap√≥s pegar as sementes, lave e deixe secar sobre folhas de papel absorvente √† sombra
  • Pegue uma sementeira ou um recipiente com furos
  • Coloque nele restos de palha, cascas, troncos bem triturados e se tiver partes de um xaxim.
  • Coloque as sementes sobre o substrato j√° umedecido. A dist√Ęncia entre sementes deve ser de 2 √† 3 cm.
  • Quando as mudas de brom√©lia estiverem com 1 ou 2 cm, pulverize adubo foliar
  • Quando estiverem com 4 ou 5 cm, transplante para um pequeno vaso ou copos descart√°veis
  • Deixe ali at√© brotarem suas ra√≠zes
  • Quando estiverem mais desenvolvidas, j√° pode ser transplantada para o solo definitivo

Segue abaixo como plantar bromélia em vasos ou horta:

  • Prepare um vaso dren√°vel (com furos no fundo)¬† e coloque o seguinte substrato:¬† terra, areia, h√ļmus de minhoca, fibras ou casca de coco. Para facilitar a drenagem, coloque no fundo do vaso cacos de vasos quebrados, brita ou isopor. Dica: os de cer√Ęmica s√£o os melhores.
  • Pegue a muda de brom√©lia e transplante para o vaso
  • Nos primeiros 15 dias coloque adubo foliar universal

Em hortas, seria os mesmos procedimento acima, a diferença será o local definitivo de plantio, ok?!

CENTRO DA ROSETA CENTRAL DE UMA BROM√ČLIA

Qualidade de bromélias

Esses são os tipos de bromélias cultivados:

Aichemea (significa ponta de lança)fasciata

Todas tem a roseta central: um tipo de reservat√≥rio onde se acumulam √°gua e bichinhos que por ventura caiam l√°. Tem √≥timos sistemas de ra√≠zes que n√£o “ancoram” nos hospedeiros. Buscam alimentos a partir de detritos que acumulam na casca das √°rvores onde vivem.

Suas hastes s√£o vigorosas. Suas flores variam entre brancas, amarelas, rosa-choque, vermelhas ou p√ļrpuras. S√£o resistentes e seu cultivo √© facil. Aceita baixa umidade do ar, indicando que podem ficar em lugares fechados, mas precisa ser iluminado de forma que o sol n√£o atinja diretamente ela

Alcatarea Imperialis

Tem folhas longas e largas, superf√≠cie cerosa com rosetas em forma de c√°lice. Pode chegar em at√© 2 metros de di√Ęmetro sendo adulta. Por suas ra√≠zes serem fortes e fibrosas, fixam-se se desenvolvendo tamb√©m em pared√Ķes verticais. Leva at√© 10 anos para florescer. Tem variadades de folhas como vermelha, arroxeada e verde.

Alcatarea Imperialis

Vive em meio à rochas e em conjunto com outras bromélias numa boa. Também pode ser cultivadas em vasos grandes.

E temos também a Alcatarea Odorata que tem os mesmos aspectos das bromélias acima.

 

Pragas da bromélia

Cochonilhas

Sugam a seiva da planta e quando escretam o que consomem, fica uma subst√Ęncia¬† na planta que forma bolinhas esbranqui√ßada parecendo algod√£o

Pulg√Ķes

Sugam a seiva da planta transmitindo vírus e intoxicando-a.

Aranha vermelha

Esse “√°caro” se instala na planta, construindo teias para se proteger de poss√≠veis predadores. Essas teias atrapalham as folhas no processo natural da fotoss√≠ntese, tornando a flor mais fraca e fragilizada.

Lesmas

Elas ficam em lugares √ļmidos e sombreados. Danificam as planta √† noite. Raspam as folhas, caules e brotos novos; em infesta√ß√Ķes severas, matam as plantas.

Lagartas

Se alimenta das folhas da bromélia. Seu ataque é geralmente à noite.

GENTE! QUE BROM√ČLIA ESPETACULAR!

Curiosidades da bromélia

Você acha que o abacaxi é um simples fruto? de jeito nenhum! Ele é uma espécie de bromélia que trazida pelo descobridor Cristóvao Colombo chegou à mesa dos Europeus em sua expedição para descobrimento da América.

As rosetas centrais que existem nas bromélias são mini ecosistemas. Lá os pequenos insetos se alimentam da água e abelhas fazem polinização.

O sistema de sa√ļde aqui do Brasil come√ßou a retirar as brom√©lias da natureza alegando que tinham se tornado viveiros do mosquito Aedes Egypti, que transporta o v√≠rus da dengue. Dessa forma a quantidade de brom√©lias tem diminu√≠do e muito.

A Bromélia antiacantha é usada para medicamentos medicinais no tratamento de tosse e bronquite. A coleta de Bromélias na mata tem levado expécies à beira da extinção, como por exemplo a Vriesia hieroglyphica. Ela tem porte majestoso e suas folhas parecem hieróglifos.

Em defesa das bromélias

Chamam as bromélias de parasitas. Isso é puro preconceito visto os benefícios que elas são para animais que se abrigam em suas estruturas. Se for assim, as orquídeas também o são pois sua forma de sobrevivência é a mesma, presa em troncos de árvores, certo?!

Temos as bromélias rupestres que são fixas em pedras e troncos e as terrestres, fixadas no solo. Algumas rupestres vivem além de tronco de árvores até e fios da rede elétricas! Tem algumas que vivem tanto pendurada como no chão.

As pessoas também alegam que as bromélias de jardim atraem cobras, sapos e pernilongos. Vamos com calma. ok?! Pois isso só ocorrerá em matas na natureza ou em locais abandonados.

E daí? Acho linda a bromélia? Deixe aqui nos comentários.

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...
  • Como Plantar D√°lia
    Como plantar Flores
    Em primeiro lugar, a dália é uma flor encantadora com uma beleza singular e com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *