Como Fazer Uma Mini Horta

Antigamente, fazer uma horta ou mini horta era algo inimaginável ser feito em plena cidade. Mas, com o estresse urbano e o mal que os agrotóxicos tem feito nas verduras, frutas e legumes que consumimos, esta prática vem ganhando força nas metrópoles e bairros circunvizinhos.

Por isso, preparamos um artigo maravilhoso onde¬† voc√™ vai aprender como fazer uma mini horta. N√£o tem espa√ßo verde em sua resid√™ncia ? Tem como plantar em apartamento uma hortinha? Sim! Sem problemas. Existem in√ļmeras modelos de mini hortinhas para plantar seus temperos, saladas e ademais verduras onde voc√™ quiser.

Vamos falar sobre o que é a mini horta, como preparar a terra para plantar e como fazer mudas da mini horta com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água.

Os cuidados s√£o muito f√°ceis… venha matar sua curiosidade e se apaixone por essa pr√°tica que em tempos de correria, √© uma verdadeira terapia!

Formas de cultivo

Antes de qualquer coisa, de saber como fazer a polinização, como fazer florir sua mini horta de flores, como podar ou como regar, conheça agora as formas de plantio:

Por sementes

Seria o b√°sico: enterrar a semente… mas n√£o √© assim t√£o simples. Isso porque existem sementes que precisam do processo de germina√ß√£o para brotar. E se acaso o objetivo √© somente plantar na terra, escolha cultivares mais resistentes e que n√£o exijam muitos cuidados com a terra, com exposi√ß√£o controlada ao sol ou exig√™ncias em rela√ß√£o a rega.

Por mudas

Esta √© uma das formas mais pr√°ticas de fazer sua mini horta. Nesse processo seu √ļnico trabalho vai ser saber a temperatura ideal para sua planta viver, a √©poca do ano que floresce e a √©poca do ano que d√° frutos. √Č s√≥ fazer a cova e acomodar suas mudas. Entretanto, √© preciso saber se a terra precisa de algum cuidado especial para que a planta se desenvolva normalmente.

Por estaquia ou estacas

Esta técnica consiste em cortar um galho ou raízes de uma planta mãe e enterrar no solo definitivo que pode ser em vasos, horta ou jardim. Mas primeiramente, tome conhecimento do preparo necessário para a cultura escolhida. Porque existem plantas que necessitam de vários galhinhos para somente um dar certo e outros cuidados exigidos.

Por enxertia

Geralmente esse processo é adotado para cultivar árvores frutíferas como por exemplo limão, maçã e ademais espécies. Este método consiste em unir duas plantas sendo ou não da mesma espécie.

O enxerto, nomeado também de cavalo, é a parte da cultura ou planta que vai ser enxertada, inserida em outra planta. Ele pode ser feito nas raízes ou no caule da planta receptora que seria o porta-enxerto.

Procurando o local

Antes de tudo, saiba que mesmo que voc√™ n√£o tenha um espa√ßo como por exemplo quintal ou aquele famoso “quadradinho” com pouquinho de terra por ser um condom√≠nio de apartamentos ou sobrados, √© poss√≠vel ter uma mini horta. Voc√™ pode utilizar mini jardineiras suspensas como tamb√©m na beira da janela da cozinha, da sala de estar e tamb√©m na varanda.

Primeiramente, é preciso comprar os utensílios, recipientes e a terra que você irá precisar. Mas onde comprar sementes ou mudas da mini horta pela internet ou loja física? 

Com essa pr√°tica estando t√£o em moda hoje em dia, voc√™ n√£o vai ter dificuldade nenhuma pois se na regi√£o onde mora n√£o houver viveiro de plantas ou lojas de jardinagem, certamente voc√™ vai encontrar na internet tudo que precisa. Ancinho, p√°s de v√°rios tamanhos, luvas, borrifador, vasos, pratinhos, substrato… vai preparando o bolso e a disposi√ß√£o pois vale muito a pena!

Tem como plantar a sua mini horta no ch√£o do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em √°rvores, terr√°rio, casa, apartamento. D√ļvida? Ent√£o confira agora como fazer sua mini horta.

No quintal

Se você é um felizardo(a) que tem aquele solo para fazer sua horta diretamente no chão, vai ser uma delícia ter como cultivar, como cuidar, como semear.

Primeiramente, √© preciso escolher as plantas que voc√™ prefere fazer o plantio. √Č bom se informar bem sobre a cultura que voc√™ vai cultivar. Isso porque existem temperos, verduras, legumes e ademais vegetais que tem seu jeito pr√≥prio de germinar, dar broto e crescer forte. A camada de drenagem, a terra e o substrato s√£o itens b√°sicos para a mini horta.

Limpeza

Em se tratando de horta em quintal, com toda a certeza, vai ser preciso fazer uma boa limpeza no espa√ßo em que voc√™ vai trabalhar. Ent√£o se prepare psicologicamente. Coloque aquele uniforme bem confort√°vel, luva e m√£os a obra pegar na enxada ou retirar com p√°s para jardinagem, aquelas irritantes ervas daninhas, matinhos e “mat√Ķes”.

E logo ap√≥s a limpeza, revolver a terra com a enxada vai dar uma revigorada no solo √© o procedimento chamado de “afofar a terra”. Deixe o terreno bem plano utilizando a enxada mesmo. Fa√ßa seu seus canteirinhos sempre deixando espa√ßo para transitar, assim vai ter como replantar, transplantar, mudar de lugar sua cultura.

Existem tipos, esp√©cies de plantas que precisam de um preparo do solo antes do seu cultivo. Por exemplo colocar adubo qu√≠mico ou org√Ęnico como tamb√©m colocar produtos para equilibrar o pH e deixar alguns dias descansando.

Se acaso as sementes forem min√ļsculas, basta semear ou jogar em cima da terra e logo depois, lan√ßar uma camada de terra por cima sem afund√°-las e irrigar em seguida. Se forem sementes maiores, enterrar e posteriormente, cobrir com a terra.

Já para o plantio de mudas em quintais, e preciso fazer uma cova ou buraco do tamanho do torrão da planta, ou seja, a parte onde fica as raízes e terra ou substrato compactada na mesma. Um dica é fazer tanto o plantio como a rega bem de manhazinha ou de tardezinha, período em que o sol vai estar mais suave.

Na varanda

Esse método é ideal para quem mora em apartamento, que não tenha um espaço com terra para plantar, para ter aquele temperinho mais perto de você e também para encher de vida e verde a sua morada:

  • Pode ser utilizado caixas de madeira, canteiros e vasos para o plantio em varanda. Seria interessante fazer sob medida para dar um visual bonito a sua mini hortinha
  • O substrato pronto comprado em lojas de jardinagem ou viveiro de plantas seria ideal para o plantio da suas sementes ou mudas darem certo com toda a certeza
  • √Č importante saber onde colocar suas plantas pois dependendo da cultura precisa de uma certa incid√™ncia de sol como tamb√©m a const√Ęncia nas regas e cuidados adicionais.
  • A ventila√ß√£o √© essencial para toda e qualquer planta. N√£o deixe sua mini horta em local muito fechado e abafado salvo para germina√ß√£o.

Em vasos ou pequenos canteiros de pl√°stico

  • Primeiramente, pegue um vaso do tamanho que a planta possa crescer sem ficar sufocada que tenha furos no fundo para boa drenagem
  • Existem culturas que precisam de uma camada de drenagem que pode ser por exemplo argila expandida, pedriscos, telhas quebradas, pedra brita como tamb√©m restos de constru√ß√£o, enquanto que outras n√£o.
  • Voc√™ pode adicionar no recipiente terra simples, terra adubada j√° pronta, terra simples com h√ļmus de minhoca como tamb√©m terra simples com esterco bem curtido
  • Basta lan√ßar as sementes, enterrar ou fazer covas pequenas para acomodar as mudas
  • E logo depois, irrigar somente a ponto de umedecer a terra

Em garrafa pet

A dica da garrafa pet é super interessante, versátil e criativa pois com ela, além de fazer uma mini horta que pode ser suspensa ou não, também tem como fazer arranjo com elas.

  • A princ√≠pio pegue a quantidade de garrafas pet que voc√™ vai utilizar
  • Recorte um quadrado ou ret√Ęngulo em um dos lados da garrafa em sentido horizontal
  • Em seguida, coloque a camada de drenagem se precisar, a terra ou substrato
  • Logo depois, plante sua semente ou acomode sua mudinha
  • Irrigue a ponto de somente umedecer
  • Aqui voc√™ tem a op√ß√£o de utilizar arame para fazer a mini horta suspensa em uma parede, biombo, muro e ademais suportes

Vertical em cano de PVC

Este método é muito bom pois além de fácil e barato é ótimo para plantar legumes, verdurinhas e temperinhos para sua culinária:

  • ¬†A dica √© comprar os chamado “retalhos” nas lojas que vendem materiais de constru√ß√£o. S√£o restos de canos que foram cortados e n√£o ter√£o mais serventia para a loja. Com toda certeza vai sair mais barato para fazer a sua mini horta, pois em alguns lugares √© de gra√ßa! E tamb√©m precisa ter o chamado “joelho” para anexar nas extremidades do cano para a terra n√£o escoar.
  • Primeiramente, voc√™ vai ter que dar um jeito de cortar uma das extremidades do cano de ponta a ponta, em sentido horizontal
  • N√£o se esque√ßa de fazer os furos para drenagem na parte debaixo do cano. Voc√™ pode utilizar um prego bem aquecido ou at√© mesmo uma furadeira
  • Logo depois, encaixe os joelhos de PVC nas extremidades do cano
  • Antes de tudo, coloque um peda√ßo de bedim entre os joelhos de PVC e o cano. √Č um tecido geot√™xtil para quando voc√™ irrigar sua mini horta, n√£o correr o risco da √°gua carregar a terra para fora, se acaso estiver sem os joelhos de PVC para conten√ß√£o.
  • Se preferir, voc√™ pode pintar com a cor que quiser utilizando uma tinta spray
  • Se acaso a id√©ias for fazer suspenso, utilize bra√ßadeiras para anexar na parede
  • Em seguida, √© s√≥ colocar a terra ou substrato espec√≠fico e bora plantar a semente ou mudas

Mini horta hidrop√īnica

O uso desse tipo de mini horta √© muito tranquilo e bem diferente dos tradicionais. √Č ideal para quem viaja muito ou tem uma vida corrida, impossibilitando a rega constante.

  • Voc√™ vai utilizar semelhantemente como na dica descrita anteriormente, canos de PVC mas aqui ser√£o feitos buracos espa√ßados no cano para acomodar vasos que podem ser cortados com um serra-copo. Os canos de 75 mm seria excelente e o espa√ßamento entre canos de 22 cm
  • Vai ser preciso um recipiente grande para armazenar a √°gua e uma bomba de √°gua para fazer a √°gua fluir entre os canos, jogando a √°gua dentro deles.
  • Lembrando que se acaso voc√™ preferir fazer a horta suspensa, utilize bra√ßadeiras para fixa√ß√£o na parede
  • Se acaso for fixar na parede, e preciso ter uma pequena inclina√ß√£o para a √°gua voltar ao reservat√≥rio
  • Neste tipo de cultivo, voc√™ utiliza mudas prontas sendo que elas devem ser bem levadas logo ap√≥s serem retiradas do torr√£o
  • Em seguida, coloque a muda, sem acrescentar qualquer tipo de terra em um copinho com muitos furos para obviamente entrar a √°gua nas ra√≠zes
  • Os nutrientes necess√°rios para a planta voc√™ encontra em forma de kits pela internet especialmente para plantio em hidroponia
  • Basta misturar as subst√Ęncias em um balde com √°gua e depois transferir para o reservat√≥rio da sua mini horta

Mini horta na cozinha

Se bate bastante sol em sua cozinha, você pode ter muitas cultivares plantadas, inclusive frutíferas de porte pequeno.

  • Voc√™ pode utilizar caixa de madeira que ficam com um visual muito bonito
  • Se em sua cozinha bate sol por pelos menos 4 horas voc√™ pode plantar salsinhas, tomilhos, or√©gano, uma alface e tamb√©m uma pimenteira ornamental, n√£o comest√≠vel, para dar aquele colorido especial a sua mini horta
  • Se acaso voc√™ quiser plantar hortel√£, plante em um vasinho separado pois a tend√™ncia dessa planta √© de ser muito espa√ßosa
  • Voc√™ pode deixar perto da janela ou em outro local onde a mini horta receba luminosidade e ventila√ß√£o

Mini horta vertical

Aqui uma dica muito legal e interessante é usar uma tábua de madeira, que pode ser pintada com verniz para dar um toque especial e anexar potes de vidro em conserva com cabos ou arames.  Você deve fazer furos com uma furadeira na tábua para fixar os potes. Após fazer o plantio nos vasinhos é só montar.

Você pode deixar sua mini horta onde quiser desde que tenha o tempo necessário que as plantinhas precisam para tomar sol e com boa ventilação.

A luz da lua

A lua exerce uma forte influência no cultivo das plantas. Por isso se informe bem para saber qual a melhor lua para plantar suas hortaliças, garantindo um crescimento bom e saudável.

Pragas na horta

Claro que até aqui, as plantinhas não tem sossego. Existem tipos de pragas que vão querer devorar a sua cultura. Por isso, veja agora como acabar com as pragas:

Primeiramente, saiba que as pragas que mais infestam as hortinhas dom√©sticas s√£o as formigas, lesmas, pulg√Ķes, cochonilhas, lagartas como tamb√©m os fungos. E para eliminar √© bom utilizar produtos org√Ęnicos principalmente se sua mini horta for de temperos. Preparamos uma dica que vai acabar com estes indesejados parasitas:

  • Lesmas e caramujos- deixe uma tampinha com cerveja pr√≥xima a sua horta, surpreendentemente elas gostam de cerveja e com toda certeza isso vai acabar com elas. Coloque ao escurecer do dia e n√£o precisa colocar sal.
  • Lagartas e pulg√Ķes pretos- para esses parasitas, o ideal seria a calda de fumo que voc√™ consegue fazer com dicas na internet. √Č um l√≠quido que voc√™ borrifa nas plantas.
  • Cochonilhas e pulg√Ķes brancos – fa√ßa uma mistura de pimenta, sab√£o em barra picado, √°gua, ervas e alho. Bata tudo no liquidificador e adicione em um borrifador
  • Formigas dom√©sticas – fa√ßa um solu√ß√£o com vinagre, detergente e √°gua. Misture bem e adicione em um borrifador. Depois √© s√≥ aplicar nas plantas infectadas
  • Fungos – fa√ßa uma mistura de 10% de leite de vaca com 90% de √°gua.

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *