Como Fazer Cerca Viva

A cerca viva √© um “muro verde” que existe h√° muitas d√©cadas. Por mais que as resid√™ncias se tornem cada vez mais modernas, a cerca viva ainda atrai muitos f√£s que as cultivam at√© em apartamentos!

Confira neste artigo como plantar cerca viva no ch√£o do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, em copo de vidro, garrafa pet, plantar em √°rvores, terr√°rio, casa, apartamento.

Enfim, você vai se surpreender com o plantio dessa decoração natural e também vai aprender como cultivar, como cuidar, como semear. Além disso, vai saber como replantar, transplantar, mudar de lugar sua cerca viva. Vem ver!

Origem

Falar sobre o que é cerca viva, é voltar aos tempos de criança, onde brincar entre as cercas vivas na casa da vovó, era a maior diversão. Aliás, esse tipo de decoração natural sempre foi forte em casa de fazenda, chalés e ademais residências. Também fez parte da decoração arrojada de empresas de jardinagem e outros segmentos. Sua origem é desconhecida.

Onde pode ser usada

A cerca viva é utilizada inclusive para uso de demarcação território, para não aparecer aquele imponente muro. Dessa forma, vai dar um visual mais agradável a construção que separa à casa de ademais vizinhanças. Ela serve como proteção contra poeira da rua e além disso, impede os olhares curiosos que curiosidade de saber como é nossa casa.

Este enfeite vivo vegetal tamb√©m faz parte de decora√ß√Ķes em ocasi√Ķes especiais tais como anivers√°rios tem√°ticos ou at√© em casamentos.¬† Os apartamentos tamb√©m podem ser brindados com esse peda√ßo da natureza, claro que em dimens√Ķes menores.

Tipos de cerca viva

Como toda planta, a cerca viva tem variedade tipos, espécies de tamanhos e volumes diferentes. Isso abre possibilidades e sendo assim, tem como fazer mudas de cerca viva com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água.

Algumas variedades produzem mais raízes que outras e além disso, existem algumas que possuem espinhos, ou seja, não são indicadas para espaços onde vivem crianças e animais de estimação. Muitas dessas cercas não precisa da temperatura ideal para viver pois se adaptam bem a qualquer clima, solo e temperatura.

Temos as cercas vivas sub divididas em porte pequeno de até 2 metros de altura , porte médio 4 a 6 metros como também em porte grande de acima de 10 metros. Confira agora quais cultivares você pode usar para fazer sua cerca viva e também como preparar a terra para plantar cerca viva:

Murta

A princípio, falou em cerca viva, todos lembram primeiro da murta. Não tem como fazer polinização e nem como fazer florir esta planta pois é um arbusto que não necessita deste processo para se reproduzir.

√Č uma planta que cresce r√°pido, sem tratamento espec√≠fico do solo. √Č muito robusta, e se adapta tanto a exposi√ß√£o direta ao sol com em longos per√≠odos de chuva. Chega facilmente a 5 metros de altura.

Pingo d’ ouro

O pingo d’ ouro ou violeteira tem uma cor amarelo esverdeada. N√£o se preocupe como podar e quando fazer isso. √Č uma cerca vive que n√£o precisa de muita manuten√ß√£o. Ideal para quem tem uma vida bem corrida.

Hibisco

O lindo hibisco também é usado frequentemente como cerca viva. Suas flores são de um vermelho intenso e a época que floresce é o ano inteiro. Não tem época do ano que dá frutos, pois só produz flores. Ela chega até 4 metros e adora exposição direta ao sol.

J√° para o hibisco √© necess√°rio fazer poda constante assim como fertilizar e adubar o solo com compostos org√Ęnicos por exemplo.

Buxinho

O buxinho é o rei dos enfeites da vegetação e além disso, serve perfeitamente como cerca viva. Tem folhas grandes que destaca-se com grande volume, o que torna belíssima uma cerca viva feita com essa planta. Não tem exigências quanto ao solo onde é plantado.

Primavera ou Buganvília

A primavera primeiramente lembra uma trepadeira por seu formato e estrutura dos galhos bem como de suas folhas. Sua flores são belíssimas, multicoloridas e suas folhas são bem volumosas. Basta plantar perto do muro para se tornar uma grande trepadeira.

Viburno

Esta cerca viva semelhantemente como as demais tem as folhas bem próximas uma das outras, entretanto, lembra muito a murta. Suas flores são pequenas e brancas. Sempre florescem no inverno.

Azaleia

A azaleia √© maravilhosa para quem quer ter mais flores do que folhagens em sua cerca viva. Seus arbustos com flores que d√£o quase o ano inteiro. √Č preciso podar e fazer uma certa manuten√ß√£o e cuidados. Pode chegar at√© 2 metros de altura.

Sans√£o do campo

Seus arbustos s√£o grandiosos, fortes e consequentemente, muito resistentes. √Č um arbusto muito vers√°til isso porque se adapta bem a qualquer solo, clima e ademais condi√ß√Ķes.

Bambu

Por certo, o bambu √© muito usado em casas de praia devido ao seu formato. Mas tamb√©m √© usado em casas com visual mais paisag√≠stico como tamb√©m em regi√Ķes rurais. Tem folhas largas e combina principalmente com entradas de garagem.

Amor agarradinho

O amor agarradinho é um nome bem sugestivo. Mas além disso, tem flores multicoloridas que junto com suas folhas, fazem uma lindíssima cerca viva.

Como germinar, podar, como regar e como fazer sair o broto de suas flores é algo muito simples de fazer. Apesar de ter flores, este arbusto em forma de trepadeira é muito resistente. E uma curiosidade é que apesar desta cerca viva ser composta por flores, não exige cuidados exagerados.

Tumbergia arbustiva

As folhas desta cerca viva arbustiva são pequenas e de um verde escuro intenso com formato oval. Suas flores são azuis fazem dessa decoração natural, um espetáculo à parte.

 

Colch√£o de noiva

A flor colch√£o de noiva tamb√©m conhecida como bem casados, coroa de Cristo, coroa de espinhos, dois irm√£os com tamb√©m mart√≠rios. √Č um arbusto tropical e s√£o cercas vivas que por terem nascido na Africa deram-se super bem aqui em nosso Brasil. √Č uma planta perene e vive bem a meia sombra e exposta diretamente ao sol.

Tem flor com p√©talas arredondadas vermelho, rosa, amarelas ou¬† brancas, tem muitos espinhos e folhas verdes brilhantes e devido aos seus espinhos, √© anti animais dom√©sticos e crian√ßas. Para manusear esta planta ou cerca viva √© preciso ter cuidado pois ela tem um l√°tex leitoso t√≥xico que pode provocar alergias cut√Ęneas.

Cluvia

A cluvia tem porte de arvoreta e pode chegar a 5 metros de altura. Por√©m, podas de conten√ß√£o permitem utilizar a planta como cerca viva como tamb√©m de forma isolada em um vaso. √Č facilmente encontrada em restingas brasileiras, suporta muito bem a salinidade, ou seja, se desenvolve bem em √°reas litor√Ęneas.

Seu fruto √© a comida predileta de passarinhos e a planta pode ser cultivada tanto ao sol como em meia sombra. E al√©m disso, √© super resistente. √Č amplamente utilizada no¬† paisagismo de locais urbanos.

Gardênia

O cultivo da gard√™nia com toda certeza deve ser feito em sol pleno e chega at√© 2 metros de altura. A flor prefere climas mais ameno, isto √©, floresce com mais vigor em regi√Ķes mais frias.

Podocarpo

O podocarpo é um pinheiro que veio da China e Japão mas que se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Ele chega até 15 metros de altura de característica perene, seu crescimento é lento e moderado.

Bambuza

A bambuza √© uma planta visualmente leve e elegante. √Č arbustiva com colmos finos e alcan√ßa de 3 a 4 metros de altura. A princ√≠pio, suas folhas s√£o verdes e com o passar do tempo, se tornam amareladas sem tirar seu charme ornamental .

Ela pode ir de uma coloração amarelo vivo até um amarelo esverdeado quando cultivada em meia sombra. Porém, exige muita irrigação. Se acaso a irrigação dela for deixada de lado ela começa a apresentar ressecamento em sua estrutura e consequentemente seu desfolhamento. Pode ser podada na altura e volume que você quiser.

Jasmim amarelo

O jasmim amarelo √© um arbusto certamente escandente que cont√©m longos ramos sempre semi lenhosos e com folhagem densa que pode chegar at√© 3 metros de comprimento. √Č sempre salpicado de lindas flores ramificas como tamb√©m pendentes.

Ora pro nobis

Esta flor com nome bem curioso tamb√©m serve como uma linda cerca viva. Pode atingir at√© 10 metros de altura. As p√©talas da flor s√£o lanceoladas branca e com um tufo vermelho com lindo no centro da flor demonstrando nas pontas o p√≥len amarelo. √Č muito usada na culin√°ria em geral e tamb√©m como planta medicinal.

Alamanda

A alamanda √© uma linda flor trepadeira e arbustiva que cont√©m folhas verticiladas, ovadas ou oblongada. Sua flor √© de um lindo amarelo ouro com folhagem verde e brilhante. √Č de car√°ter perene e floresce o ano inteiro. O √ļnico problema √© que tem toxicidade e¬† com toda a certeza, animais dom√©sticos bem como crian√ßas, devem permanecer longe desta cerca viva por precau√ß√£o.

Ipomeia

A ipomeia √© uma planta trepadeira com estrutura herb√°cea e muito r√ļstica de crescimento r√°pido. O seu caule √© vol√ļvel, ou seja, se agarra bem alambrados e suportes. Tem flora√ß√£o geralmente rosa apesar de apresentar outras variedades de colora√ß√£o.

Piracanta trepadeira

Esta planta é arbustiva e consequentemente, ornamental. Pode chegar a 5 metros de altura e seu caule é ramificado lenhoso. Seus ramos certamente são eretos, arqueados ou pendentes e coberto com espinhos afiados porém curtos. Suas folhas são simples, pequenas, alternadas lustrosas e com margens serrilhadas.

Suas folhas s√£o verde escuro na parte superior e verde claro p√°lido na parte inferior. Floresce no ver√£o em estilo corimbo com muitas flores brancas com perfume agrad√°vel, entretanto, fraco.

Cipreste tuia ou cipreste ocidentalis

√Č um planta arbustiva, tem formato de um pinheiro e gosta de sol mas n√£o em excesso e prefere clima ameno. Gosta tamb√©m de solo rico em mat√©ria org√Ęnica. Sua propaga√ß√£o √© por semente ou estacas.

Aroeira pimenteira

Esta planta arbustiva chega at√© 10 metros de altura com porte m√©dio e sua frutifica√ß√£o que seria a pimenta-rosa, comp√Ķe uma bela cerca viva. Sua rusticidade permite que seja plantada em qualquer solo, √© muito usada em paisagismo sendo tamb√©m utilizada como arvoreta.

Pinheiro de buda

O pinheiro de buda é uma planta de arbustiva e arbórea com conífera ereta. Suas folhas são perenes, compactas na cor verde escura brilhante e lineares. Ele pode literalmente se transformar em um pinheiro de 20 metros de altura se não for feito podas regulares.

Cedrinho

Esta árvore também é conhecida como:

  • Cedro do bu√ßaco
  • Cipreste mexicano ou portugu√™s
  • Cedro de Portugal

Ele tem formato triangular e pode atingir até 30 metros de altura, ou seja, se não for podado constantemente, se tornará um pinheiro propriamente dito. Suas folhas tem formato oval e tem um aroma característico. Gosta de solo bem drenado e clima mais ameno e não suportam frio intenso.

Dicas para cerca viva

  • A cerca viva √© a sa√≠da perfeita para dar privacidade da sua resid√™ncia. Al√©m disso, √© uma forma de prote√ß√£o.
  • Voc√™ pode colocar um alambrado, ou seja, rede de arame. Tamb√©m pode ser em cercas de madeira bem como port√Ķes normais que podem ser cobertos com esta cerca viva
  • Cada tipo e planta precisa de uma ferramenta somente para ela, de prefer√™ncia, utens√≠lios pr√≥prios para jardinagem.
  • O clima e umidade da regi√£o onde voc√™ mora influencia drasticamente no desenvolvimento da sua cerca viva. Apesar de n√£o serem usadas na culin√°ria, as cercas vivas precisam de supervis√£o intensa at√© poder se desenvolver forte e livremente sem ademais cuidados vitais.
  • A maioria das cercas vivas que mais se adaptam a m√ļltiplas situa√ß√Ķes s√£o as nativas da regi√£o onde voc√™ mora. Arriscar e plantar uma cerca viva que n√£o seja adapt√°vel, com toda certeza n√£o vai se desenvolver bem. Uma planta que conforme a esp√©cie, seja adaptada a sua regi√£o, vai reduzir o trabalho e gasto para mant√™-la bem e saud√°vel.
  • No momento em que sua cerca viva ganhar os muros, cercas, alambrados ou telas, √© necess√°rio realizar a poda.
  • Com essas cercas vivas, se forem com flores, n√£o precisa saber como fazer arranjo para decorar sua casa. Ela mesma √© uma arquitetura paisagista digna de contempla√ß√£o sem hora para acabar. Salvo se voc√™ quiser fazer a colheita das flores para uma decora√ß√£o em sua mesa.
  • O momento ideal para podar sua cerca viva seria quando ela sair do formato anterior
  • A cerca viva √© muito vers√°til. Voc√™ pode mudar de lugar e cobrir outros espa√ßos conforme preferir
  • N√£o precisa ter medo de reduzir sua cerca, pelo contr√°rio, a poda vai √© estimular ela a crescer mais forte ainda

Cuide bem da sua cerca!

  • Sempre tenha o cuidado de marcar quando as podas foram realizadas. Isso porque, vai ser poss√≠vel avaliar a redu√ß√£o do desenvolvimento das folhas e flores da sua cerca viva
  • Sempre verifique o tipo de solo antes do plantio, apesar de adapt√°vel algumas esp√©cies de cerca viva se desenvolvem melhor se plantada em solo adequado
  • Alguns tipos de trepadeiras ou arbustos precisam de estacas para se apoiarem antes de alcan√ßar o local onde seus ramos poder√£o crescer fixados.
  • No caso de tipo de pragas e como acabar com as pragas, uma dica importante √© pulverizar com um herbicida espec√≠fico a tempo de evitar uma infesta√ß√£o maior, para n√£o correr o risco de adoecer sua cerca viva.
  • Fa√ßa uma manuten√ß√£o anual onde deve ser feita a limpeza de ervas daninhas ao redor da cerca viva como tamb√©m uma poda decorativa, fertiliza√ß√£o e aduba√ß√£o.
  • Os arbustos com flores devem ser podados logo ap√≥s as mesmas desbotarem
  • Corte os arbustos de tal maneira que os ramos e galhos fiquem mais volumosos no centro do que nas pontas da cerca viva.
  • Voc√™ tem onde comprar sementes ou mudas de cerca viva pela internet ou lojas f√≠sicas. Isso porque existem viveiro de plantas bem como produtores desse tipo de planta no Brasil inteiro. N√£o ser√° dif√≠cil de encontrar sua cerca viva preferida!

 

 

 

 

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

One thought to “Como Fazer Cerca Viva”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *