Como fazer adubo org√Ęnico

Como fazer adubo org√Ęnico em casa

Oi pessoal! Os alimentos que consumimos s√£o transformados em energia para o nosso corpo funcionar; com as plantas acontece algo parecido, a diferen√ßa √© que elas produzem seu pr√≥prio alimento e o adubo entra em a√ß√£o para enriquecer a terra, fornecendo nutrientes para suprir suas necessidades e produzir bem…

Ser√° mera coincid√™ncia conosco?¬† Nesse artigo vamos saber tudo sobre os adubos org√Ęnicos.

ADUBO ORG√āNICO FEITO COM RESTOS VEGETAIS

 

Os adubos s√£o fertilizantes que funcionam como um “gatorade” para as plantas. S√£o de origem vegetal (foto acima) ou animal. Eles s√£o essenciais para quem quer ter uma planta√ß√£o forte e pr√≥spera. Evitam a compacta√ß√£o do sonho que √© conhecido por impedir a oxigena√ß√£o da planta tornando dif√≠cil o desenvolvimento dela.

Auxilia na absor√ß√£o dos nutrientes minerais e serve como alimento para organismos essenciais: minhocas e diversas bact√©rias. O problema nesse tipo de aduba√ß√£o √© que leva tempo para as plantas aproveitarem todo o recurso que essa “vitamina” oferece, o processo √© bem lento e para quem quer retorno econ√īmico r√°pido, fica invi√°vel.

Tipos de adubos org√Ęnicos

Conhe√ßa agora os tipos de adubos org√Ęnicos que existem:

H√ļmus

Ap√≥s o esterco passar pelo organismo das minhocas, entra em a√ß√£o o processamento dos nutrientes que resulta no h√ļmus, que fica sol√ļvel tornando assim, f√°cil sua assimila√ß√£o pelas plantas. O h√ļmus recupera as caracter√≠sticas, f√≠sicas, biol√≥gicas e qu√≠micas do solo, o que √© essencial para o bom desenvolvimento das plantas.

Esterco

Os tipos mais usados são os de gado e frango. O de gado tem muitas fibras evitando que o solo se compacte e ajuda na retenção da água. O de frango é muito rico em nutrientes.

O resultado do seu uso deve ser acompanhado bem de perto devido ao alto nível de ácido e sal que tem em sua composição. O esterco deve ser usado somente curtido, pois quando fresco queima as plantas.

Torta de mamona

√Č o que sobra do √≥leo da mamona (um arbusto). √Č rico em nitrog√™nio e tem a√ß√£o anti-nematicida que s√£o os vermes que se atacam as ra√≠zes das plantas. Aten√ß√£o: s√£o excelentes para as plantas mas funciona como veneno para os animais. Al√©m de ter ricina (veneno da mamona) tem elevada concentra√ß√£o de c√°dmio e chumbo.

Farinha de ossos

S√£o ossos mo√≠dos de ossos de boi. Cont√©m f√≥sforo, c√°lcio e mat√©ria org√Ęnica. √Č utilizado em plantas que produzem flores e controla a acidez do solo.

Adubo líquido

O adubo líquido, que é o famoso NPK, vem de extratos vegetais é composto de macronutrientes, importantíssimos para o desenvolvimento. Ele equilibra o sistema de nutrição da planta e melhora o metabolismo. Auxiliar na formação de frutos e semente e também para equilibrar o solo que está pobre em potássio. Ele nutre e fortalece. Você também pode usar o adubo líquido na manutenção de plantas recém transplantadas e na troca de abstratos.

Benefícios do adubo líquido

  • Melhora o vigor das plantas e ajuda na gemina√ß√£o
  • Aumenta a fotoss√≠ntese (que legal!)
  • Aumenta a resist√™ncia
  • Favorece o sistema de absor√ß√£o do solo
  • Diminui a vulnerabilidade da planta sob stress
  • Aumenta o peso e tamanho dos frutos

Composto org√Ęnico

A compostagem org√Ęnica¬†√© o resultado da decomposi√ß√£o de mat√©ria org√Ęnica contida em restos de origem vegetal ou animal. Nesse processo perfeito os microorganismos convertem a parte org√Ęnica em res√≠duos s√≥lidos. Um exemplo de composto org√Ęnico √© o h√ļmus. O composto org√Ęnico pode ser feito at√© de restos de lixo dom√©stico.

Substrato

O substrato √© a base onde as plantas se desenvolvem. Serve para a sustenta√ß√£o e fonte de nutrientes. Pode ser feito de fibra de coco, perlita (proveniente de vulc√Ķes), turfa (encontrado em regi√Ķes pantanosas), vermiculita (mineral bas√°ltico) e de h√ļmus (vide explica√ß√£o nesse artigo no t√≥pico adubos org√Ęnicos).

S√£o usados para covas onde ser√° a “casinha” as plantas e em gramados. Ele deve ser fino, bom para absor√ß√£o e drenagem da √°gua e completamente livre de pragas.

A  compostagem

A seguir, aprenda como fazer compostagem e quais são os estágios dela até obter o resultado final para o uso:

Fase mesófila

Os fungos e as bact√©rias mes√≥filas presentes na mat√©ria org√Ęnica metabolizam os nutrientes,¬†processo de extrema import√Ęncia para a decomposi√ß√£o do lixo org√Ęnicos. A dura√ß√£o √© de 15 dias.

Fase termofílica

Fase que se estende por até 02 meses, dependendo também do material que está sendo compostado. O trabalho é realizado pelos fungos e bactérias chamados de termofílicos ou termófilos que também metabolizam os nutrientes.

Fase da maturação

Tamb√©m com dura√ß√£o de 02 meses. Nessa fase a atividade das bact√©rias e fungos diminuem com quedas gradativas da acidez e temperatura do composto. Essa estabilidade produz um composto maturado onde √© transformado em h√ļmus que √© livre de toxicidade, metais pesados e pat√≥genos, ou seja √© tudo de bom para as plantas!

ADUBO ANIMAL SENDO APLICADO NA PLANTAÇÃO

Condicionador ou corretivo de solo

Pensa que s√≥ a gente usa condicionador? As plantas tamb√©m usam! Eles s√£o corretivos que s√£o considerados at√© como fertilizantes mas atuam na corre√ß√£o do pH do solo. O equ√≠libro do pH est√° diretamente ligado √† sa√ļde e bom desenvolvimento das plantas. Olhe os benef√≠cios do condicionador:

  • aumenta o pH
  • Acaba com os efeitos t√≥xicos do mangan√™s, ferro e alum√≠nio
  • Diminui√ß√£o a fixa√ß√£o de f√≥sforo
  • Aumenta a disponibilidade do NPK
  • Aumenta¬† a atividade microbiana que por sua vez libera os nutrientes tais como: nitrog√™nio, f√≥sforo e boro ara a decomposi√ß√£o org√Ęnica
  • Aumenta o poder dos fertilizantes
  • Reduz a prolifera√ß√£o de fungos e pragas que gostam de solos √°cido

Materiais que podem ser usados como condicionador ou corretivo de solo: calcáreo dolomítico, cal virgem, gesso agrícola, conchas marinhas moídas e cinzas.

Vamos adubar

Como a √°gua leva boa parte dos nutrientes, eles precisam ter reposi√ß√£o com regularidade. Uma boa dica √© alternar a aduba√ß√£o org√Ęnica de 3 em 3 meses e adubos qu√≠mico de 30 em 30 dias, conforme a formula√ß√£o, tipo de planta e a √©poca do ano. O importante n√£o √© adubar muito e sim, adubar sempre.

Esse é o super herói das plantinhas indefesas. E aí aprendeu muito sobre o adubo? Se tiver mais algo a acrescentar, deixe nos comentários.

Até o próximo artigo!

 

 

 

 

 

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *