Como plantar Cominho

615{icon} {views}

Esse temperinho é uma das especiarias mais usadas na gastronomia mundial. Com toda certeza, somos mais acostumados com a pimenta do reino, alho, cebola e cheiro verde entre muitos temperos.

Mas o cominho, é um condimento que merece ser experimentado e usado em sua cozinha. Confira agora como plantar cominho passo a passo e mais algumas curiosidades.

Origem

O cominho é uma planta conhecida desde os temos remotos da civilização. Isso porque ele é conhecido desde a época do povo celta que posteriormente passou o conhecimento para os romanos.

Este temperinho depois chegou aos árabes, turcos, enfim, ficou conhecido no mundo inteiro mas sua origem real veio do Egito e mediterrâneo oriental. Atualmente ele é cultivado em larga escala na África do Sul, Oriente Médio, México e Índia.

Características

O cominho é uma planta pertencente a família das umbelíferas, a saber, da erva-doce e salsa. São das suas sementes que é extraído a especiaria com um sabor picante e levemente amargo. As sementes marrons são as mais consumidas no entanto, a semente do cominho preto certamente também pode ser usado, porém, é mais oleoso que o marrom.

É uma erva de caule reto, com frutos alongados e pequenos e além disso, tem listras na parte externa. Suas folhas se formam em fios finos. Sua altura pode chegar até 80 cm de altura e na parte interior de sua semente fica a matéria prima para a produção do tempero. É usado na forma de semente moídas ou em pó para temperar carnes.

Plantio do cominho

Para o plantio do cominho, o solo deve ser fértil, bem drenado e além disso precisa ter bastante matéria orgânica. O pH do solo deve estar entre 6,8  e 8,3 apesar de se desenvolver em solos mais ácidos.

A temperatura do ambiente precisa ser de 10º a 26º graus. Certamente a erva gosta de clima temperado. O solo deve ser úmido sem estar encharcado e precisa de luz solar pelo menos algumas horas do dia.

Como plantar cominho em vasos ou horta

  • Pegue um vaso pequeno ou médio com furos no fundo para uma boa drenagem
  • Em seguida, acrescente terra comum misturada a terra com material orgânicos (casca de ovos, restos vegetais e etc)
  • Se preferir, pode cultivar as mudas também em sementeiras
  • Logo após colocar terra no vaso, enterre semente a 5 mm de profundidade aproximadamente
  • Cubra com a terra e umedeça com terra sem encharcar
  • Dentro de 21 dias, os brotos estarão surgindo para transplantar ao solo definitivo

Na horta

  • Você pode fazer pequenas covas, lançar as sementes e cobrir com terra
  • E do mesmo modo, pode plantar as mudas, ó que fazendo covas obviamente maiores.
  • O espaçamento deve ser 40 cm entre linhas e de 15 à 25 cm entre plantas

Quanto tempo demora para colher o cominho?

De 3 a 4 meses após a germinação da semente, a colheita já pode ser feita.

Como adubar o cominho?

Certamente não há nada melhor que o adubo orgânico que não faz mal nenhum para nós e nem para o solo e plantas.  Por isso, nada melhor que adubar seu cominho com torta de mamona ou cascas de pinos.

Benefícios do cominho

Esta erva tem muitos nutrientes e minerais que beneficiam muito nosso organismo. O cominho tem propriedade antifúngica, carminativa, antibacteriana e estimulantes. Confira logo abaixo:

Controla o colesterol

O cominho tem capacidade de equilibrar o colesterol do sangue em virtude de ter em sua composição ação hipo lipidêmica.

Boa digestão

A substância que produz o aroma da erva é o cuminaldeído presente no óleo de cominho. Ele estimula as glândulas que produzem a saliva. Além disso, a erva tem o timol, substância que estimula as glândulas que soltam ácidos biliares e por conseguinte enzimas que proporcionam uma digestão saudável.

Cura a hemorroidas

A erva tem fibras que beneficiam o bom trânsito intestinal como também funciona como um laxante natural.

Serve para aumentar a imunidade

O cominho tem ferro, óleos essenciais bem como as vitaminas A e C. Todo esse pelotão junto, proporciona uma proteção contra vírus que causam infecções, inflamações e por conseguinte, várias doenças. Aliás, a vitamina C é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres impedindo doenças cardiovasculares e o câncer.

Prevenção da diabetes

A planta equilibra o nível de açúcar no sangue. Isso melhora a qualidade de vida do diabético como também previne para que a pessoa não contraia a diabete tipo 2. A diabete é uma doença silenciosa que se não tratada pode prejudicar os olhos, rins dentre outros problemas.

Combate asma e bronquite

O cominho tem a estimulante cafeína bem como óleos essenciais aromáticos que juntos tem ação expectorante e desinfetante.

Previne doenças por alimentos contaminados

Por mais que você tenha uma higienização perfeita com os alimentos, certamente não podemos evitar que estejam contaminados com algum vírus.

Mas o cominho combate com sucesso todo e qualquer vírus que esteja no alimento. Isso porque o tempero tem ação antiviral e antibactericida. A megalomicina, substância presente no cominho, age combatendo infeções advindas de alimentos contaminados.

Sem anemia

O cominho tem um alto teor de ferro que com certeza pode prevenir a anemia.

Bom para amamentação

As gestantes podem contar com o cominho para durante a amamentação, não faltar leite para o seu bebê. Isso porque o tempero contém ferro que posteriormente estimula a secreção do leite materno.

Sem estresse

O óleo essencial de cominho possui ação tranquilizante que por consequência, ameniza e às vezes, elimina o estresse.

Melhora a saúde cognitiva

Aqui o ferro desempenha mais um papel importante. Semelhantemente, este mineral age em nosso organismo, reduzindo o risco de contrair problemas cognitivos como Alzheimer e Parkinson.

Saúde para a pele

O cominho tem a vitamina E que age como um poderoso antioxidante em nosso corpo. Esta vitamina presente na erva previne e trata furúnculos e espinhas. De maneira idêntica a vitamina E, o timol e o fósforo são substâncias que “desinfetam” o corpo, removendo as toxinas do corpo.

Pragas que prejudicam o cominho

O cominho não apresenta pragas que possam prejudicar seu desenvolvimento. O único cuidado a ser feito é arrancar ervas daninhas ao seu redor.

Quando não consumir cominho

Pessoas que tenham alergia a algum dos compostos encontrados no cominho, devem evitar sua ingestão. Gestantes e crianças devem fazer uso da erva com moderação.

 

 

 

 

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Lúpulo
    Como plantar cereais
    O lúpulo é um grão muito valioso. Isso porque e faz parte da composição da paixã...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro não é o famoso papagaio! É uma planta cheirosa que...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como Plantar Arruda
    Como Plantar Ervas
    Antes de tudo, este erva é muito conhecida por espantar o mal olhado e usado em ...
  • Como Plantar Açafrão
    Como plantar Flores
    Primeiramente, saiba que esta especiaria é o toque especial que deixam pratos da...

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura. Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida. Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos. Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

2 thoughts to “Como plantar Cominho”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *