Como plantar Cominho

Esse temperinho é uma das especiarias mais usadas na gastronomia mundial. Com toda certeza, somos mais acostumados com a pimenta do reino, alho, cebola e cheiro verde entre muitos temperos.

Mas o cominho, é um condimento que merece ser experimentado e usado em sua cozinha. Confira agora como plantar cominho passo a passo e mais algumas curiosidades.

Origem

O cominho é uma planta conhecida desde os temos remotos da civilização. Isso porque ele é conhecido desde a época do povo celta que posteriormente passou o conhecimento para os romanos.

Este temperinho depois chegou aos √°rabes, turcos, enfim, ficou conhecido no mundo inteiro mas sua origem real veio do Egito e mediterr√Ęneo oriental. Atualmente ele √© cultivado em larga escala na √Āfrica do Sul, Oriente M√©dio, M√©xico e √ćndia.

Características

O cominho é uma planta pertencente a família das umbelíferas, a saber, da erva-doce e salsa. São das suas sementes que é extraído a especiaria com um sabor picante e levemente amargo. As sementes marrons são as mais consumidas no entanto, a semente do cominho preto certamente também pode ser usado, porém, é mais oleoso que o marrom.

√Č uma erva de caule reto, com frutos alongados e pequenos e al√©m disso, tem listras na parte externa. Suas folhas se formam em fios finos. Sua altura pode chegar at√© 80 cm de altura e na parte interior de sua semente fica a mat√©ria prima para a produ√ß√£o do tempero. √Č usado na forma de semente mo√≠das ou em p√≥ para temperar carnes.

Plantio do cominho

Para o plantio do cominho, o solo deve ser f√©rtil, bem drenado e al√©m disso precisa ter bastante mat√©ria org√Ęnica. O pH do solo deve estar entre 6,8¬† e 8,3 apesar de se desenvolver em solos mais √°cidos.

A temperatura do ambiente precisa ser de 10¬ļ a 26¬ļ graus. Certamente a erva gosta de clima temperado. O solo deve ser √ļmido sem estar encharcado e precisa de luz solar pelo menos algumas horas do dia.

Como plantar cominho em vasos ou horta

  • Pegue um vaso pequeno ou m√©dio com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Em seguida, acrescente terra comum misturada a terra com material org√Ęnicos (casca de ovos, restos vegetais e etc)
  • Se preferir, pode cultivar as mudas tamb√©m em sementeiras
  • Logo ap√≥s colocar terra no vaso, enterre semente a 5 mm de profundidade aproximadamente
  • Cubra com a terra e umede√ßa com terra sem encharcar
  • Dentro de 21 dias, os brotos estar√£o surgindo para transplantar ao solo definitivo

Na horta

  • Voc√™ pode fazer pequenas covas, lan√ßar as sementes e cobrir com terra
  • E do mesmo modo, pode plantar as mudas, √≥ que fazendo covas obviamente maiores.
  • O espa√ßamento deve ser 40 cm entre linhas e de 15 √† 25 cm entre plantas

Quanto tempo demora para colher o cominho?

De 3 a 4 meses após a germinação da semente, a colheita já pode ser feita.

Como adubar o cominho?

Certamente n√£o h√° nada melhor que o adubo org√Ęnico que n√£o faz mal nenhum para n√≥s e nem para o solo e plantas.¬† Por isso, nada melhor que adubar seu cominho com torta de mamona ou cascas de pinos.

Benefícios do cominho

Esta erva tem muitos nutrientes e minerais que beneficiam muito nosso organismo. O cominho tem propriedade antif√ļngica, carminativa, antibacteriana e estimulantes. Confira logo abaixo:

Controla o colesterol

O cominho tem capacidade de equilibrar o colesterol do sangue em virtude de ter em sua composição ação hipo lipidêmica.

Boa digest√£o

A subst√Ęncia que produz o aroma da erva √© o cuminalde√≠do presente no √≥leo de cominho. Ele estimula as gl√Ęndulas que produzem a saliva. Al√©m disso, a erva tem o timol, subst√Ęncia que estimula as gl√Ęndulas que soltam √°cidos biliares e por conseguinte enzimas que proporcionam uma digest√£o saud√°vel.

Cura a hemorroidas

A erva tem fibras que beneficiam o bom tr√Ęnsito intestinal como tamb√©m funciona como um laxante natural.

Serve para aumentar a imunidade

O cominho tem ferro, √≥leos essenciais bem como as vitaminas A e C. Todo esse pelot√£o junto, proporciona uma prote√ß√£o contra v√≠rus que causam infec√ß√Ķes, inflama√ß√Ķes e por conseguinte, v√°rias doen√ßas. Ali√°s, a vitamina C √© um poderoso antioxidante que combate os radicais livres impedindo doen√ßas cardiovasculares e o c√Ęncer.

Prevenção da diabetes

A planta equilibra o n√≠vel de a√ß√ļcar no sangue. Isso melhora a qualidade de vida do diab√©tico como tamb√©m previne para que a pessoa n√£o contraia a diabete tipo 2. A diabete √© uma doen√ßa silenciosa que se n√£o tratada pode prejudicar os olhos, rins dentre outros problemas.

Combate asma e bronquite

O cominho tem a estimulante cafeína bem como óleos essenciais aromáticos que juntos tem ação expectorante e desinfetante.

Previne doenças por alimentos contaminados

Por mais que você tenha uma higienização perfeita com os alimentos, certamente não podemos evitar que estejam contaminados com algum vírus.

Mas o cominho combate com sucesso todo e qualquer v√≠rus que esteja no alimento. Isso porque o tempero tem a√ß√£o antiviral e antibactericida. A megalomicina, subst√Ęncia presente no cominho, age combatendo infe√ß√Ķes advindas de alimentos contaminados.

Sem anemia

O cominho tem um alto teor de ferro que com certeza pode prevenir a anemia.

Bom para amamentação

As gestantes podem contar com o cominho para durante a amamentação, não faltar leite para o seu bebê. Isso porque o tempero contém ferro que posteriormente estimula a secreção do leite materno.

Sem estresse

O óleo essencial de cominho possui ação tranquilizante que por consequência, ameniza e às vezes, elimina o estresse.

Melhora a sa√ļde cognitiva

Aqui o ferro desempenha mais um papel importante. Semelhantemente, este mineral age em nosso organismo, reduzindo o risco de contrair problemas cognitivos como Alzheimer e Parkinson.

Sa√ļde para a pele

O cominho tem a vitamina E que age como um poderoso antioxidante em nosso corpo. Esta vitamina presente na erva previne e trata fur√ļnculos e espinhas. De maneira id√™ntica a vitamina E, o timol e o f√≥sforo s√£o subst√Ęncias que “desinfetam” o corpo, removendo as toxinas do corpo.

Pragas que prejudicam o cominho

O cominho n√£o apresenta pragas que possam prejudicar seu desenvolvimento. O √ļnico cuidado a ser feito √© arrancar ervas daninhas ao seu redor.

Quando n√£o consumir cominho

Pessoas que tenham alergia a algum dos compostos encontrados no cominho, devem evitar sua ingestão. Gestantes e crianças devem fazer uso da erva com moderação.

 

 

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro n√£o √© o famoso papagaio! √Č uma planta cheirosa que...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como Plantar Arruda
    Como Plantar Ervas
    Antes de tudo, este erva é muito conhecida por espantar o mal olhado e usado em ...
  • Como Plantar A√ßafr√£o
    Como plantar Flores
    Primeiramente, saiba que esta especiaria é o toque especial que deixam pratos da...

2 thoughts to “Como plantar Cominho”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *