Como Plantar Açafrão

Primeiramente, saiba que esta especiaria é o toque especial que deixam pratos da culinária mais do que deliciosos. E a forma que é extraído é bem curiosa. Hoje neste artigo, te apresentamos o lindo açafrão. Vamos te mostrar como cultivar, como cuidar, como regar, como podar enfim, tudo que você precisa saber para se inspirar e plantar!

Origem

A especiaria a√ßafr√£o, √© retirada do estigma(onde fica o p√≥len) da flor Crocus sativus e sua origem vem do mediterr√Ęneo, principalmente da Europa. Surpreendentemente, √© uma das especiarias mais caras do mundo devido os cuidados manuais para sua produ√ß√£o. Recentemente, ele √© cultivado no Ir√£ e tamb√©m Espanha.

Todavia, está presente nas cozinhas de todo o mundo. Quando a planta seca, posteriormente é retirado dela um óleo de cor amarela usado para coloração de tecidos. Esta planta é muito versátil e principalmente se adapta a qualquer tipo de cultivo. Veja também como fazer mudas de açafrão com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente.

Plantio do açafrão

A temperatura ideal para o açafrão viver é em clima tropical para germinar e brotar, mas também se adapta ao frio desde que exista períodos de 6 meses para o cultivo da planta. O ideal seria ambientes de verão seco como também épocas chuvosas, salvo as chuvas pesadas e climas tão frios a ponto de gear que podem matar o açafrão.

Clima quente e √ļmido, n√£o √© com ela n√£o. Ela precisa de exposi√ß√£o direta ao sol para seu broto crescer. Fazer o cormo brotar √© a coisa mais f√°cil do mundo. √Č s√≥ deixar ele num cantinho da sua casa e posteriormente, quando ele come√ßar a enrugar a brota√ß√£o come√ßa, logo ap√≥s, √© s√≥ plantar.

J√° o uso do solo para seu plantio deve ser f√©rtil de maneira moderada, dren√°vel e principalmente rico em mat√©ria org√Ęnica. O pH do terreno tem que estar entre 5,5 e 7,5, dessa maneira tem como fazer dar frutos no a√ßafr√£o que seria a estigma da flor.¬†A princ√≠pio, a irriga√ß√£o s√≥ deve ser feita quando o solo estiver totalmente seco na primavera.

Volte somente a irrigar no início de outubro. A planta açafrão não é cultivada por sementes, são os cormos que brotam para realizar seu plantio. Aqui você vai descobrir várias formas de cultivo dessa flor.

Tem como plantar açafrão no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, em copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores. Confira logo abaixo:

Plantando açafrão em vasos

O açafrão além de ficar bonito por sua flor ser tão vívida com suas cores vibrantes, tem como replantar, transplantar, mudar de lugar, ou seja, fica ao seu critério deixar no vaso ou plantar no jardim. Veja agora como plantar açafrão em vasos:

  • Antes de tudo, separe um recipiente ou vaso m√©dio e acrescente o substrato que pode ser a terra simples misturada com h√ļmus de minhoca, farinha de ossos, casca de ovo em p√≥, serragem como tamb√©m esterco de curral curtido.
  • Fa√ßa uma cova funda. Dessa maneira o cormo tem espa√ßo para os brotinhos crescerem com folga.
  • Cubra com a terra e borrife √°gua a ponto de apenas umedecer
  • Dependendo do tamanho do recipiente pode plantar mais de um cormo

Plantio com estacas ou estaquia

O açafrão não tem o cultivo por estaquia ou estacas. Isso porque o seu rizoma brota facilmente e a estaquia não dá certo com essa cultura.

Quanto tempo demora para o açafrão estar pronto para colher?

A época do ano que dá frutos o açafrão, ou seja, seu estigma é no outono e demora de 5 a 7 meses para colher logo após a brotação dos cormos. Quando ele começa a amarelar as folhas, já é hora da colheita. 

Quero comprar cormos de açafrão

Você não tem idéia onde comprar cormos de açafrão? Onde comprar sementes ou mudas de açafrão pela internet ou loja física, o que na verdade seriam os cormos são encontrados em lojas tanto físicas(viveiro de plantas) como também lojas virtuais da internet.

Açafrão da terra x açafrão

Aqui em nosso pa√≠s muitas pessoas acham que a c√ļrcuma, conhecida como a√ßafr√£o-da-terra √© a mesma coisa que o a√ßafr√£o. A diferen√ßa √© grande, isso porque da c√ļrcuma √© feito p√≥ do rizoma para complementar o tempero de nome curry. Tal confus√£o se devido as cores id√™nticas que apresentam em sua prepara√ß√£o para consumo.

Todavia a diferen√ßa ainda √© mais gritante se compararmos como √© extra√≠do a mat√©ria prima de cada uma. Do a√ßafr√£o da terra ou c√ļrcuma, utiliza-se o rizoma que cresce de forma subterr√Ęnea enquanto que do a√ßafr√£o, √© usada a flor.

Outra diferen√ßa est√° no pre√ßo do produto. A c√ļrcuma √© infinitamente mais barata que o a√ßafr√£o em compara√ß√£o, 100 gramas do a√ßafr√£o da terra valem apenas 10% do valor da mesma unidade em a√ßafr√£o. Mas apesar de car√≠ssimo o a√ßafr√£o traz a vantagem de somente um pouquinho de sua composi√ß√£o ter alto poder de concentra√ß√£o.

Benefícios do açafrão

Por seu valor t√£o alto, o a√ßafr√£o tem que ter benef√≠cios para nossa sa√ļde e certamente tem. O a√ßafr√£o verdadeiro, que seria o qual utilizamos a flor, tem propriedades antioxidantes, antidepressivas antiss√©pticas e anticonvulsivas.

Além disso também possui muitos minerais importantes para nosso organismo tais como magnésio, zinco, ferro, potássio assim como o cobre. Possui vitaminas A e C.

  • Ameniza os sintomas da TPM
  • Previne a ejacula√ß√£o precoce
  • Por conter serotonina, o a√ßafr√£o combate o estresse, ansiedade e depress√£o
  • O a√ßafr√£o cont√©m a√ß√£o antioxidante que contribui para sa√ļde do sistema neurol√≥gico prevenindo o Mal de Alzheimer e principalmente previne o c√Ęncer
  • Outro benef√≠cio dos antioxidantes presentes no a√ßafr√£o √© equilibrar os n√≠veis de colesterol e diminui√ß√£o de triglicer√≠deos
  • Tamb√©m beneficia a sa√ļde do sistema circulat√≥rio do organismo
  • Por ter benef√≠cios para o sistema nervoso e neurol√≥gico, o a√ßafr√£o contribui para uma boa mem√≥ria e ademais fun√ß√Ķes cerebrais

Pragas que prejudicam o açafrão

Nem o valioso a√ßafr√£o escapa dos parasitas. Confira os parasitas e “inimigos” do a√ßafr√£o e descubra como acabar com as pragas

Nematoide

O nematoide se alimenta das raízes, diminuindo drasticamente o crescimento da planta. A absorção de água e nutrientes é afetada e posteriormente, prejudica o crescimento do açafrão. Infelizmente é quase que impossível eliminar esta praga quando já está instalada na planta.

√Č preciso ter a preven√ß√£o como ferramenta. Fazer o cultivo do a√ßafr√£o com materiais esterilizados assim como evitar o plantio em regi√Ķes onde j√° teve incid√™ncia desse parasita. Os coelhos, esquilos, ratos e p√°ssaros devoram a flor, caule e ademais partes da flor a√ßafr√£o.

Quando não consumir açafrão

O a√ßafr√£o verdadeiro em si n√£o faz mal nenhum para nosso organismo. O problema est√° no consumo exagerado que pode causar n√°useas, palpita√ß√Ķes al√©m disso tamb√©m a pessoa pode apresentar sintomas de arritmia card√≠aca, fraqueza, suor frio, tontura como tamb√©m confus√£o mental.

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro n√£o √© o famoso papagaio! √Č uma planta cheirosa que...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *