Como plantar hortelã

Como plantar hortelã tudo passo a passo

Hoje em dia na era “workaholic” ou trabalho compulsivo, é difícil quem não conheça alguém que é ligado na tomada 220 w, 24 horas por dia. E para muitas dessas pessoas, o que não pode faltar, após um período de trabalho estressante, é tomar um belo chá de hortelã para relaxar! Nesse post você vai descobrir o que é o hortelã, seu cultivo e benefícios.

VAMOS TOMAR UM CHÁ !?

 

O hortelã (ou menta) é dificílima para geminação das sementes, o que torna mais demorado todo o processo… e agora? Como cultivar hortelã diretamente com as sementes? Mas se mesmo assim você quiser arriscar… aí vai a dica:

Preparando o solo

Inicialmente, faça a limpeza da terra tirando as pedras e resto de outras culturas. Are bem a terra de forma que o solo fique bem nivelado. O hortelã gostde lugares úmidos e de clima temperado.

Você pode plantar suas sementes direto na terra ou em um composto para depois cuidar das mudas de hortelã em um lugar coberto ou até dentro de casa. Não necessita de grandes cuidados (o que é ótimo para quem quer ter essa belezinha plantada e não tem muito tempo para cuidar).

Plantio de mudas

Corte o galho de um hortelã adulto, 2 cm acima da junção de uma haste. Deixe o ramo descansando em um copo com água e observe. Em pouco tempo espere ver raízes brancas saindo do galho cortado. Obs: você também pode comprar mudas prontas diretamente em lojas especializadas no plantio de ervas.

 Em vasos ou na horta

Para plantar hortelã no vaso ou horta você deve transplantar suas mudas do copo para o vaso, tendo o cuidado de enrolar as raízes que estejam muito longas. O pé de hortelã precisa de muito espaço para se desenvolver por isso é importante que o vaso tenha no mínimo 30,5 cm de diâmetro.

compre um vaso com furos de drenagem no fundo pois é nesse tipo de terra que a planta prospera. Coloque no vaso uma porção de terra mistura com composto e em seguida a muda de hortelã e termine adicionando terra ao redor de forma que ela se sustente.

Adubo

  • Composto – estrume de vaca e ovelha.
  • Adubo verde – azevém, luzerna e favarola

Irrigação

Como a hortelã gosta de lugares úmidos, o solo onde está plantada deve estar constantemente úmida. Regue à ponto de você ter certeza de que a água chegou até as raízes, não deixe a terra secar. Em climas quentes, talvez precise regar várias vezes ao dia.

Poda

Antes de usar o hortelã ou fazer uma poda, aguarde até que ela esteja cheia de folhas. Fazer podas frequentes torna o sabor mais forte e ajuda na integridade da planta.

Seu desenvolvimento é excelente se tomar sol por 6 horas ou mais, com pouca luz no inverno, ele pode morrer.

Tipos de Hortelã e seus benefícios

Tem variedades crispadas, variegadas, verdes escuras, verdes claras. Usa-se as folhas e flores.

Hortelã verde

É mais comum em hortas e terrenos baldios. Suas folhas são bem miudinhas. Ótimo no trato para gases intestinais e também tem propriedades calmantes que ajudam os bebês e crianças a dormir melhor; indicado também para gripes e resfriados.

Hortelã Grossa

Também conhecido como Malvarisco, ela tem folhas grandes, ela parece três em um: parece boldo, tem cheiro de orégano e  nome de hortelã!

Além de ser usada para temperar carnes (região norte e nordeste do país) também é anti-inflamatório, ajuda no tratamento do reumatismo, bom para problemas respiratórios, ajuda na digestão e estimula o bom funcionamento do fígado.

Bom para gastrite, tosse, gripe, garganta, usado no trato para tumores; é antibacteriano. Calmante, também alivia gases intestinais e usado também para infecções urinárias.

Hortelã Vick

Também chamada de hortelã japonesa. Ajuda a descongestionar as vias nasais, bom para eliminar gases, para azia e dor de estômago, ótimo também em casos de enjôo, vômito e náuseas.

Hortelã Levante

Seu nome completo é elevante hortelã silvestre ou também alevante. É usado para chás no tratamento digestivo e respiratório; bom para tosse e  insônia, pois dá sono.

Hortelã Pimenta

Além das semelhanças dos outros tipos de hortelã, esse tem efeito depurativo, laxante, calmante e antisséptico, também usado para halitose (mau hálito).

O óleo de hortelã

óleo de hortelã pimenta pode ser usado na pele para acalmar, aliviar dor muscular, combater infecções bacterianas, entre outros benefícios.

Xô moscas, mosquitos e formigas

Coloque vasos de hortelã nas varandas e no parapeito das janelas. Elas detestam o aroma. É um repelente natural contra formigas, acaba por afastá-las da horta.

O hortelã é mais uma planta utilitária e versátil da nossa lista: serve para atrair abelhas e repelir pragas de couves, afídeos, escaravelhos e até ratos!

Cuidado com as pragas

Verticillium wilt

É uma doença fúngica que entra na raiz de hortelã e age até matá-la. O patógeno vive no solo por muitos anos sem qualquer planta hospedeira. Além de matar a planta, adoece também o solo.

Ferrugem de menta

Também é uma doença fúngica onde o agente patógeno cria manchas laranja-marrom nas folhas e faz com que elas caiam.

Pulgões e ácaros

Pulgões e ácaros são pragas que “moram” na parte debaixo das folhas e fazem pontos nas folhas, descoloração e queda das mesmas.

SÃO FEITOS PRATOS DELICIOSOS COM A HORTELÃ

Hortelã na cozinha

É muitíssimo usado na culinária árabe em kibes, carneiros, esfiras e tabule. Também fica especial em sucos, sorvetes e saladas e no tempero do camarão.

Experimente em saladas frescas com alface, rúcula, tomate-cereja, manjericão, pepino, frutas secas, abobrinhas, ervilha e grão-de-bico.

Combina também em batidas e sucos de pêssego, abacaxi e kiwi e melancia.

 Limpa panelas

Para limpar panelas e frigideiras sujas, prepare um creme de hortelã levemente abrasivo e perfumado:

  • 50 gramas de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de detergente
  • 1 colher de chá de água
  • folhas de hortelã secas e moídas

Perfuma armários e gavetas

  • Deixe o hortelã secar naturalmente. Depois de seco, faça saquinhos perfumados com lavanda, cravo, casca de laranjas secas. Também pode ser usado em um travesseiro de ervas.

Outra plantinha poderosa não?! Qual a sua opinião? Deixe nos comentários. Até mais.

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Lúpulo
    Como plantar cereais
    O lúpulo é um grão muito valioso. Isso porque e faz parte da composição da paixã...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como Plantar Arruda
    Como Plantar Ervas
    Antes de tudo, este erva é muito conhecida por espantar o mal olhado e usado em ...
  • Como plantar Capim Limão
    Como Plantar Ervas
    A princípio, parece estranho perguntar pois esse vegetal dá em qualquer canto do...
  • Como Plantar Babosa
    Como Plantar Ervas
    A barbosa, ops... kkkk... a babosa, é uma planta muito conhecida em todos os jar...

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *