Como plantar cheiro verde

1.3k{icon} {views}

Como plantar cheiro verde

A planta faz jus ao seu nome: cheiro verde ou também conhecido por salsinha, Realmente tem um cheirinho gostoso e todo alimento feito com ele, tem seu sabor inconfundível. Aprenda  aqui o passo a passo sobre como cultivar cheiro verde.

O local

Para o plantio de cheiro verde escolha um solo com alto teor de mat√©ria org√Ęnica. Prepare a terra revolvendo e misturando-a com esterco bem curtido ou h√ļmus.

Faça isso uma semana antes da semeadura ou transplante das mudas. Afofe bem a terra. Depois, deixe um espaço de 20 cm entre as elas.

TEMPERO INDISPENS√ĀVEL NA COZINHA

Plantio

Depois de deixar o solo fofo e adubado, plante a semente de cheiro verde, deixando espaço de 20 cm entre as futuras plantas. Precisam de no mínimo, 4 horas de sol por dia.

Mudas

Se você quer um resultado crescimento imediato da sua plantação, compre as mudas de cheiro verde em lojas especializadas e também em mercados. O cheiro verde é  muito adaptável, aceita ficar em qualquer lugar.

D√ļvida? Pois bem, a muda pode ser plantada em sacos de muda, vaso ou jardineira. Ela pode ficar na cozinha, na varanda e at√© perto da churrasqueira (tomando cuidado com o calor, √© claro!)

Plantar em vaso ou horta

A diferença é somente o local  definitivo onde o cheiro verde vai ser plantado. Como plantar cheiro verde em vaso ou horta é muito simples, você pode plantar ele até mesmo dentro do seu apartamento!

Vaso com drenagem

Nesse tipo espec√≠fico de plantio √© indispens√°vel, antes de tudo, providenciar a drenagem certa do vaso: al√©m dos furos, ele tamb√©m deve ter em seu fundo: seixos, argila expandida, brita, cacos de telhas etc…

Vasos sem drenagem ou com a drenagem ruim causam apodrecimento radicular e prolifera√ß√£o de minhocas devido ao ac√ļmulo de √°gua. A¬† terra forma torr√Ķes que se compactam dificultando o crescimento da planta.

Condicionador de solo

Um produto excelente para seu vaso de cheiro verde √© o condicionador org√Ęnico de solo. Ele ret√©m a umidade e tem em sua composi√ß√£o produtos org√Ęnicos. Voc√™ o encontra em lojas especializadas.

Substratos são produtos apenas para substituição de terra por um pequeno período de tempo, pois não conseguem reter a umidade causando uma possível desidratação rápida na planta.

Adubo

Utilize para adubar o cheiro verde:

  • Composto org√Ęnico
  • H√ļmus de minhoca
  • Esterco de curral bem curtido

Irrigação

Pode ser molhada uma vez por dia, sem encharcamento. De preferência no início da manhã ou no final da tarde.

O CHEIRO VERDE PROSPERA EM QUALQUER TERRENO

A mistura de cheiros

Tem a cultura de n√£o considerarem o cheiro verde uma planta em si e sim um conjunto de temperos verdes diferentes.

√Č um buqu√™ contendo salsinha (cheiro verde), cebolinha, coentro e etc…! Isso √© uma quest√£o at√© cultural. Muda de cidade para cidade.

Por exemplo: Na Bahia o cheiro verde é coentro + cebolinha + salsinha: em Fortaleza é cebolinha + salsinha e assim por diante.

Tipos de cheiro verde

Existem cheiro verde de folha lisa que é o mais conhecido e os de raiz: ele possui uma raiz grossa (alguns até parecem cenouras se não fosse a cor branca) e suas folhas são rugosas.

Pragas do cheiro verde

Lagarta-rosca

São mariposas noturnas: passam o dia enterradas e à noite, devoram plantas recentemente geminadas.

Cigarrinha

Suga a seiva da planta tornando-a fraca, murchando, enrugando e paralisando assim seu crescimento. Também se alimenta de tecidos vegetais.

Pulg√£o

Causa enfraquecimento pois suga a seiva da planta causando murcha e enrugamento das folhas e paralisa o crescimento.

Tripes

São bichinhos bem pequenos que também sugam a seiva da planta e raspam o tecido dela. O resultado são brotos torcidos, folhas caindo e folhas bem feias.

√Ācaros

Além de habitarem nossa casa sem nossa permissão, o ácaro também se alimenta do cheiro verde. Deixa suas folhas com aspecto de bronzeamento, as folhas retorcidas que secam e caem.

Pulg√Ķes

Insetos que gostam de sugar o pobre cheiro verde, viu! O pulg√£o tamb√©m suga a seiva da planta e come os tecidos vegetais, vivem em col√īnias, al√©m de deformar transmitem viroses.

Mosca-branca

Possuem asas e tem coloração branca. Também se alimentam da seiva da planta.

Fungos

Causam pintas e pequenas manchas nas folhas. O resultado s√£o a murcha, secagem e apodrecimento na haste da planta.

Vírus

Provocam deformação, engruvinhamento, amarelamento e mal desenvolvimento da planta.

Nematoides

Causam nódulos nas raízes, as plantas ficam amarelas, murchas e se desenvolvem mal.

O bem que o cheiro verde faz

O cheiro verde ou salsa, como voc√™ preferir, protege o f√≠gado, os intestinos¬† e o c√©rebro de v√°rios tipos de c√Ęncer.

S√£o estimuladores da digest√£o, expulsa o excesso de gases e evita a sensa√ß√£o de peso ao comermos. Ajuda a eliminar as toxinas do corpo. √Č um √≥timo diur√©tico.

Previne a formação de cálculos renais, retarda o envelhecimento. Ajudam a evitar a acne e manchas na pele e limpa o sangue.

Por conter f√≥sforo, c√°lcio ferro, enxofre, betacaroteno e vitamina c, o cheiro verde fortalece o sistema imunol√≥gico. Previne a anemia, infec√ß√Ķes de bexiga e evita o mal h√°lito.

Cheiro verde e seus poderes m√°gicos

Para quem vivia na idade média, eles consideravam o cheiro verde como uma planta do mal.

O motivo das sementes da planta demorarem à germinar era porque o produtor precisava ir até o diabo (credo!) e voltar sete vezes antes do cheiro verde começar a crescer (cada uma!).

Acreditavam que suas folhas podiam ser usadas em rituais para destruição do inimigo .

Na cultura greco-romana, a mitologia conta os pontos positivos do cheiro verde: Conta que o herói Hércules ao vencer um leão da região de Numídia, foi coroado com folhas de cheiro verde simbolizando fama e alegria.

Quando eram feito jogos esportivos em Numídia, os vencedores eram presenteados com coroas feitas de cheiro verde.

Como o cheiro verde tem moral hein meus caros leitores! Vivendo e aprendendo… o cheiro verde agora merece todo nosso respeito.

Que pena! Chegamos ao fim de mais um artigo. Deixe suas sugest√Ķes e coment√°rios, ser√£o muito bem vindos.

Até mais!

3/5 (2 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro n√£o √© o famoso papagaio! √Č uma planta cheirosa que...
  • Como Plantar A√ßafr√£o
    Como plantar Flores
    Primeiramente, saiba que esta especiaria é o toque especial que deixam pratos da...
  • Como Plantar Salsinha
    Como plantar Hortaliças
    Eita temperinho que com toda certeza, d√° aquele toque especial a qualquer prato ...
  • Como Plantar Cravo da √ćndia
    Condimentos
    Aprenda a plantar cravo-da-índia passo a passo bem explicadoEsta especiaria é um...
  • Como Plantar Or√©gano
    Condimentos
    Aprenda a Como Plantar Orégano de forma fácil e com passo a passo super Ilustrad...
  • Como Plantar Pupunha
    Como plantar Frutas
    Esta belezinha do norte e nordeste do país é plena em beleza e benefícios para o...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *