Como Fazer Horta

Ninguém nasceu sabendo!

Antes de mais nada, saiba que a horta faz bem para nossa sa√ļde… como cultivar, como cuidar, como semear, se torna na verdade, uma atividade prazerosa.

A√≠ voc√™ p√°ra e pensa:”… capaz que eu com minhas lindas unhas, vou perder meu tempo precioso para aprender como preparar a terra para plantar ou como fazer mudas com folhas, galhos estacas ou estaquias, semente, √°gua“!

Um dia eu também pensei assim. E com toda certeza me arrependo amargamente de não ter começado antes e aprender como replantar, transplantar, mudar de lugar as culturas que são produzidas! Você aprende a gostar de conhecer os tipos, espécies de vegetais, flores e ademais culturas.

Você pode até dar risada agora mas, é super emocionante, como também empolgante, quando faz uso da prática de jardinagem.

√Č uma “ansiedade saud√°vel” esperar crescer o que plantamos e saber os cuidados de como plantar no ch√£o do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em √°rvore, terr√°rio, casa, apartamento.

Benefícios em mexer na terra

A princ√≠pio, este desejo de mexer com a terra, nasce quando vemos o primeiro broto da sua futura “colheita” nascendo. Sem exageros, √© at√© po√©tico.

Isso porque está surgindo um jardineiro(a) dentro de você, com vontade de ver sua horta germinar, brotar. Olha só o que você está perdendo parado(a) aí:

  • Voc√™ vai exercitar sua mente e corpo
  • √Č uma faxina para os maus pensamentos
  • Alivia o estresse
  • Une mais a fam√≠lia e ser√° pura divers√£o para as crian√ßas
  • Menos gasto nos supermercados comprando frutas e verduras
  • E principalmente, a culin√°ria da sua cozinha agradece por ter produtos fresquinhos direto da terra sempre!
  • √Č 100% livre de agrot√≥xicos

Vamos l√°! Que tal tentar? A curiosidade, matou o gato mas aqui, ela vai trazer alegria e luz aos seus dias, mexendo com a terra!

Preparamos este artigo especialmente para voc√™ se convencer de que saber a √©poca do ano que floresce tal flor ou a √©poca do ano que d√° frutos tal √°rvore , vai ser um prazer e n√£o uma “chatea√ß√£o”.

Identificando o cultivador ou cultivadora

Vai parecer engraçado, mas antes de explicarmos como fazer horta, veja em qual personalidade de cultivador ou cultivadora você se encaixa:

Jardineiro “que a natureza fa√ßa seu papel”

S√£o aqueles que plantam mas n√£o preparam a terra, n√£o querem se preocupar em como regar ou como podar as plantas, como fazer poliniza√ß√£o das flores ou como fazer florir, cultiva e esquece da horta, que a natureza fa√ßa o seu papel de cuidar¬† porque se depender dele…

Jardineiro de primavera

Sabem que é um erro mas mesmo assim, espera pela chuva sem nem se preocupar em saber qual temperatura é ideal para sua planta viver. Se vier chuva para molhar a horta tudo bem, mas se não vier, tudo bem também!

Mas chegou a primavera, lá vem ela(e), na passarela, toda paramentada na roupa de jardinagem, pronta para arrumar sua horta. Com toda certeza esta personalidade de jardineiro(a), raramente vai cuidar do seu jardim em outra época do ano.

Jardineiro casual

Esses são aqueles que tem algumas plantinhas em vasos, de forma tímida, em alguns locais da casa ou apartamento. Até dão uma olhada às vezes em artigos para saber como plantar em apartamento ou casa mas o máximo que faz, é molhar seus arbustos ou flores, geralmente com um jarro de suco ou regador.

Jardineiro das “√ļltimas novidades”

Este jardineiro aqui até peca com tanto cuidado, chega a ser comparado aos profissionais da área (com todo respeito!). Isso porque ele usa mangueira, um sprinkler ou aqueles sistemas de irrigação automática em seu jardim.

Quer saber onde comprar uma simples muda de cebolinha? Ele é a pessoa indicada, pois vai te explicar direitinho onde comprar sementes ou mudas de plantas pela internet ou loja física.

Jardineiro da sustentabilidade

O jardineiro da sustentabilidade aproveita tudo para reutilizar como por exemplo, usa a água da chuva tendo o cuidado de coletar a água da chuva, da máquina de lavar e ademais lugares que for possível para usar em sua horta. Eles tem por costume cultivar em seu jardim ou horta, flores nativas da região, bem como frutas e flores.

Jardineiro residente

Este modelo de jardineiro é como um universitário que está fazendo residência para se formar. Em sua casa ou apartamento, tem um jardinzinho pequeno na cidade grande. Mas, cuida com muito orgulho e esmero do seu pedacinho do céu em forma de jardim.

Ele pode falar por horas sobre plantação, falar sobre o que é tal vegetal, que tipos de praga existem e também como acabar com as pragas, enfim, é uma revista globo rural em pessoa.

Tem o costume de plantar suas próprias culturas que às vezes estão em vasos, potes e ademais recipientes. Aliás, o regador é o seu melhor amigo.

Mão à obra

Agora é hora de arregaçar as mangas e se informar de tudo que envolve o cuidado da sua horta!

Não tenho espaço próprio para cultivar

Pois bem…¬† isso seria uma desculpa, pois a arte de plantar evoluiu e hoje em dia, √© poss√≠vel conservar flores, frutas ou verduras plantadas nos recipientes e locais mais “inimagin√°veis” poss√≠veis. Ali√°s, √© poss√≠vel voc√™ separar um cantinho somente para a pr√°tica do cultivo e onde seus cultivares podem ficar.

√Č simples, em primeiro lugar escolha o “cantinho do cora√ß√£o” para suas plantinhas em um local que recebe pelo menos, algumas horas de sol por dia.

Se acaso sua resid√™ncia, apartamento ou casa, tem muita incid√™ncia ao sol durante o dia, √© poss√≠vel ter in√ļmeros cultivares como hortali√ßas que n√£o dependem de grandes espa√ßos para crescer e se desenvolver como por exemplo cebolinha, salsinha, algumas esp√©cies de legumes e ademais culturas.

Já no caso do local ter pouco sol raiando nas janelas, o ideal será plantar algumas ervas, temperos e flores que se adaptam muito bem a varandas como também em sacadas e janelas. Uma dica importante é ter noção do espaço e a incidência de sol à disposição para você começar seu plantio.

Leve em conta, acima de tudo, o seu estilo, do que gostaria de plantar e principalmente o estilo da sua casa ou apartamento. N√£o ficaria muito bem cultivar cana de a√ß√ļcar na janela da cozinha, n√£o √©?!

Formas de plantio

Existem in√ļmeras formas de plantio, isso te d√° op√ß√£o para escolher a que seja ideal para sua casa ou apartamento. Confira:

Diretamente na terra

√Č espa√ßo de sobra para quem tem sua casa em um quintal que ali√°s, n√£o precisa ser muito grande, dependendo da cultura que voc√™ cultivar. Voc√™ pode escolher plantar com sementes, mudas ou estaquias ao natural. Certamente v√£o crescer e se desenvolver bem mais que dentro de algum recinto.

Uma dica √© escolher culturas de f√°cil adapta√ß√£o para n√£o se preocupar tanto se vai brotar ou n√£o sua planta. √Č t√£o triste quando plantamos com todo amor e a cultura simplesmente como dizem “n√£o vai pra frente”. E para voc√™ que √© pura criatividade, use pneus para plantar suas mudinhas, vai dar um charme √† mais em sua horta.

Vasos

Ah os vasinhos, s√£o nossos queridinhos. √Č s√≥ molhar a plantinha e pronto. Tamb√©m s√£o muito vers√°teis pois dependendo da “personalidade da sua planta”, pode ser colocado dentro da casa ou em qualquer lugar.

Inclusive você pode usar sua criatividade e fixar um estrado de madeira, por exemplo, na parede e colocar vários vasinhos pendurados com a cultura que se adapte ao local.  Serve tanto para casas como em apartamentos.

Recipientes recicl√°veis

As garrafas pet, gal√Ķes de √°gua mineral, latas de refrigerante, de tinta como tamb√©m de alimentos, servem muito bem como um recipiente para cultivar suas plantas. Outras boa op√ß√£o pode ser copo de requeij√£o de vidro ou de pl√°stico, caixa de leite e ademais op√ß√Ķes.

Além de ser uma alternativa barata e principalmente rápida, vai ser uma criação sua, alto bem autêntico, com a cara da sua casa ou apartamento.

Floreiras

As floreiras já tem esse nome bem adequado a sua funcionalidade pois a floreira oferece espaço, ventilação e muito sol, o que a maioria das cultivares precisa para sobreviver. Em uma floreira por exemplo, você pode plantar tranquilamente seus temperinhos de cozinha.

Caixa de madeira

As caixas de madeira são ótimas para acomodar suas plantas para crescerem alegres e felizes. São bem espaçosas e principalmente baratas e além disso, você pode pintar ou fazer um artesanato bem legal na caia para servir de adorno no espaço onde ela vai ficar.

Horta na vertical

Esta forma de plantio √© ideal para quem mora em apartamento, √© a dica descrita anteriormente do estrado com vasinhos. √Č usar as paredes para anexar seu jardim. Voc√™ pode usar todo tipo de recipiente para fazer sua horta na vertical, inclusive sapateiras ou tamb√©m potes de vidro usados para acondicionar conservas.

O que plantar

Confira agora quais s√£o as culturas mais conhecidas e f√°ceis de plantar:

  • Entre os bulbos temos a cebola, alho-por√≥ e o alho.
  • J√° os legumes s√£o jil√≥, berinjela, pepino, tomate cereja bem como o tomate normal
  • Em seguida, temos os vegetais br√≥colis, couve flor e capuchinha
  • Os folhosos s√£o couve, agri√£o, alface e r√ļcula
  • As ervas n√£o podem faltar em sua horta. S√£o elas: tomilho, capim-lim√£o, cebolinha, coentro, salsa, alecrim, hortel√£, manjerona, manjeric√£o

Saiba que para cada cultivar existe um sistema de plantio a ser seguido como terra ideal, tipo de irrigação, adubação, poda como também época da colheita. Para quem não tem experiência em plantar hortas, o ideal é começar pelas ervas além de serem fáceis de cultivar, dificilmente são exigentes para se desenvolverem.

Itens usados para plantar

Primeiramente, como j√° explicado anteriormente, voc√™ precisa ter informa√ß√Ķes sobre o cultivar que vai plantar e principalmente, o tipo de terra que deve ser usada para ela se desenvolver. Achou que era s√≥ plantar em qualquer terreno e sua plantinha vai crescer linda e robusta? Depende, mas em sua maioria, n√£o!

Existem substratos uma mistura de vários tipos de ingredientes naturais que misturado a terra simples, funcionam como uma vitamina para a planta, salvo os adubos químicos. Podemos citar como exemplo:

  • H√ļmus de minhoca
  • Terra vegetal que seria esterco de curral ou seja de boi ou de galinha bem curtido, pois o fresco, queima a raiz das plantas
  • casca de ovo em p√≥
  • palha seca ou folhas secas de qualquer cultura
  • cascas de banana
  • sobras de vegetais cozidos somente cozidos na √°gua sem sal

Também é importante ter sempre a mão pedra brita, pedriscos e vasos de vários tamanhos e todos com furo no fundo para que a planta possa drenar a água impedindo que a terra fique ruim para seu desenvolvimento.

Você também pode precisar de pazinhas pequenas para manusear a terra e tesouras próprias para jardinagem. Além disso, borrifadores para irrigar, regador, luvas e copos descartáveis para fazer a germinação de sementes, se precisar.

Dicas de plantio

  • A princ√≠pio, √© bom voc√™ iniciar o plantio com sementes em uma sementeira ou copo descart√°vel para os brotos ficarem fortes e posteriormente replantar no local definitivo. Dessa forma, voc√™ pega pr√°tica como tamb√©m garante um bom cultivo.
  • Para essas mudas tamb√©m tem seu tempo para transferir para o solo definitivo, ou seja, onde ela vai ficar o tempo todo depois, seja em vaso e ademais recipientes. Por isso, se informe sobre a forma de cultivar a planta que escolheu, ok?!

Cuidados b√°sicos e di√°rios

  • Antes de tudo, no caso de plantar em sua horta ou jardim, a limpeza no local como retirar restos de constru√ß√£o, galhos, ervas daninha e outros detritos √© essencial para a terra ser trabalhada e dar um bom aspecto a sua planta√ß√£o.
  • Revolver o terreno √© outra dica importante pois a terra solta ou afofada obviamente vai facilitar o crescimento das ra√≠zes do seu cultivar
  • Para toda e qualquer planta√ß√£o a rega deve ser feita com o objetivo de somente umedecer a terra. Nenhuma planta suporta solo encharcado. Isso porque elas ficam suscet√≠veis a v√°rias doen√ßas, principalmente a fungos que causam o seu apodrecimento quando a terra encharca.

Sempre tenha a m√£o um adubo org√Ęnico como por exemplo:

  • Cascas de banana
  • Cascas de ovos em p√≥
  • Esterco curtido de curral ou galinha
  • H√ļmus de minhoca
  • Casca de legumes picada
  • √Āgua de legumes apos o cozimento sem sal ou algum tempero
  • Borra de caf√©

Existem culturas que crescem parecidos com plantas ou flores trepadeiras como por exemplo o tomate cereja e o feij√£o de vagem. E isso quer dizer que precisam de um apoio para n√£o encostarem no ch√£o.

A dica √© colocar cabos de vassoura, biombo, cerca ou at√© mesmo o muro da casa no caso de planta√ß√Ķes externas. J√° para jardins suspensos com plantas pequenas, uma pequena madeirinha amarrada com um barbante j√° ajuda.

 

 

 

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *