Como Plantar Oliveira

Esta árvore é essencial para subsistência de muitos povos na região não só da Ásia, mas do mundo todo: a oliveira. Ela produz a fruta de onde é extraído um óleo precioso para consumo como alimento e para iluminação.

Estamos falando da azeitona oliva. No artigo de hoje, você vai saber como plantar a oliveira no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento. Venha descobrir a história desta árvore tão preciosa!

Origem

Primeiramente, a oliveira ou Olea europaea L. é pertencente a família das oleáceas e veio do norte do atual Irã, do mar Cáspio como também do mar mediterrâneo. Certamente é nativa da Ásia menor, mas há evidências concretas de que era de uso dos egípcios a cerca de 4000 atrás;.

A princípio, sua expansão começou nas Américas, Austrália, África do Sul bem como no Japão. Aqui no Brasil é produzida nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do sul, apesar da produção ainda ser pequena em larga escalada, desde 2013 tem ganhado espaço no comércio mundial de azeite de oliva.

A princípio, em 1500 a.C, na ilha de Creta, o povo minoico começou a cultivar a oliveira e prosperou com essa cultura. Os gregos adotaram as técnicas de plantio dos minoicos e também reconheceram a importância dessa arvore considerando-a como sendo força e vida. A oliveira tem sua importância também escrita em muitas passagens da bíblia.

Surpreendentemente, a oliveira tem uma grande longevidade. Acredita-se que em Israel ainda existem oliveiras com cerca de 2500 anos. Para despertar ainda mais sua curiosidade saiba que existem uma oliveira em Portugal, mais especificamente em Santa Iria de Azoia com 2850 anos!

Os primeiros azeites nacionais surgiram recentemente em nosso país e os locais mais indicados para o plantio da oliveira são os com altitude acima de mil metros com temperaturas no inverno abaixo de 12º C, consequentemente, clima que ocorre nas regiões sul e sudeste.

Características

A árvore oliveira bem como seus frutos tem o nome de plantas cuja família tem outros tipos, espécies como por exemplo o jasmim, freixo e ligustro.

O nome provém do latim oliva que anteriormente veio do grego micênico e-ra-wa que significa “elaiva” ou “óleo”. Foi no período neolítico que os seres humanos aprenderam a extrair o óleo do fruto da oliveira. É utilizado como alimento, combustível e unguento.

Ela pode atingir no máximo 10 metros de altura. Porém, na variedade europeia ou syvelstris, pode alcançar até 15 metros. Seu porte é mediano e seu tronco tem curvaturas tortuosas e sua copa adensada cujo os lançamentos verticais que consequentemente, se pendem, formando uma copa redonda.

O tronco é de superfície lisa nos primeiros anos de vida, em coloração parda acinzentada mas posteriormente, fica pardo amarelado com superfície rugosa. Suas folhas são de cor verde acinzentadas como também escuras na parte superior e acinzentadas o prateadas na parte inferior.

São em forma de bico como uma lança, ou seja, lanceoladas, com um pequeno formato terminal, brilhante em margem inteira. Seu comprimento varia, mas, geralmente são de 6 a 8 cm de comprimento. Os pecíolos das folhas são curtos e da parte axilar nascem inflorescências em cachos, cujas flores são bissexuais e poligâmicas, com 4 pétalas amarelas e brancas em tom pálido.

O fruto é de formato ovoide ou sub ovoide com caroço, que seria o endocarpo. É duro, estriado e sua forma é conforme sua variedade, tendo o mesocarpo carnudo e bem suculento e sua pele tem a coloração de acordo com sua maturação.

Plantio da oliveira

A temperatura ideal para a oliveira viver varia entre 15º C a 20º C, mas surpreendentemente consegue suportar até -7º C. É acostumada com o clima seco e quente mas existem espécies adaptadas a clima temperado. A árvore precisa de exposição direta ao sol. O pH do solo deve ser entre 5,5 e 8. A oliveira se desenvolve bem em solos pouco férteis.

Cultivo da oliveira

Agora aprenda como fazer mudas de oliveira com folhas, galhos, estacas ou estaquias, sementes, água. Você vai descobrir o prazer de como cultivar, como cuidar, como semear e vai ficar expert em como preparar a terra para plantar oliveira. Confira agora nossas dicas:

Antes de tudo, saiba que existem inúmeras espécies de oliveiras e dentre elas com toda certeza, algumas bem similares tendo pequenas diferenças apenas no sabor e coloração. Mas também tem aquelas que tem desenvolvimento e maturação diferenciadas.

Para o sucesso do plantio, as sementes devem ser retiradas de frutos diretamente do pé da oliveira. As variedades mais próximas seriam certamente as da região sul e sudeste com clima subtropical e invernos não rigorosos. Não pegue azeitonas que tiverem caídas ao chão, também evite pegar sementes de frutos infectados por insetos.

A princípio, azeitonas compradas em lojas consequentemente não irão funcionar pois elas já foram tratadas quimicamente para consumo como alimento. Tem onde comprar sementes ou mudas de oliveira pela internet ou loja física. Logo após a colheita, amasse a polpa do fruto com certos cuidados para amolecer.

Em seguida, coloque os frutos amassados em um recipiente e posteriormente, cubra com água morna, deixando descansando por 1 noite. Se possível, mexa a cada 3 horas para facilitar a soltura do caroço da polpa. Após o processo, jogue fora os frutos que estiverem boiando e retire a água. Com a ajuda de uma esponja, retire o esse de polpa deixando somente o caroço.

Antes de qualquer coisa, faça um pequeno furo na parte macia de uma das extremidades do caroço. Não quebre a casca por completo por certamente vai inutilizar a semente dentro dela. Novamente deixe os caroços na água, em temperatura ambiente por 24 horas.

Plantio com sementes

  • Primeiramente, pegue um vaso ou outro recipiente com 8 cm com furos no fundo para boa drenagem
  • Em seguida, coloque substrato feito de areia grossa e adubo próprio para sementes
  • Logo após isso, enterre a semente,ou seja, o caroço sem deixá-lo completamente coberta e molhe a fim de somente umedecer o substrato
  • A dica é plantar um caroço por vaso
  • Pegue uma sacola transparente e coloque o vasinho dentro, formando uma espécie de estufa.
  • Deixe em um local bom boa iluminação em ambiente aquecido, mas agradável. Evite deixar exposto diretamente ao sol, pelo menos nesse período
  • O broto terá nascido em 30 dias
  • Irrigue somente quando a terra estiver bem seca. Uma dica é enterrar o dedo no substrato, se sair limpo, está na hora de molhar.
  • Retire o vaso de dentro da sacola assim que o broto nascer.

Mudas em vasos

  • Pegue um vaso bem grande, acima de 50 litros que tenha furos no fundo para boa drenagem
  • Em seguida, coloque uma camada de argila expandida ou cacos de telha
  • Logo depois, acrescente a manta de bedim ou outro tecido geotêxtil
  • Coloque o substrato que pode ser terra simples, mistura com folhas secas ou palha seca
  • Enfim, para finalizar, irrigue até o subtrato ficar somente úmido, sem encharcar

Em apartamento, em terrário, em garrafa pet

Tem como plantar em apartamento com vasos ou em terrário. Basta seguir as dicas acima, escolher se quer o plantio por sementes ou mudas e cuidar com a exposição ao sol, regas e podas. Para o plantio em garrafa pet, é o mesmo de vasos mas consequentemente, mais tarde, será preciso o replantio em vaso maior.

Por estaquia ou estaca usando queratina (pó descolorante para cabelos)

Veja aqui essa criativa idéia para seu plantio dar certo. A queratina ou pó descolorante, é rico em ácido endobutílico, um poderoso hormônio que certamente com seu uso, vai incentivar o ramo ou estaca, a enraizar rapidamente:

  • Destaque um galho lenhoso de uma oliveira adulta. Corte em diagonal e retire as folhas da parte inferior da estaca, deixando somente 1 ou 2 folhas na parte aérea
  • Em seguida, coloque um pouco da queratina em um saco plástico e adicione o galho dentro com a extremidade. Deixe agindo por 5 minutos para a estaquia absorver o produto
  • Logo depois, pegue um vaso, balde ou outro recipiente grande com furos no fundo.
  • Adicione argila expandida e um substrato com terra simples, folhas secas ou madeirinhas secas misturadas
  • Molhe em seguida somente para umedecer o substrato

Vasos de cimento

  • A princípio, separe um vaso de cerâmica ou de cimento mesmo, porém, ele precisa ser grande para ter espaço para o torrão da planta
  • Coloque dentro do vaso uma camada de argila expandida
  • Em seguida, coloque um pedaço de bedim ou outro tecido geotêxtil para servir de filtro
  • Logo depois coloque uma camada de substrato com matéria orgânica que seria terra simples misturada com pó de ovos ou de ossos, pedacinhos de madeira ou folhas secas, como também palha
  • Retire o torrão da oliveira, acomode no vaso e complete com o restante do substrato até a borda
  • Pressione para ficar bem firme e molhe de tal forma que o substrato fique somente umedecido

Em horta, jardim

  • Para plantar em horta ou jardim, primeiramente, faça uma cova se for plantar a muda, que caiba o torrão com um pouco de folga
  • Na sequência, coloque uma boa camada adubo vegetal que seria folhas secas, palha seca, casca de legumes ou frutas secas como também madeirinhas secas. Acomode o torrão da sua muda e em seguida, cubra completamente com a terra que usou para fazer a cova
  • Se acaso o plantio for com sementes, prepare uma parte da terra com o adubo vegetal e enterre o caroço.
  • Nos dois casos, irrigue a ponto de deixar o solo somente úmido e nunca encharcado

Replantio no solo definitivo

Agora saiba como replantar, transplantar, mudar de lugar a sua oliveira:

  • Retire com a ajuda de um ancinho, os restos culturais do seu jardim ou horta como por exemplo folhas, raízes, pedras e etc.
  • Abra uma cova funda no solo, que possa acomodar a muda com folga, com ajuda de um anexada, pá e ademais utensílios
  • Em seguida, coloque uma boa camada de terra vegetal com muitas folhas secas, mato seco como também palha seca
  • Logo depois, retire o torrão do vaso, onde a oliveira estava anteriormente plantada, e acomode na cova
  • Agora, complete com a terra que tinha sido tirada para fazer a cova.
  • Pressione com a enxada para ficar bem firme

Floração

Mas em que época do ano que floresce a oliveira? A árvore sempre floresce entre junho e agosto. É importante o cuidado com as floração da oliveira que acontece de forma mais fácil em árvores plantadas diretamente em solo definitivo como horta ou jardins, pois assim tem como fazer dar frutos de forma natural, com ajuda dos insetos que fazem a polinização das flores.

Colheita

A época do ano que dá frutos a oliveira, onde é feita sua colheita, seria no outono.

Irrigação

Para saber quando e como regar sua oliveira, é preciso fazer um procedimento simples: enterre o dedo no solo, se estiver seco, é hora de molhar sua oliveira. No entanto, o ideal é fazer a rega bem cedinho ou no final do dia de tal forma que somente umedeça bem o solo sem encharcar.

Poda

Veja como podar a sua oliveira corretamente para ficar cada vez mais saudável com mais e mais frutos a brotar:

  • Você pode podar ramos que estejam crescendo para o interior da planta que podem fechar muito a copa, como também ramos partidos.
  • Também pode fazer a poda de ramos que se tocam ou se cruzam ou se emaranham uns nos outros
  • Corte ramos que se alongam demais e desequilibram a harmonia visual como estrutural da copa
  • E também os ramos que se encontram inseridos em um mesmo ponto

Lua para plantio

A sedutora lua tem importante influência na brotação e desenvolvimento de tudo que é plantado. E a melhor lua para plantar a oliveira é a linda lua cheia.

Arranjo

Tem como fazer um arranjo lindo de oliveiras para enfeitar especificamente uma mesa de jantar especial. A dica é colocar os galhos com folhas verdinhas como também as azeitonas em uma prato com legumes tanto naturais como artificiais em uma cesta bem bonita.

Benefícios da folhas da oliveira

Nesse momento, você vai se surpreender com os inúmeros benefícios desta importante árvore. Vamos falar sobre o que é suas propriedades e o bem que ela e seus frutos trazem para nós. Confira logo abaixo:

Antes de qualquer coisa, saiba que a oliveira tem ação hormonal antialérgica como também anti-inflamatória, antibactericida e anti fungicida. Possui vitaminas como por exemplo a vitamina C, minerais e ademais nutrientes importantes para o nosso organismo.

O chá das folhas de oliveira tem potássio, selênio, zinco, manganês e cobre. Possui os ácidos graxos. ômega 3, fibras e vitaminas, além da vitamina C, A, do complexo B e enfim, a vitamina E.

Saúde para o coração

O extrato das folhas de oliveira fez a inibição do aumento da glicação avançada, processo esse que está diretamente associado a doenças cardiovasculares como também vasculares. O consumo do chá das folhas de oliveira pode prevenir doenças no coração.

Pressão equilibrada

Segundo estudos feitos em 2006, o extrato das folhas da oliveira diminui a pressão alta.

Diabetes controlada

A princípio, são os polifenóis que trabalham melhorando a sensibilidade do organismo à insulina. Consequentemente, tudo vai funcionar normalmente pois o chá da oliveira regula a taxa de açúcar no sangue prevenindo como também, controlando a diabetes.

Previne o câncer

As folhas da oliveira tem ação anticancerígena. Isso porque os polifenóis protegem o DNA que sofrem estresse oxidativo, o que consequentemente faz a mutação de células sadias por células cancerígenas. Um estudo feito em 2017, demonstrou que o extrato das folhas de oliveira é eficiente no tratamento de câncer no cérebro.

Já em 2015, estudos mostraram que as substâncias presentes nas folhas de oliveira mataram células de câncer de pulmão como também apresentou benefícios para tratar câncer de mama.

Cérebro saudável

As folhas de oliveira contém antioxidantes que protegem o cérebro pois previnem a morte dos neurônios dopaminérgicos, que pode causar o Mal de Parkinson.

Sem fungos, vírus ou bactérias

Foi descoberto em um estudo de 2015 que as folhas de oliveira combate alguns vírus como por exemplo o que causa a cândida albicans. Isso certamente mostrou a capacidade da oliveira, ou seja, suas folhas ser eficaz como antiviral e no tratamento de infecções dessa natureza.

Pele saudável

As folhas da oliveira funcionam como um excelente cicatrizante e regenerador, quando aplicada diretamente em feridas ou machucados da pele. Isso porque tem antioxidantes que recuperam a pele de danos celulares e podem ser usadas principalmente após cortes cirúrgicos. Aliás, esses antioxidantes também previnem o envelhecimento precoce.

Ajuda a emagrecer

O extrato das folhas da oliveira são excelentes para perder peso. Isso porque as substâncias presente nas folhas conseguem desligar os genes que consequentemente criam a gordura acumulada em nosso corpo.

Benefícios dos frutos da oliveira

A azeitona verde, fruto da oliveira, tem muitos nutrientes como por exemplo proteínas, fibras, vitamina C, B6, tiamina e os minerais magnésio, potássio, ferro, sódio, zinco, fósforo, cobre, manganês e cálcio. O fruto em ação anti-inflamatória, anti bacteriana, anti fúngica, anti alérgica, diurética como também adstringente.

Saúde para o sistema cardiovascular

As azeitonas com toda a certeza conseguem impedir a oxidação do colesterol, prevenindo doenças no coração. Apesar de conter gorduras, elas são monoinsaturadas, ou seja, não são prejudiciais e auxiliam reduzindo o risco de aumento do colesterol e o surgimento da aterosclerose.

Controle do açúcar no sangue

O fruto da oliveira tem antioxidantes que podem evitar e amenizar a diabetes pois controla a taxa de glicose no sangue.

Previne o câncer

Estudos demonstraram que as azeitonas verdes previnem o câncer por combater com eficácia a mutação de células sadias para células cancerígenas através de seu poder antioxidante.

Saúde para o sistema digestivo

A fruta da oliveira, as azeitonas, evita dores no estômago como também é eficaz no tratamento da prisão de ventre.

Pragas na oliveira

A oliveira, como tantas outras frutíferas, é atacada por vários tipos de pragas.  Mas saiba que tem como acabar com as pragas, usando a técnica certa. Confira agora quais são e como exterminar esses parasitas e sua doenças:

Olho de pavão

O olho de pavão é uma doença causada pelo fungo Fusicladium olagenium. Seus sintomas são manchas de coloração preta ou cinza que aparecem nas folhas. Coloração castanha no centro e amarelada nas bordas.

Geralmente este problemas surge no outono ou inverno por consequências das folhas estarem molhadas e a temperatura abaixo de 20º C. Causa posteriormente, desfolhamento intenso e baixa produtividade da oliveira como por exemplo enfraquecimento da árvore, cascas necrosadas, fruto se torna mumificado e engessado e diminuição de florescimento.

As formas de eliminação dessa praga são:

  • Podas para facilitar a ventilação da árvore
  • Monitoramento constante
  • Pulverização de inseticidas

Ferrujão

Essa doença é causada por diversos insetos. Quando atacam a oliveira, esses parasitas excretam uma substância que dá ocasião ao aparecimento de fumagina, uma espécie de fungo.

Esta praga deixa as folhas com manchas amareladas que com o passar do tempo ficam mais escuras e maiores. E consequentemente, acontece o desfolhamento. Para eliminar essa doença é necessário fazer a limpeza de culturas infectadas, arar o solo e pulverizar com inseticida específico.

Tuberculose ou sarna da oliveira

É causada por bactérias que entram em feridas existentes na árvore que geralmente são provocadas por chuvas densas, granizo ou geadas. Os ramos ficam verrugosos, o que posteriormente, reduz o desenvolvimento da planta. A eliminação de culturas infectadas deve ser feita da seguinte forma:

  • Limpar a árvore e consequentemente queimar os ramos com os tumores
  • Fazer a poda da planta com ferramentas esterilizadas
  • Passar pasta de cobre nas superfícies de corte a fim de desinfetar
  • É recomendado o tratamento da cultura com um produto à base de cobre

Mosca da azeitona

Este inseto deposita seus ovos dentro da azeitona através de um furo. As larvas certamente devoram o fruto, deixando inapropriado para consumo e causando sua queda. Para acabar com essa praga, somente com aplicação de inseticida específico.

Gafa

Essa doença é disseminada pelo fungo chamado Colletotrichum e ao invés das folhas, este parasita ataca os frutos da oliveira. Os sintomas da sua presença são manchas de cor castanha que geralmente aparecem no interior da oliveira onde é segregado uma substância líquida de coloração laranja e com aspecto gelatinoso. Isso pode causar o ressecamento das raízes de tal forma que não brotem novamente.

Para eliminar essa doença, é preciso:

  • Podar e limpar a oliveira a fim de renovar sua copa, proporcionando também seu arejamento bem como sua iluminação
  • Evitar o plantio em lugares muito úmidos e com muita sombra
  • Eliminar frutos machucados ou que estejam pelo chão para reduzir fontes de infestação
  • Utilizar pesticidas ou inseticidas específicos

Xylella fastidiosa

Essa bactéria causa diversas doenças na oliveira e se espalha de forma muito rápida em árvores e plantas hospedeiras. Ela causa murcha nas folhas, flores e frutos. Além disso, pode provocar queima, levando à oliveira à morte. A única forma de eliminar essa doença é retirar as árvores doentes e realizar medidas de prevenção antes do próximo cultivo.

Contra indicações

O chá das folhas de oliveira não apresentam nenhum efeito colateral salvo o fato de que se consumir de forma exagerada, algum mal vai fazer, ok?! Pois tudo o que é demais, nunca é bom.

Já as azeitonas verdes, fruto da oliveira são muito calóricas, ou seja, seu consumo não é indicado para quem quer perder peso. Quem tem problemas como colite e doenças de vesícula, fígado ou doenças de pele, devem evitar o consumo. O fruto contém muito sódio, por isso, não pode ser consumido por indivíduos com pressão alta.

 

 

 

 

Raquel Martins

Raquel encontrou sua paixão nos campos e vive para cultivar um mundo mais verde e sustentável. Com um amor profundo pela natureza desde tenra idade, ela seguiu seu coração e mergulhou no universo da agricultura.

Nascida em uma pequena comunidade rural, Raquel absorveu os ensinamentos sobre plantio, colheita e respeito pela terra desde cedo. Sua jornada na agricultura começou como um fascínio infantil que se transformou em uma carreira e uma missão de vida.

Após anos de estudo e prática, Raquel se tornou uma defensora apaixonada da agricultura sustentável. Ela acredita firmemente na importância de técnicas que preservem os recursos naturais, promovam a biodiversidade e ofereçam alimentos saudáveis para todos.

Raquel também é conhecida por compartilhar seu conhecimento, ministrando workshops e palestras sobre práticas agrícolas ecologicamente corretas. Sua dedicação incansável à agricultura responsável a tornou uma referência na comunidade, inspirando outros a seguirem um caminho semelhante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *