Como plantar alcaçuz

O alca√ßuz √© uma planta medicinal que tem in√ļmeros benef√≠cios para nossa sa√ļde e al√©m disso, √© parte de um dos componentes de alguns tipos de cerveja! Quer saber mais sobre essa plantinha? Confira agora nesse artigo como plantar alca√ßuz e ademais benef√≠cios da Regaliz.

Origem

O alca√ßuz ou regaliz √© origin√°ria do mediterr√Ęneo e seu nome cient√≠fico, de origem √°rabe, Glycyrrhiza glabra significa “raiz doce de folhas lisas”. Mas ha quem diga que inscri√ß√Ķes e refer√™ncias ao alca√ßuz foram encontrados nas gravuras das pir√Ęmides!

Características

O alca√ßuz, tamb√©m conhecida como regaliz, ¬†√© uma planta com flores pinadas de 7 a 15 cm de comprimento que podem ter de 9 a 17 fol√≠olos e pode chegar at√© 1 metro de altura. Suas flores s√£o de cores p√ļrpura e √†s vezes, azul p√°lido, crescendo em uma infloresc√™ncia.

O seu fruto √© um legume de 2 a 3 cm de comprimento contendo as sementes. A regaliz tamb√©m √© conhecida na Europa, R√ļssia e China.

Plantio do alcaçuz

A princ√≠pio,o alca√ßuz se desenvolve bem em climas temperados mas, prefere baixas altitudes e exposi√ß√£o pena ao sol, pelo menos algumas horas do dia. O solo para seu plantio deve ser areno-argiloso, rico em mat√©ria org√Ęnica, bem drenado, profundo e al√©m disso, solto e bem arejado. A irriga√ß√£o deve ser moderada, evitando o encharcamento do terreno.

Como plantar alcaçuz em vasos ou horta

Antes de tudo, e preciso fazer o processo de germinação das sementes. Confira:

  • Primeiramente, lixe as sementes com muito cuidado e depois deixe de molho em √°gua quente por 24 horas
  • Logo depois, pegue um vaso pequeno, sementeiras ou outro recipiente com furos no fundo para boa drenagem
  • Em seguida, encha o recipiente de terra com mat√©ria org√Ęnica
  • Enterre as sementes com 1 cm de profundidade
  • Cubra com terra e borrife √°gua somente para umedecer, n√£o a ponto de encharcar

Plantar com raízes ou sementes na hora

  • √Č poss√≠vel plantar alca√ßuz atrav√©s de ra√≠zes de plantas com 2 ou 3 anos de idade
  • Conte pelo menos 3 n√≥s de raiz para cada planta
  • Fa√ßa uma cova para o rizoma ou para a muda anteriormente j√° cultivada
  • Para o plantio por sementes basta enterrar com 2 cm de profundidade
  • Cubra e umede√ßa com √°gua n√£o a ponto d encharcar
  • O espa√ßamento entre plantas deve ser de 30 a 60 cm entre linhas e de 50 a 100 cm entre plantas

Atenção: elas demoram 2 anos para apresentar um bom crescimento desde o momento em que germinam.

Como adubar o alcaçuz?

Por se tratar de uma planta medicinal, √© aconselh√°vel adubar com material org√Ęnico como por exemplo √°gua de legumes cozidos, p√≥ de ovos ou cascas de legumes ou ademais restos vegetais.

Quanto tempo demora para colher alcaçuz?

O alcaçuz pode ser colhido 3 anos após seu plantio

Benefícios do alcaçuz

O alca√ßuz tem a√ß√£o antiespasm√≥dica, expectorante, mucol√≠tica, anti-inflamat√≥ria, antimicrobiana, antioxidante, antiss√©ptica como tamb√©m emoliente. E al√©m disso, tem efeito laxante e t√īnico. A planta equilibra as fun√ß√Ķes glandulares do organismo.

Bom para o est√īmago

O alca√ßuz √© um excelente rem√©dio natural para tratar √ļlcera p√©ptica¬† e ademais problemas do sistema digestivo como a azia. Al√©m disso, a planta tamb√©m beneficia o trato intestinal pois tem a√ß√£o laxante, facilitando o transito do bolo fecal no intestino.

Bom para os rins

A regaliz cuida e muito dos nossos rins. Isso porque previne e trata problemas de hepatite.

Elimina problemas respiratórios

Esta planta medicinal √© muito eficaz no tratamento de bronquites, sendo importante para desinflamar os br√īnquios com sua a√ß√£o anti-inflamat√≥ria e antibi√≥tica.

A regaliz é muito conhecida também por eliminar gripes, resfriados e catarros, aliás, alguns xaropes para tosse são feitos de alcaçuz. Além desses benefícios, a planta também age com sucesso tratando problemas como por exemplo, faringite, laringite e rouquidão.

¬†√ďtimo para tratar depress√£o

A alca√ßuz √© um potente aliado contra a ansiedade, estresse e depress√£o pois trabalha estimulando a gl√Ęndula que ajuda no equil√≠brio do cortisol, horm√īnio respons√°vel pela fadiga do nosso corpo e ademais problemas de ansiedade. Al√©m disso, o alca√ßuz cont√©m amino√°cidos que equilibra as fun√ß√Ķes do sistema nervoso.

Menopausa

As subst√Ęncias presentes no alca√ßuz amenizam os sintomas provenientes da menopausa, principalmente o conhecido “calor√£o” que nunca passa nessa fase da vida da mulher.

Previne e ameniza a artrite

Por sua ação anti-inflamatória e antibiótica, essa planta combate com eficácia a artrite amenizando a dor como também, os sintomas da doença.

Fortalece a imunidade

O alcaçuz contém antioxidantes que combatem os radicais livres que causam diversas doenças. Por conseguinte, seu sistema imunológico é fortalecido pronto para proteger o organismo de qualquer doença.

Dores de cabeça

A herbácea é muito bom para eliminar dores de cabeça sem motivo aparente e além disso abaixa febre.

Ajuda a emagrecer

Esta planta medicinal tem poucas calorias, muitos nutrientes que fornecem energia e além do mais, tem vitaminas e minerais que suprem a necessidade do nosso organismo, ou seja, ajuda no processo de emagrecimento.

Anti alérgico

O alca√ßuz subst√Ęncias anti al√©rgicas excelentes para combater a rinite, febre dos fenos e al√©m disso, ajuda no tratamento da conjuntivite.

Contra o c√Ęncer

A regaliz tem subst√Ęncias que protegem contra o c√Ęncer de c√≥lon, por√©m, o uso da planta para essa finalidade, deve ter orienta√ß√£o m√©dica por ter efeitos secund√°rios graves para a sa√ļde.

Curando de abcessos

Com seu efeito antibi√≥tico, antibactericida como tamb√©m antif√ļngico, o alca√ßuz √© muito eficiente na elimina√ß√£o de abcessos como por exemplo fur√ļnculos ou abcessos por causa indefinida.

Alivia sintomas da gota

O alca√ßuz age com sucesso no tratamento para al√≠vio da doen√ßa chamada gota. Isso porque a planta tem subst√Ęncias que combatem a inflama√ß√£o cr√īnica, aliviando a dor e incha√ßo causados pela doen√ßa.

Quando não consumir alcaçuz

O uso exagerado da planta pode ter consequência graves para quem tem problemas de pressão alta ou doenças cardíacas. Apesar do sabor do alcaçuz ser doce e agradável, seu consumo sem moderação pode ser tóxico.

Por isso, seu consumo prolongado com toda a certeza não é aconselhável. Gestantes não podem consumir a planta em hipótese alguma sem uma orientação médica. O uso da planta pode causar retenção de líquidos, dor abdominal, dificuldade de respirar, aumento da pressão arterial como também diminuição de absorção de potássio pelo organismo.

 

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar L√ļpulo
    Como plantar cereais
    O l√ļpulo √© um gr√£o muito valioso. Isso porque e faz parte da composi√ß√£o da paix√£...
  • Como Plantar Lentilha
    Como plantar cereais
    A lentilha é uma leguminosa que faz parte da dieta alimentar do brasileiro. Prin...
  • Como Plantar Guaco
    Como Plantar Ervas
    A princípio, o guaco é um velho conhecido das plantas medicinais, principalmente...
  • Como Plantar Arruda
    Como Plantar Ervas
    Antes de tudo, este erva é muito conhecida por espantar o mal olhado e usado em ...
  • Como plantar Capim Lim√£o
    Como Plantar Ervas
    A princípio, parece estranho perguntar pois esse vegetal dá em qualquer canto do...
  • Como Plantar Babosa
    Como Plantar Ervas
    A barbosa, ops... kkkk... a babosa, é uma planta muito conhecida em todos os jar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *