Como plantar cebolinha

Como plantar Cebolinha- aprenda tudo passo a passo de como plantar em sua casa.

A cebolinha verde s√≥ n√£o √© usada para alimentos doces porque em pratos salgados, ela est√° em quase todos! Trago para voc√™ mais um “artigo explicativo” sobre como cultivar cebolinha e todo o processo que envolve essa cultura.

Preparando o solo

O¬† cultivo da cebolinha verde deve ser feito em solo bem dren√°vel e rico em mat√©ria org√Ęnica; sem encharcamentos ou muito √°cidos. O que √© bom na cebolinha?

Ser bastante r√ļstica e prosperar em quase qualquer solo. Ela deve receber luz solar pelo menos, por algumas horas.

Como adubar

Faça a adubação 30 dias antes do plantio definitivo com esterco de curral bem curtido ou esterco de galinha ou torta de mamona fermentada. Após as colheitas, sempre adubar com esterco líquido.

CEBOLINHA VERDE DEIXA OS ALIMENTOS ESPECIAIS

Plantio

Com sementes

A semente de cebolinha pode ser plantada diretamente no local definitivo ou em sementeiras. Ela se adapta tanto a clima frio como a clima quente o que torna proveitoso o plantio da cebolinha.

Com mudas

Você só pode transplantar as mudas de cebolinha da sementeira para o solo definitivo somente quando se tornarem grandes (adultas).

Com divis√£o de touceiras

Faça a coleta de cada planta, separando as folhas mais desenvolvidas, deixando espaçamento entre elas na hora do plantio da cebolinha.

√Č importante que o covamento tenha a mesma profundidade em que a cebolinha verde estava plantada anteriormente.

Algumas variedades  se desenvolvem bem somente quando é cultivada por divisão de touceiras.

Plantando com os bulbos

Se você não tem nenhum vestígio sequer de plantação de cebolinha verde em casa, você pode usar as que são compradas na feira ou no mercado, veja comigo:
  • Na hora de escolher, pegue os bulbos que tenham mais ra√≠zes.
  • Corte toda a parte verde da cebolinha
  • Pegue um copo ou pote, coloque 2,5 cm de √°gua e coloque os bulbos de forma que fiquem cobertos
  • Deixe o recipiente em um lugar onde receba luz solar todos os dias e dentro de sete dias as ra√≠zes j√° estar√£o fortes. Em duas semanas voc√™ j√° pode utilizar.

No vaso

Utilize um a vaso que tenha furos no fundo para evitar o alagamento do mesmo. Adicione argila ou pedra brita, depois uma camada de areia ou manta de drenagem e por √ļltimo, a terra.

Irrigação

Deve ser feita irriga√ß√£o continuamente a fim de deixar o solo √ļmido, cuidando para n√£o encharcar. A cebolinha √© conhecida por ser bem resistente a per√≠odos curtos de seca. Ela tamb√©m precisa de no m√≠nimo 3 horas de sol.

A colheita

Pode ser feita entre 75 à 120 dias após o plantio e deve ser colhida por inteiro, junto à base. Alguns agricultores colhem a planta por inteiro para aproveitar o bulbo.

Obs: as flores sugam a energia da cebolinha e pode matar a planta por isso, faça a poda antes que elas cresçam.

Curiosidade

A cebolinha √© fara√īnica. Especula-se que j√° √© cultivada h√° 5.000 anos antes de Cristo!

Variedade

Existem 2 espécies de cebolinha: a verde com folhas grossas e a cebolinha-de-folha-fina, como o próprio nome já diz, as folhas são fininhas e pequenas, sempre cresce em maços.

CEBOLINHA FAZ UM PAR PERFEITO COM O TOMATE

Cebolinha na cozinha

“A celebridade das verdinhas” combina com omeletes, sopas, pur√™s, carnes, macarr√£o e por a√≠ vai; inclusive √© usada para decorar pratos. A cebolinha fresca sempre deve ser adicionada no final do preparo, pois n√£o podem ser queimadas ou cozidas demais.

Por suas folhas serem bem resistentes, em alimentos que devem per preparados com “amarra√ß√Ķes”, a cebolinha √© usada como barbantes como para ferver ma√ßos de verduras ou aspargos, fazer rolinhos ou em panquecas.

Pragas na cebolinha

Lagarta-rosca

S√£o mariposas que podem colocar at√© 1.000 ovos. √Č de h√°bito subterr√Ęneo, passa o dia enterrada ou embaixo de restos culturais pr√≥ximas a sua “zona de ataque”.

Saem √† noite para comer e s√£o exigentes: preferem plantas rec√©m-geminadas ou transplantadas. Cortam o caule ao n√≠vel do solo e “tombam” a cebolinha.

Cigarrinha

Elas sugam volumes significativos da seiva das plantas cítricas. Se alimenta de vários tecidos vegetais. Vive na partes de cima das folhas e prefere as plantas mais tenras e nova.

A maioria das cigarrinhas habitam em vegetação rasteira, logo a cebolinha se torna um hotel para esse inseto.

Pulg√£o

Prejudica a planta por enfraquecimento. Tem aparelho bucal igual à uma agulha onde suga toda a seiva da cebolinha provocando murcha generalizada, enrugamento e a paralisação do crescimento.

Tripes

São insetos mínusculos que raspam o tecido das plantas e sugam sua seiva. O resultado são folhas pálidas, cor bronzeada ou prateada e que depois caem; brotos ficam retorcidos, flores e frutos ficam feios e com cicatrizes.

Minador de folha

Abrem minas no interior da folha, se alimenta dos tecidos vegetais e provocam o seu secamento. Destroem parcialmente ou totalmente.

√Ācaro

Deixa as folhas com aspecto de bronzeamento, as folhas parecem estar retorcidas, secam e caem. Fica a impress√£o de que as folhas foram raspadas.

Cebolinha faz muito bem

Além de ser ma-ra-vi-lho-sa para alimentos e afins, a cebolinha verde tem vitamina A e vitamina C.

Age em nosso organismo como antioxidante, evitando o crescimento de c√Ęncer e tumores, tamb√©m torna o sistema imunol√≥gico mais forte, melhora a vis√£o e auxilia no crescimento do cabelo.

Por causa da vitamina C que contém também retarda o envelhecimento.Tem minerais como fósforo, cálcio e niacina que deixa a pela mais bonita e estimula o apetite, regula o intestino.

Melhora a sa√ļde do cora√ß√£o e controla a press√£o arterial. Os romanos acreditavam que a cebolinha poderia aliviar dor de garganta e queimaduras e tamb√©m ser usada para fins diur√©ticos.

√Č √≥tima aliada no tratamento de pessoas que tem o mal de Alzheimer.Os ciganos da Rom√™nia achavam que a cebolinha dava sorte e podia se prever o futura atrav√©s dela.

Outros povos acreditavam que um maço de cebolinha seca pendurado ao redor da casa, afastava males e doenças.

E daí, o que achou do artigo ? Compartilhe suas experiências. Você tem um bom relacionamento com a cebolinha? Comente aqui.

Tchau e até o próximo artigo!

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro n√£o √© o famoso papagaio! √Č uma planta cheirosa que...
  • Como Plantar A√ßafr√£o
    Como plantar Flores
    Primeiramente, saiba que esta especiaria é o toque especial que deixam pratos da...
  • Como Plantar Salsinha
    Como plantar Hortaliças
    Eita temperinho que com toda certeza, d√° aquele toque especial a qualquer prato ...
  • Como Plantar Cravo da √ćndia
    Condimentos
    Aprenda a plantar cravo-da-índia passo a passo bem explicadoEsta especiaria é um...
  • Como Plantar Or√©gano
    Condimentos
    Aprenda a Como Plantar Orégano de forma fácil e com passo a passo super Ilustrad...
  • Como Plantar Pupunha
    Como plantar Frutas
    Esta belezinha do norte e nordeste do país é plena em beleza e benefícios para o...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *