Como plantar aipo

Aprenda a plantar aipo passo a passo bem explicado

Não se engane! Suas folhas parece salsinha mas não é. Seu nome é aipo e o chamam de salsão. Essa raiz também é muito especial e presente em quase todas as cozinhas do nosso Brasil. Nesse artigo, falaremos a respeito do histórico e singular aipo.

Origem

O nome aipo (graveolens) em latim significa apium ou sedano, que originou o termo salsão. O nome da espécie significa cheiro forte (gravis de forte e olens de odor). São 20 espécies  e são encontradas na América, regiões da Antártida, Ásia e Europa.

É nativo da Europa e os povos do mediterrâneo na antiguidade, utilizavam o aipo selvagem que deu origem as outras espécies de aipos que são: aipo-branco, aipo-tronchudo, aipo-gigante, aipo-rábano e outros. Em Roma, era usado para decoração das mesas juntos com flores e rosas e inclusive foi encontrado na tumba de Tutancâmon (que chique esse aipo hein!).

O que é que o aipo tem de diferença entre suas espécies ?

  1. Cultivares tradicionais – onde o aipo tem a haste das folhas esbranquiçadas, rosadas ou avermelhas, esse processo de branqueado acontece pelo fato da planta ficar mais doce e com um aroma particular seu.
  2. Cultivares de branqueamento natural – são criadas para plantio em grandes quantidades; a própria folha realiza o sombreamento e branqueamento de forma parcial nas hastes foliares que são creme-amarelada ou verde-clara.
  3. Cultivares verdes ou americanas – não realizam o branqueamento e são usadas como condimento e seu sabor é melhor.

Plantação de aipo

O aipo gosta de climas temperados, mais para o quente. Gosta da luminosidade do sol, mas se puder plantar onde nas horas quentes do dia tenha sombra, é melhor ainda. O solo deve ser bem drenável, rico em nitrogênio, matéria orgânica e bem fértil.

Como plantar aipo

Aqui você aprende a geminar a semente de aipo:

  • Pegue um recipiente, encha com água e coloque as sementes, deixe-as na água por 24 horas
  • Prepare na sementeira ou outro recipiente a terra com húmus de minhoca
  • Lance as sementes por cima da terra sem enterrar
  • Jogue um pouco de terra por cima
  • A geminação ocorre de 2 à 3 semanas aproximadamente

Mudas de aipo

Para ter suas mudas de aipo você pode fazer seguir as dicas no tópico acima como como plantar aipo ou também, comprar pronta em lojas de jardinagem! Antes de plantar, você precisa cortar onde os talos são unidos, na parte inferior da muda e ela precisa estar com o caule amarrado.  E conforme for crescendo vá renovando a amarração, isso é importante para que ela não tombe.

AIPO RABANO: APARÊNCIA ASSUSTADORA MAS, O GOSTO É ÓTIMO!

 

Como plantar em vasos ou horta

  • Separe um vaso ou recipiente da sua preferência e encha de terra,  húmus de minhoca e um pouco de serragem grossa
  • Lance as sementes por cima da terra
  • Em seguida jogue a terra bem espalhada em cima
  • É importante que você já tenha umedecido a terra antes de jogar as sementes
  • Após ela ter geminado, pode irrigar normalmente

Plantio do aipo

Veja como plantar o aipo na horta:

  • Lance as sementes por cima do solo pois ela precisa de luz para poder geminar.
  • Cubra com uma camada muito fina de terra.
  • É bom umedecer antes o solo com água para depois lançar as sementes.
  • O espaçamento deve ser de 20 à 25 cm entre plantas as de branqueamento natural e de 35 à 40 cm para as demais culturas de nabo

Particularidades do aipo

O branqueamento do aipo pode ser feito da seguinte forma:

  • Embrulhe, deixando frouxo, cada planta em um cilindro de papel espesso e escuro ou opaco, que tenha 23 cm de altura aproximadamente, isso para plantas que tem 30 cm de altura; amarre elásticos ou barbantes para prender apoiando nas estes e no limbo das folhas expostas.
  • Você pode também juntar todas as folhas e colocar o papel, deixando expostos somente as hastes e os limbos.

O branqueamento deve ser realizado 15 dias antes de colher. Não é todo mundo que faz branqueamento em sua plantação, por preferir seu sabor natural. Para o branqueamento natural, espalhe palha soltas ao redor da planta quando atingir 20 cm de altura, vai ajudar no processo.

Quanto tempo demora para colher o aipo ?

Leva aproximadamente 100 dias para colher o aipo. E o bom é que você pode usar tanto a raiz como as folhas.

Tipos de aipo

 

O gigante de praga

Sua raízes são gigantes, em forma de repolho e sua polpa é leve e suave.

Diamant

Tem raízes redondas e suaves e mesmo sendo armazenado por muito tempo, ainda mantém sua polpa branca. A espécie é conhecida pela resistência ao fogo e por ter muitas folhas.

Cascata

Tem tamanho médio, forma arredondada sua polpa é branca.

Aipo Rabano

Por ter aparência rude e feia, sofre preconceito e às vezes é desprezado, mas tirando aquela casca grossa, sua polpa tem a textura parecida com nabo e seu sabor é picante, fresco e fica semelhante entre os sabores de salsa e aipo.

Ele é consumido em patês, substitui batatas para ser usado em purês ou sopas e não tem tanto amido como as batatas. Pode ser preparado cozido, à vapor, assado e até frito em forma de chips. É muito apreciado no norte da Europa.

AIPO, FOLHAS E TALOS PRONTOS PARA O CONSUMO

Benefícios do aipo

  1. Promove ganho muscular para homens
  2. Contribui para o emagrecimento
  3. Regula a pressão arterial
  4. Tem ação antiinflamatória
  5. Contém antioxidantes que recuperam as células e eliminam os radicais livres que podem trazer doenças como o câncer
  6. Equilibra o colesterol
  7.  Segundo pesquisa de um jornal farmacêutico biológico o aipo tem um extrato de etanol que faz um revestimento no estômago e reconstitui o muco gástrico, evitando úlceras.
  8. Reduz inchaço
  9. Alivia o stress
  10. Por ter fibras insolúveis e muita água facilita a passagem das fezes, é ideal para quem sofre de intestino preso
  11. Faz bem aos olhos

Cautela com o aipo

Pessoas com alergia de artemísia e ao pólen de bétula podem ter reações como coceira, erupção cutânea, boca, gargante e rosto, tontura e perturbação estomacal e reação anafilática.

E daí… gostou do artigo? Deixe sua opinião nos comentários.

 

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *