Como Plantar Aranto

382{icon} {views}

Esta planta no primeiro momento certamente causa fasc√≠nio pela textura das folhas e os detalhes das bordas. Parecem mini flores prontas para desabrochar. Al√©m disso tem um nome forte e √ļnico: aranto. Neste artigo, voc√™ vai aprender como cultivar¬†e como cuidar dela. Venha e se renda aos encantos do aranto!

Origem

Primeiramente, temos o aranto de fortuna e o m√£e-de-milhares (Kalanchoe daigremontiana)que seria considerado o amaranto verdadeiro. Esta planta teve sua origem na deslumbrante ilha de madagascar, tamb√©m na √Āfrica e atualmente, √© encontrada com facilidade aqui no Brasil.

Características

Primeiramente, a planta aranto vem da fam√≠lia das suculentas e surpreendentemente, suas sementes s√£o micro folhas que chegam a formar uma “florzinha” em volta de cada folha, parecendo novos brotos.Essas s√£o as sementes do aranto. Ela certamente pode atingir at√© 1 metro de altura.

Suas folhas são lanceoladas e bastante carnudas que medem entre 15 e 20 cm. Além disso,tem coloração verde e as vezes meio acinzentado na parte superior das folhas como também manchas roxas na parte inferior.

As folhas superiores crescem em tamanhos irregulares e consequentemente dobrando a haste principal para baixo. O girassol possui uma variedade de nos com 2 ou 3 folhas em cada um. A temperatura ideal para o aranto viver seria climas quentes como também tropical.

Plantando o aranto

Aqui você vai saber como plantar aranto no chão do quintal, em vasos de cimento, em horta, em jardim, em copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário e onde tiver uma terrinha boa!

Em um aranto bem desenvolvido, você irá perceber que ele possui diversas sementes em volta de cada folha, como se fossem novos brotos. Então, é por essas sementes que você vai iniciar o plantio.

Para cada brotinho que retirar, vai brotar uma nova planta. Se preferir, pode também colher uma folha inteira do aranto e replantá-la, pois também terá um bom resultado. Veja também como replantar, transplantar, mudar de lugar.

Com mudas

Confira agora como fazer mudas de aranto com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente. Apesar de muitas maneiras de plantar, é o broto do aranto que servirá como semente, ou seja, aqui germinar acontece de maneira diferente:

  • Primeiramente, pegue os brotinhos existentes ao redor das folhas de um aranto adulto
  • Em seguida, pegue um vaso pequeno com furos no fundo para drenagem e encha com terra simples
  • Logo ap√≥s, coloque os brotos em cima da terra, sem enterrar
  • Irrigue, borrifando √°gua cuidando para n√£o encharcar a terra
  • O aranto ama sol, sendo assim, pode deixar em exposi√ß√£o direta ao sol

Com uma folha

Voc√™ deve estar em d√ļvida como preparar a terra para plantar aranto, mas n√£o se preocupe. O aranto n√£o √© exigente, por isso, pegue uma terra simples para o plantio.

  • Pegue um vaso pequeno e posteriormente encha com terra simples
  • Tire uma folha inteira de um amaranto adulto, com os brotos em volta da folha e enterre at√© a metade
  • Como regar √© f√°cil. Bata borrifar √°gua ao redor da folha
  • Em pouco tempo voc√™ ver√° a planta germinar e brotar

Floração

Na aranto não tem como fazer polinização pois ela provem dos brotos que nascem ao redor das folhas de um aranto adulto. E também não há certamente época do ano em que floresce com exatidão, pois suas flores saem de forma esporádica.

A planta desenvolve uma inflorescência terminal em forma de guarda-chuva com pequenas flores em forma de sino na cor rosa, acinzentada ou laranja. Em a floração é mais frequente.  Arantos que foram colocados em locais fechados como por exemplo varandas ou dentro de casa, costumam florescer no início do inverno.

Poda

Como podar esta o aranto? A planta depois que brota, seu desenvolvimento é sempre contínuo e firme. Mas se caso acontecer alguma situação em que necessite de poda nas folhas ou flores, basta esterilizar uma pequena tesoura e realizar a poda.

Arranjo de aranto

Geralmente esta planta não é utilizada para esse fim. Mas mesmo assim você quer saber como fazer arranjo de aranto? Pode até fazer mas as folhas e flores vão murchar rapidamente.

Onde comprar?

Pois bem, agora que você se empolgou para ter uma aranto, onde comprar semente ou mudas de aranto pela internet ou loja física? Como já descrito anteriormente, você vai encontrar as folhas que contém os brotos que servem como semente.

Sendo assim, As folhas são encontradas por lojas virtuais que vendem mudas ou também em viveiros de plantas ou lojas físicas de jardinagem.

Benefícios do aranto

Os cuidados com a sa√ļde sempre est√£o ligados as plantas medicinais e o aranto tamb√©m est√° nesse time de plantas do bem. Veja agora os benef√≠cios do aranto:

Ação analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante

O aranto √© muito eficaz no tratamento de inflama√ß√Ķes na garganta e ademais inflama√ß√Ķes existentes no organismo. √Č excelente para curar feridas como tamb√©m machucados. Ele pode ser consumido em forma de ch√° ou suco e para ferimentos, basta colocar uma folha da planta in natura no local afetado com tanto que saia o l√≠quido dentro da mesma.

Alivia e elimina gripes e resfriados

Esta planta tem a√ß√£o anti-histam√≠nica, ou seja, ameniza os sintomas como tamb√©m pode eliminar gripes, resfriados, rinite, rea√ß√Ķes al√©rgicas assim como tosse. O ch√° do aranto ameniza tamb√©m coriza.

Combate o estresse e ins√īnia

O ch√° de aranto tamb√©m √© eficaz contra a ins√īnia e estresse. Ela tem propriedades sedativas e calmantes e posteriormente pode ser adicionado a outros tipos de ch√° como ch√° de erva cidreira, camomila e ademais ch√°s.

Combate o c√Ęncer

O aranto cont√©m subst√Ęncias anticancer√≠genas mas isso ainda n√£o foi comprovado atrav√©s de estudos cient√≠ficos. Sendo assim, a planta deve ser considerada como um complemento e n√£o tratamento principal para a doen√ßa.

Pragas que prejudicam o aranto

Existe sempre um inseto para devorar uma planta na natureza. Isso é pura verdade e certamente o aranto não escaparia dos seus algozes. Existem tipos de pragas que não causam infestação mas que incomodam, ah sim! Incomodam muito. Confira agora como acabar com as pragas que tentam se instalar para dizimar seu aranto:

Caramujo africano

O caramujo africano √© um bicho bonito mas asqueroso, √© grande, marrom e come todas as folhas do aranto se n√£o for exterminado. Surpreendentemente ele deposita mais de 200 ovos! O √ļnico jeito de acabar com ele de uma forma natural √© jogar sal no molusco.

Raspe e retire a superfície da terra onde ele esteve, seja na horta ou no vaso. Este parasita é considerado uma praga e pode inclusive transmitir doenças para o ser humano.

 

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...
  • Como Plantar D√°lia
    Como plantar Flores
    Em primeiro lugar, a dália é uma flor encantadora com uma beleza singular e com ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *