Como plantar Jaborandi

Aprenda a plantar o Jaborandi no passo a passo

O jaborandi é usado para fins medicinais, estéticos e seu fruto tem a forma de uma pimenta malagueta . Veja neste artigo, como plantar Jaborandi e outras curiosidades sobre esta curiosa planta!

O que é o Jaborandi

O Jaborandi (Pilocarpus Rutaceae), é um arbusto que pode atingir de 3 a 7 metros de altura. E ele existe desde o norte do Pará até a região sul do país no Rio Grande do sul. Afinal de contas, o que é o Jaborandi?

Muitos arbustos medicinais receberam o nome Jaborandi como por exemplo as da espécie Piper, Verbena e Herpestes e outras da família da Rutaceae como a Esenbeckia, Zanthoxylum e a Monnieria. Mas o verdadeiro Jaborandi pertence à categoria de Pilocarpus, da família Rutaceae.

O nome Jaborandi, planta nativa da Amaz√īnia vem de “erva daninha baba” devido √† saliva√ß√£o intensa que produz no indiv√≠duo que a consome. Ela tem propriedades diur√©tica, sudor√≠fera, aumenta a saliva e age como revitalizante capilar.

                       

Ela √© fortemente cultivada no Maranh√£o onde √© produzido 95% de toda produ√ß√£o do pa√≠s e durante 30 anos tem sido considerada uma das plantas nativas mais importantes do Brasil. O Pilocarpus Microphyllys √© chamado de “Jaborandi do Maranh√£o” ou ainda “Jaborandi leg√≠timo” por seu alto teor de alcaloide nas folhas.

Do ano de 1970 em diante, o Jaborandi foi extra√≠do de t√£o forma que em 1999 j√° estava na lista de plantas medicinais nativas em extin√ß√£o folhas de forma indevida. Ela produz a pilocarpina, uma subst√Ęncia usada na fabrica√ß√£o de col√≠rio para tratar o glaucoma, s√©ria doen√ßa que atinge os olhos.

Como Plantar Jaborandi

Agora você vai saber como plantar Jaborandi. Como já descrito o Jaborandi é uma planta nativa, ou não necessita de cuidados especiais para seu plantio, se você quiser plantar com sementes, não precisa preparar a terra com adubo, basta fazer uma cova  funda e em seguida, cobrir com terra.

Deixe um bom espa√ßamento entre um arbusto e outro pois eles tendem a ser bastante espa√ßosos. N√£o h√° necessidade de regar muito pois esta planta √© acostumada ao clima tropical. √Č importante que a terra esteja √ļmida, mas n√£o a ponto de encharcar.

Plantar em vaso ou horta

Para plantar em vaso ou horta, primeiramente vamos começar explicando como plantar o Jaborandi em vasos. Você pode estar utilizando uma sementeira com terra preta e outra comum misturada.

Mudas de Jaborandi

Para ter mudas de Jaborandi, voc√™ pode utilizar a sementeira ou prepare um vaso grande com furos no fundo para evitar o ac√ļmulo de √°gua e coloque uma camada de pedra brita para ajudar no processo.

Em seguida, acrescente a terra que pode ser preta ou comum. Faça um buraco fundo para plantar as mudas ou sementes e depois cubra com a terra.

Na horta

Passado um bom tempo, será necessário transferir a Jaborandi do vaso para o terreno definitivo, ou seja, na horta, pois ela cresce muito. 

Plantação de Jaborandi

Para uma boa plantação de Jaborandi, é só escolher o espaço, fazer a cova e lançar as sementes ou acomodar as mudas. Cubra com terra e finalize umedecendo a terra com água. 

Lembrando que entre sementes ou mudas, o espaçamento deve ser amplo pois essa planta se expande bastante, tanto na vertical como na horizontal.

Fruta

O Jaborandi não possui fruta. Suas flores nascem em forma de cachos e sua semente fica dentro das flores que quando secam deixam as sementes expostas para replantio da espécie.

                      

Os benefícios do Jaborandi

O Jaborandi tem a√ß√£o anti-inflamat√≥ria, expectorante, antirreum√°tica, emoliente e laxativa. O Jaborandi evita a queda de cabelo e ali√°s, tamb√©m combate a indesej√°vel caspa. √Č riqu√≠ssimo em pectina e no alcaloide pilocarpina.

Força para os cabelos

Est√° planta √© amplamente usada na ind√ļstria cosm√©tica por fortalecer e dar um crescimento saud√°vel aos cabelos. Os benef√≠cios do Jaborandi est√£o na forma de shampoos, condicionadores, cremes de tratamento e √≥leos capilares.

Sa√ļde para os olhos

O princípio ativo da pilocarpina trabalha nos olhos ora dilatando, ora retraindo as pupilas dos olhos combatendo o glaucoma tanto aberto como o fechado. A pressão alta nos olhos e o descolamento de retina também podem ser tratados com o Jaborandi. 

Cuida do aparelho respiratório

Além desses benefícios, a planta também age no sistema respiratório, combatendo asma, bronquite e pneumonia. O chá do Jaborandi trabalha causando dilatação nos aovéolos pulmonares, facilitando a respiração e amenizando crises de asma e pneumonias bacterianas.

Previne e controle a diabetes

Outro benef√≠cio maravilhoso do Jaborandi √© a preven√ß√£o e combate √† diabete. Um bom ch√° de Jaborandi certamente vai ajudar a equilibrar os n√≠veis altos de glicose no sangue. Tamb√©m elimina o problema de intestino preso e usado no banho, traz sa√ļde para pele e cabelos.

Eficiente para problemas renais

Faz bem para os rins quando apresenta paralisia. Apesar de muitos n√£o indicarem, o Jaborandi pode ser usado para melhora deste quadro, mesmo quando o paciente precisa fazer hemodi√°lise.

Elimina doenças transmissíveis

O Jaborandi ajuda a tratar c√≥licas hep√°ticas e intestinais, eliminando a dor. √Č um poderoso rem√©dio natural para doen√ßas sexualmente transmiss√≠veis como a gonorreia, HPV e o cancro mole.¬†

Acaba com a calvície

O jaborandi é um eficiente estimulante que age no couro cabeludo fazendo os cabelos crescerem novamente fortes e brilhosos.

Expectorante

O jaborandi √© um excelente expectorante que elimina o catarro dos pulm√Ķes.¬†

Rea√ß√Ķes adversas

O consumo em excesso do Jaborandi pode causar rea√ß√Ķes adversas como:

  • Est√≠mulo da musculatura braquial provocando broncoespasmos
  • Pode causar n√£o s√≥ o aumento de volume da bexiga, condutores biliares e ves√≠cula como tamb√©m formar c√°lculos nesses √≥rg√£os
  • Pode provocar dor nos olhos e depress√£o no sistema respirat√≥rio.
  • O Jaborandi n√£o pode ser consumido por lactantes. Gr√°vidas e pessoas que sofram de algum problema card√≠aco

Como usar o Jaborandi

Como usar o Jaborandi é muito simples. Pois ele pode ser usado como chá, extrato e suas folhas quando maceradas, produz uma tintura.  O Jaborandi em pó é usado para consumo alimentar como em sobremesas e sucos e também pode ser acrescentado em receitas de bolo e tortas.

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como Plantar Arruda
    Como Plantar Ervas
    Antes de tudo, este erva é muito conhecida por espantar o mal olhado e usado em ...
  • Como plantar Capim Lim√£o
    Como Plantar Ervas
    A princípio, parece estranho perguntar pois esse vegetal dá em qualquer canto do...
  • Como Plantar Babosa
    Como Plantar Ervas
    A barbosa, ops... kkkk... a babosa, é uma planta muito conhecida em todos os jar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *