Como plantar cana de Açúcar

Ela é uma das principais fontes de açúcar e na antiguidade era uma especiaria muito apreciada por grandes personalidades como Alexandre, o grande. Neste artigo você vai descobrir como plantar cana de açúcar e outras curiosidades.

Origem

A cana de açúcar veio das regiões tropicais do sul e sudeste da Ásia. Atualmente, ela é cultivada aqui na América Latina, na Ásia e no extremo oriente. Os países que mais ganham destaque na produção é o Brasil e posteriormente Colômbia, Paquistão, Tailândia e China.

Características

A cana de açúcar é uma espécie de gramínea que vem da família poaceae, do gênero saccharum. Seu caule é robusto, fibroso e rico em sacarose da qual é extraído o açúcar e o etanol. Ela pode chegar até 6 metros de altura. O açúcar se encontra no caule da planta, e industrialmente ela é 100% aproveitável.

Plantio da cana de açúcar

O plantio do canavial é ideal em climas quentes e com umidade. O solo precisa ser fértil, profundamente arado e bem drenado. Antes de plantar é bom prepara o solo, adubando com fósforo, nitrogênio e potássio.

Como plantar em vasos ou horta

Primeiramente, a cana de açúcar pode ser plantada em vaso, sementeira ou outro recipiente pequeno para depois ser replantada em terro definitivo. Primeiro você deve cortar os nós.

Depois encher o vaso, pequenos potes ou até copinhos descartáveis com areia. Cubra os nós com areia, umedeça com água e deixe a sombra até surgirem os brotinhos. Depois é só transplantar para o terreno definitivo.

Horta

A cova deve ter uma profundidade de 20 à 30 cm. Para o plantio da cana de açúcar em terrenos arenosos, o espaçamento deve ser de 1,00 à 1,20 metros. Já em solos férteis deve ser de 1,5 metros.

Quanto tempo demora para colher cana de açúcar?

A cana pode levar 2 anos para crescer e estar pronta para ser colhida. Em algumas regiões este prazo diminui para 1 ano.

Benefícios da cana de açúcar

É da cana de açúcar que certamente vem 70% de açúcar do mundo e dela também é extraído o etanol, combustível utilizado nos carros. Mas esta gramínea também tem vários benefícios. Tem minerais e vitaminas essenciais para nossa saúde.

Fortalece a imunidade

A cana de açúcar tem oxidantes que fortalecem o nosso sistema imunológico protegendo e diversas doenças como por exemplo problemas no sistema digestivo e no fígado.

Limpeza natural

Ela também faz uma limpeza em nosso organismo, eliminando todas as toxinas e aumenta nosso metabolismo.

Contra danos no DNA

A cana de açúcar, através dos seus antioxidantes impede a degradação oxidativa das gorduras celulares e de lipídios, protegendo de possíveis danos no DNA.

Previne infecções

Esta gramínea tem ação anti-inflamatória que previne infecções bem como acaba com dores de garganta além de fornecer uma quantidade de vitamina C.

Boa para os ossos

A cana de açúcar também é boa para os ossos pois fornece cálcio para os ossos crescerem fortes e saudáveis.

Combate o envelhecimento precoce

Além do antioxidante, a cana de açúcar possui um alto teor de compostos fenólicos e flavonoides, que hidratam a pele e eliminam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Sem mal hálito

A cana de açúcar com toda a certeza é rica em minerais que ajudam na prevenção da cárie e elimina o mal hálito. Mascar um pedaço de cana além de ser delicioso ajuda em sua saúde bucal.

Acaba com a gripe

Como já descrito, a cana de açúcar é rica em vitamina C e seu melaço também tem oxidantes que eliminam a gripe, combatendo seu vírus.

Excelente para tratar icterícia

A cana de açúcar é excelente para tratar a icterícia, conhecida por amarelão, fornecendo muita energia e combatendo com eficácia a doença.

Prevenção contra o câncer

A cana tem os minerais ferro, potássio, magnésio e cálcio. Ela de fato, é muito eficiente para combater câncer de próstata e de mama já que o câncer não consegue se desenvolver em organismos alcalinos e a cana de açúcar tem isso de sobre com os minerais.

Previne cálculo renal

A cana de açúcar é um hidratante natural para o nosso corpo, sendo excelente para evitar cálculos renais, as famosas pedras nos rins. O consumo frequente da cana pode prevenir e até eliminar a doença.

Tratando feridas

Devido a sua ação antioxidante, a cana de açúcar potencializa a cura de feridas na pele, pois fortalece o sistema imunológico.

Saúde para o aparelho digestivo

A cana traz saúde para o aparelho digestivo porque tem uma alta taxa de potássio, também tem fibras que previnem infecções estomacais e constipação.

Analgésico natural

A planta é um ótimo analgésico natural, amenizando e eliminando dores no corpo pois fortalece o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória.

Sem anemia

Ela é uma importante fonte natural de ferro que combate a anemia. Porém deve ser administrada com moderação

Pragas na cana de açúcar

Se para nós humanos, o docinho da cana é irresistível, quem dirá para os bichinhos que gostam de se alimentar dela, não é?! As pragas mais comuns que atacam a cana são:

Broca da cana

Suas larvam matam a gema apical e estraga o colmo da cana. Pode ser eliminada, liberando na plantação, parasitoides como por exemplo o Cotesia Flavipes.

Cigarrinha das raízes

Criam uma espuma na base dos colmos, na parte superficial das raízes onde ficam se alimentando e permanecem até a fase adulta nesse local. A aplicação do fungo Metarhizium anisopliae acaba com elas.

Cupins

Provocam falhas no desenvolvimento da soqueiras, diminuindo a plantação. O uso moderado de cupinicida pode eliminar os cupins.

Migdolus

Este besourinho ataca o sistema radicular da planta, causando falhas nas soqueiras e morte nas reboleiras. A eliminação desta praga é feita com a administração de inseticidas na lavoura.

Quando não consumir cana de açúcar

A cana de açúcar, com efeito, deve ser evitada por diabéticos pois devido a sua alta taxa de açúcar, quando em contato com a corrente sanguínea, ela pode elevar rapidamente a glicose no sangue.

Outros efeitos colaterais provocados com o consumo da cana de açúcar são:

  • Diarreia
  • Cólicas
  • Distúrbios renais
Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *