Como Plantar Guaco

A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente por povos indígenas que faziam uso da planta para combater veneno de cobras, tanto que ainda é usado em forma de cataplasma para além de mordidas de cobras, tratar picadas de ademais animais peçonhentos.

Viu o poder curativo do guaco? Deu curiosidade? Então venha conhecer mais sobre esta incrível herbácea. E também aprenda como fazer mudas com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente água. Apesar de ter onde comprar sementes ou mudas de guaco na internet ou loja física, é preciso saber como fazer o plantio.

E além disso, você vai saber o passo a passo de como regar, como podar, como cultivar, como cuidar, como semear o guaco. Dê uma paradinha no que estiver fazendo e venha saber como preparar a terra para plantar guaco.

Origem

O guaco √© nativo das matas atl√Ęnticas brasileiras, proveniente de borda de rios, matas prim√°rias bem como vegeta√ß√£o suscet√≠vel a inunda√ß√Ķes. Mas tamb√©m faz parte das matas do Uruguai, Paraguai como tamb√©m Argentina. Aqui em territ√≥rio brasileiro, predominam os tipos, esp√©cies de guaco Mikania laevigata e Mikania Guaco.

Características

Tamb√©m chamado de Erva de bruxa, Cip√≥-catinga, Erva-de-cobra, Erva-de-serpentes, Erva-de-sapo, Cora√ß√£o-de-Jesus, Cip√≥-sucuriju, Guaco liso, de cheiro, trepador,¬† o guaco, da familia Compositae, √© uma planta arbustiva e cresce em formato de cip√≥. √Č de car√°ter perene, lenhosa e sem garras para prender. Seu caule tem caracter√≠stica cil√≠ndrica estriada e vol√ļvel, ramoso e de colora√ß√£o castanha.

Suas folhas tem cor verde brilhante, opostas, cordiforme e pecioladas. Sua consistência é rígida levemente coriácea, em formato triangular sendo de bordo inteiro e com 5 ou 7 nervuras em sua base.

Suas flores são brancas e reunidas em pequenos buquês que são agrupados por cachos de 30 cm de comprimento. Seu fruto e piloso, aquênio com 3 mm de comprimento.

Plantio do guaco

O solo deve ser arenoso, argiloso, como tamb√©m muito √ļmido, por√©m, n√£o encharcado, com pH entre 6 e 6,5. N√£o se desenvolve facilmente sendo plantado direto na terra. Se desenvolve em clima tropical ou subtropical e a temperatura ideal para o guaco viver √© entre 18¬ļ C e 25¬ļ C.

Germinar galho ou folha

Antes de saber como plantar guaco no ch√£o do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em √°rvores, terr√°rio, casa, apartamento, aprenda a germinar sua futura planta:

  • Primeiramente, retire um galho novo de um guaco j√° adulto, cortando entre a axila e o caule
  • Em seguida, deixe ele descansando em um recipiente cheio de √°gua e com uma camada de areia no fundo. Deixe em local bem iluminado, por√©m, n√£o exposto ao sol
  • Fa√ßa o monitoramento e quando o galho estiver com 2 ou 3 ra√≠zes, j√° est√° na hora de plantar
  • Geralmente em 1 semana, o galho j√° ter√° muitas ra√≠zes
  • Voc√™ tamb√©m tem a op√ß√£o de utilizar apenas uma folha deixando o talo na √°gua que posteriormente, ir√° brotar ra√≠zes

Plantando por estaquia em vasos de cimento, garrafa pet, em apartamento

Primeiramente, tem como plantar em apartamento seu guaco, porém, mais tarde vai precisar transplantar para um local aberto, já que a planta se alastra como toda boa trepadeira, salvo se fizer constantes podas para a planta não se desenvolver tanto:

  • Corte um galho de um p√© de guaco adulto e e limpe a parte inferior do mesmo, deixando somente a parte a√©rea
  • Logo depois, coloque a estaquia em um recipiente com √°gua
  • Entre 3 a 4 meses, as ra√≠zes ter√£o brotado e a muda j√° estar√° pronta para ser plantada no solo definitivo
  • Prepare a garrafa pet, vasos de pl√°stico ou ademais recipientes, com furos no fundo para drenagem
  • Misture terra simples com h√ļmus de minhoca e enterre o galho deixando somente uma gema para fora
  • Pressione levemente com os dedos para ficar firme e irrigue somente se for necess√°rio

Em jardim ou horta

  • Pegue estacas grossas de um guaco adulto sadio com tr√™s gemas em cada galho
  • Prepare a terra misturando h√ļmus de minhoca e enterre at√© duas gemas do galho, deixando somente uma para fora com duas folhas na parte a√©rea, corte essas folhas ao meio
  • Em seguida, fa√ßa o tutoramento, colocando estrado de madeira ou outro tipo de apoio, pois como j√° descrito anteriormente, √© uma planta trepadeira.
  • O espa√ßamento ideal, no caso de serem v√°rias mudas, √© de 1 a 1,5 metros entre plantas e 2 metros entre linhas.
  • Em 2 ou 3 meses, a estaquia ir√° germinar, mostrando o broto, ou brotos.

Irrigação

A irrigação do guaco deve ser moderado. Deve ser molhado somente a ponto de umedecer, tomando os devidos cuidados para evitar o encharcamento do solo.

Floração

Antes de tudo, saiba que o guaco só floresce se estiver recebendo constante exposição solar. Como fazer florir, como fazer a polinização do guaco?

A planta é bastante procurada pelas abelhas melíferas na época do ano que floresce o guaco, que seria em janeiro para algumas espécies e em setembro, para outras. Isso porque a planta exala um aroma leve de baunilha, vindo do seu princípio ativo, a cumarina.

Colheita

A √©poca do ano que d√° frutos ou melhor per√≠odo para fazer a colheita do guaco, √© no fim do inverno e come√ßo da primavera. Seis meses logo ap√≥s sair o broto ou ra√≠zes, o guaco j√° pode ser colhido. Apesar de ser usado amplamente na ind√ļstria farmac√™utica o uso do guaco √© limitado somente a isso at√© porque n√£o tem como fazer arranjo bonito, com folhas de guaco.

Lua para plantar

Como não podia deixar de ser, a lua é a principal influenciadora para fazer as plantas germinarem e crescerem vigorosas. E a melhor lua para plantar o guaco seria a lua cheia.

Benefícios do guaco

A princ√≠pio, o xarope feito de guaco ou ch√° de guaco, tem muitos benef√≠cios para a sa√ļde respirat√≥ria. Entretanto, a planta tamb√©m age combatendo outras doen√ßas devido a sua a√ß√£o anti-inflamat√≥ria. Confira:

Trata problemas respiratórios

A bronquite √© um problema que ataca os br√īnquios do pulm√£o, ocasionando uma s√©ria e cr√īnica inflama√ß√£o que provoca os sintomas de falta de ar, tosse com muco, ronco e chiado no peito, fadiga, febre, calafrio, desconforto bem como dificuldade de falar.

Auxílio ao tratamento da bronquite

O ch√° de guaco ou xarope age como broncodilatador, auxiliando no tratamento da bronquite por possuir subst√Ęncias broncodilatadoras, ou seja, trabalham no relaxamento do m√ļsculo bronquial e aumenta a passagem de ar pelos br√īnquios.

Al√©m disso, tem a√ß√£o anti-asm√°tica prevenindo e combatendo com efic√°cia asma, tosse, inflama√ß√£o das pleuras, tecido que reveste os pulm√Ķes. O guaco tamb√©m √© usado para tratar resfriados, gripe e dores de garganta, sinusite, rinite e catarro.

Sem inchaços

O guaco induz e estimula a transpiração do corpo, ou seja, sua ação sudorífica beneficia a perda de peso, evitando a retenção de líquidos pelo organismo.

Analgésico natural

Esta planta tamb√©m tem a√ß√£o anti-espasm√≥dica e analg√©sica, certamente prevenindo e combate a atrite. Tamb√©m e eficaz contra inflama√ß√Ķes intestinais, √ļlceras, pode ser usado para tratar problemas de reumatismo.

Tamb√©m auxiliar no tratamento de √ļlceras, nevralgias, problemas cut√Ęneos como feridas, incha√ßo, vermelhid√£o e picadas de cobras e insetos ou animais pe√ßonhentos.

Sem cólicas ou diarreia

Independente da causa, o guaco é excelente para tratar problemas como por exemplo cólicas e diarreias.

Enxaguante bucal

Serve como um excelente enxaguante bucal devido a sua ação bactericida.

Herpes

A a√ß√£o anti-bactericida, anti-bacteriana e anti-f√ļngica que existe no guaco previne e combate a herpes genital.

Contra-indicação

O guaco, ou melhor, o chá de guaco é contra indicado para indivíduos que:

  • Tenham problemas no f√≠gado
  • Hipertens√£o
  • Fa√ßam uso de medicamentos anticoagulantes
  • Mulheres gr√°vidas
  • Crian√ßas que tenham menos de 1 ano de idade, principalmente se tiver problemas de coagula√ß√£o
  • Pessoas al√©rgicas a cumarina, podendo causar falta de ar e tosse
  • O uso exagerado de guaco, tamb√©m pode causar hemorragias, acelera√ß√£o dos batimentos card√≠acos, v√īmitos, press√£o alta como tamb√©m diarreia.

Pragas no guaco

O benéfico guaco também não escapa do ataque de certos tipos de pragas. Por isso, separamos as mais conhecidas e como acabar com essas pragas:

Antracnose

Esta doença, a antracnose pode apresentar manchas escuras e necróticas de forma circular. Os rizomas, ou seja, as raízes também são atacadas e mostram podridão de consistência consequentemente firme, extenso e com formatos irregulares. A coloração das manchas variam de marrom claro para avermelhado.

Por consequência da destruição dos tecidos vegetais, vasculares do rizoma, que são os principais responsáveis pelo transporte da seiva, as plantas ficam doentes apresentando seca e murcha progressiva, iniciando pelas folhas e ramos mais velhos.

Para fazer o controle dessa praga é preciso:

  • Mudas livre de pat√≥genos
  • A primeiro sinal da doen√ßa, a aduba√ß√£o com nitrog√™nio e pot√°ssio, devem ser suspensa na hora
  • Tratar as mudas ou plantas com imers√£o em fungicida

Ferrugem

Esta doen√ßa √© causada por um fungo onde os sintomas s√£o les√Ķes de colora√ß√£o amarelada, visualmente parecidas com ferrugem e s√£o recobertas por uma camada pulverulenta.

Geralmente est√£o na parte de cima das folhas e forma p√ļstulas na parte debaixo das mesmas. Al√©m, disso a ferrugem tamb√©m pode surgir no caule como tamb√©m nas flores, se houverem. Ao passar do tempo, essas manchas se tornam necr√≥ticas.

A doen√ßa prejudica o processo de fotoss√≠ntese das folhas do guaco e ramos, provocando consequentemente, o desfolhamento, enfraquecimento e em infesta√ß√Ķes mais severas, a morte da planta.

Oídio

Semelhantemente como as doenças anteriores, essa também é provocada por fungos e os sintomas do seu ataque é o aparecimento de um bolor com aspecto pulverulento de cor branca e levemente cinza, mais marcante na parte de cima das folhas e também pode atacar os ramos jovens assim como as flores do guaco.

A doen√ßa diminui a efic√°cia da fotoss√≠ntese, reduzindo seriamente o desenvolvimento da planta. Em infesta√ß√Ķes mais severas, acontece o retorcimento do caule queda das folhas, flores como tamb√©m o desfolhamento. A forma de eliminar tal doen√ßa, somente com fungicida espec√≠fico.

Míldio

O míldio é mais uma praga causada por consequência de um fungo. Seus sintomas são bolor esbranquiçado e pulverulento nas flores e folhas, causando a dificuldade de fotossíntese do guaco, causando enfraquecimento e em casos mais severos mata dos ramos, pecíolos e consequentemente, a mote da planta.

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Palma Forrageira
    Como Plantar Caule
    A palma forrageira lembra muito bem um cacto sem espinhos,  mas não é! Primeiram...
  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Capim Elefante
    Como plantar Grama
    Primeiramente, o capim elefante, não tem esse nome por acaso. Isso porque ele é ...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Coroa de Cristo
    Como plantar Flores
    Esta flor tem um significado bem nobre devido ao seu nome"coroa de cristo" por c...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *