Como Plantar Flamboyant

932{icon} {views}

A princ√≠pio, o nome flamboyant significa “flamejante” e para a √°rvore que leva este nome, tem tudo a ver. Isso porque suas flores s√£o parecem flamejar vida em sua copa. Neste, artigo, voc√™ vai conhecer a √°rvore flamboyant. Vamos falar sobre o que √© e como preparar a terra para plantar flamboyant.

Também vai aprender como plantar flamboyant no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento. Venha se encantar por este guarda chuva de flores e saiba como cultivar, como cuidar, como semear e como podar essa planta.

Origem

O flamboyant √© origin√°rio da costa leste da √Āfrica, vindo da exuberante ilha de Madagascar. As primeiras mudas dessa linda √°rvore chegaram ao Brasil no s√©culo 19 atrav√©s de Dom Jo√£o VI. Aqui, √© mais comum encontrar a planta na regi√£o sudeste do pa√≠s.

Plantio do flamboyant

Ela só se desenvolverá bem em pleno sol, consequentemente por ter vindo de lugares tropicais e subtropicais quentes, mas se for preciso, suporta baixas temperaturas.

Ela tamb√©m n√£o √© exigente com solo e muito menos com fertilizante, mas se desenvolve melhor em terreno aerado, poroso, equilibrado na umidade e bem drenado.¬†A temperatura ideal para o flamboyant viver est√° entre 18¬ļC a 25¬ļ C, lembrando que ela suporta climas um pouco mais frios.

Características

A árvore flamboyant ou Delonix regia, pode ser encontrada com flores na coloração vermelha, alaranjada, amarela e salmon e cada flor tem 5 pétalas. A sua copa tem formato de um guarda-chuva aberto. A planta chega facilmente a 12 metros de altura.

Apesar de estar na lista de extin√ß√£o em ambiente selvagem √© muito cultivada para arboriza√ß√£o de pra√ßas e ruas, a fim de ornamentar locais p√ļblicos como tamb√©m resid√™ncias.

As folhas da árvore flamboyant são caducifólias, medindo entre 30 a 60 cm de comprimento tem suas hastes pecioladas, com pelos curtos e finos com folíolos pequenos e caducos.

O fruto da árvore é em aspecto de vagem, sendo também conhecido como legume. Sua cor é castanho-escuro, grande e volumoso, permanecendo na árvore por mais de 6 meses. Já sua semente é de formato alongado, de consistência dura, medindo 1,70 cm de cor castanho claro.

Uma coisa interessante, e que desperta curiosidade, é que quando raspamos a vagem seca da planta, ouve-se um ruído, semelhante ao som do instrumento reco-reco, muito utilizado nas rodas de samba.

Cultivo do flamboyant

Não tem segredos para plantar o flamboyant, assim como fazer arranjo com as flores desta linda árvore. Ainda bem que tem onde comprar sementes ou mudas de flamboyant pela internet ou loja física.

Sendo assim, confira algumas dicas de como plantar essa exuberante árvore e os cuidados com ela. Antes de qualquer coisa, precisamos germinar as sementes do lindo flamboyant para que seu plantio dê certo:
  • A semente de flamboyant tem uma esp√©cie de cabinho em sua ponta. Pegue um alicate e corte este cabinho. Isso posteriormente vai servir para a entrada da √°gua na semente quando ela estiver de molho
  • Em seguida, coloque as sementes de molho em um recipiente com √°gua
  • Em 2 dias a casca vai ficar macia. Agora com ajuda de uma faca esterilizada, retire a “capa” marrom da casca at√© a metade da semente
  • J√° estar√° pronta para o plantio

A semente do flamboyant, você vai encontrar dentro da vagem, que consequentemente, são produzidas pela árvore. Veja agora a segunda dica de germinação:

  • Pegue um recipiente qualquer com tampa e coloque no fundo guardanapos ou papel toalha
  • Em seguida, coloque a semente ou sementes, e cubra com outra camada do papel
  • Borrife √°gua de tal forma que fique bem √ļmido sem estar encharcado, por√©m √© importante que sempre esteja √ļmido
  • Tampe o recipiente e deixe em local seco e iluminado, sem exposi√ß√£o direta ao sol. Evite de ficar abrindo o recipiente
  • De 5 a 6 dias, j√° sua semente j√° vai brotar

Mudas de flamboyant

Confira agora como fazer mudas de flamboyant com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água. Uma dica muito legal para fazer sua árvore ficar ainda mais bonita é adicionar, de vez em quando, torta de mamona como também pó de ossos no inverno:

  • Com sua semente j√° brotada, pegue uma garrafa pet, vasinho pequeno ou outro recipiente e fa√ßa furos para boa drenagem
  • Em seguida, coloque uma camada de pedrinhas como por exemplo, pedra brita ou pedriscos
  • Fa√ßa um substrato de areia com terra preta e encha at√© a borda do recipiente
  • Fa√ßa um pequeno buraco e acomode a semente de flamboyant, na posi√ß√£o horizontal e cubra com o substrato. Por√©m, deixe o broto para fora
  • Dentro de 15 dias, sua muda j√° ter√° algumas folhas

Plantio em apartamento

Se alegre agora sabendo que tem como plantar em apartamento flamboyant, claro que você sabe que consequentemente, vai ter que transplantar para outro recipiente. Mas com a a variedade de flamboyant mirim, tá tudo certo:

  • Siga os procedimento de como germinar a semente conforme as explica√ß√Ķes dadas anteriormente
  • Pegue um recipiente, com furo no fundo, e encha de areia (pode ser areia lavada de constru√ß√£o)
  • Logo depois, enterre a semente de flamboyant somente at√© a metade
  • Molhe em seguida para somente umedecer
  • Em 7 dias sua muda j√° ter√° v√°rias folhinhas

Plantio em jardim, horta ou terr√°rio por estaquia

Sendo uma √°rvore f√°cil de plantar tem como plantar flamboyant no ch√£o do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em √°rvores, terr√°rio, casa, apartamento:

  • Primeiramente, voc√™ deve cortar uma ponta de galho de um flamboyant adulto, que esteja lenhoso, ou seja, mais duro
  • Coloque na √°gua e dentro de alguns dias, o galho j√° ter√° v√°rias ra√≠zes
  • Fa√ßa a cova no solo definitivo com ajuda de uma enxada a fim de acomodar bem a sua muda
  • Coloque na cova um substrato feito de terra simples misturada com areia lavada de constru√ß√£o
  • Acomode o torr√£o da sua muda de flamboyant e complete com a terra que foi usada para fazer a cova
  • Em seguida, molhe bem e espere sua muda brotar, ou seja, criar novo broto ou brotos
  • Em 4 meses, a √°rvore j√° estar√° florindo

Replantio

Veja aqui como replantar, transplantar, mudar de lugar uma flamboyant:

  • A princ√≠pio, a flamboyant √© uma √°rvore com ra√≠zes fortes quando adulta. Por isso, talvez seja preciso virar o vaso de lado e soltar as laterais com ajuda de uma pazinha para soltar o torr√£o, Na pior das hip√≥teses, talvez seja necess√°rio quebrar o vaso onde estava plantada anteriormente
  • Logo ap√≥s a retirada da planta. Limpe o torr√£o com o utens√≠lio que possa facilitar o trabalho. Um gancho de metal seria uma boa op√ß√£o.
  • No caso da esp√©cie flamboyant mirim, voc√™ pode transplantar para um vaso maior que tenha furo no fundo para boa drenagem.
  • Nesse caso, antes de tudo, coloque arames enfiados nos furos pois posteriormente, servir√£o para segurar a planta
  • Em seguida, fa√ßa uma camada de cacos de telha ou argila expandida no vaso
  • Acomode sua planta em cima da camada de drenagem e amarre com os arames
  • Logo depois, coloque substrato de areia misturada com cacos de telha em p√≥ e peda√ßos pequenos
  • Agora coloque esfagno bem molhado por cima, para manter a umidade nas ra√≠zes
  • Enfim, para terminar, molhe abundantemente sua planta

Irrigação

Nos primeiros anos de vida da árvore flamboyant, não tem como regar de vez em quando. Ela precisa de água direto, porém, somente umedecendo a terra e quanto mais bem molhada, mais folhas verdejantes irão nascer e consequentemente lindas flores no futuro.

Floração

Mas em que época do ano floresce o flamboyant, como fazer a polinização ou como fazer florir?

O flamboyant começa a mostrar o esplendor da suas flores, ou seja, começa sua floração entre os meses de outubro e dezembro.

Colheita

Certamente a vagem do flamboyant, onde se encontram as sementes, não é comestível, servindo somente para fins de posterior plantio. Mas a época da colheita dessas vagens é entre março e julho.

Lua para plantar

A linda lua além de mostrar seu charme e deixar o céu mais bonito, também tem forte influência no desenvolvimento de todos os vegetais e plantas da Terra. E a melhor lua para plantar flamboyant, certamente é a lua crescente.

Pragas no flamboyant

Esta árvore frondosa e tão imponente, visualmente parece ser forte e invencível, mas é aí que você se engana.

Infelizmente, no reino vegetal, existem tipos de pragas que atacam e consequentemente destroem flores, frutas, legumes e √°rvores ornamentais como o flamboyant. Por isso, existem produtos para acabar as pragas. Confira agora qual parasita incomoda esta linda √°rvore:

Formigas carpinteiras

Esses bichinhos, ou melhor, parasitas formam seus ninhos, consequentemente danificando muitas plantas por colonizar galhos e principalmente tronco de arvores, sejam elas vivas ou mortas. Também tomam conta do terreno, cupinzeiros que foram abandonados, madeiras em estado de decomposição e enfim, construção de casa.

Apesar de escavarem a madeira a fim de construir seus ninhos, as formigas carpinteiras n√£o consomem celulose e procuram subst√Ęncias contendo n√©ctar ou a√ß√ļcar por exemplo.

Na maioria das vezes elas interagem com pulg√Ķes, cochonilhas e cigarrinhas a fim de se alimentar de uma subst√Ęncia secretada por alguns insetos sugadores.

Encontrar focos dos ninhos no flamboyant fica mais f√°cil pois as formigas carpinteiras deixam res√≠duos de madeira raspadas com aspecto de serragem que ficam depositados na base do tronco da √°rvore atacada por elas. A elimina√ß√£o desses ninhos deve ser feita com pulveriza√ß√Ķes como tamb√©m, infiltra√ß√£o de inseticidas no tronco do flamboyant.

Os ingredientes eficazes para eliminar esses parasitas devem ter obviamente, baixa toxicidade para o ser humano a fim de tornar possível a sua aplicação na árvore afetada pela praga. Seriam eles:

  • Piretroides permetrina
  • Cipermetrina
  • Lambda cialotrina
  • Alfa cipermetrina
  • Deltametrina
  • Ciflutrina
  • Fenil pirazol fipronil
  • Neonicotinoides imidaclopride
  • Thiamethoxam

O uso de iscas à base de 1% de ácido bórico em líquido adocicado pode potencializar a eliminação das formigas jovens e reprodutoras que estão vivendo felizes no ninho.

 

5/5 (1 Review)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Suculentas
    Como plantar Flores
    A princípio, a flor tem o aspecto parecido com o cacto mas sem espinhos. Com for...
  • Como Plantar Palma Forrageira
    Como Plantar Caule
    A palma forrageira lembra muito bem um cacto sem espinhos,  mas não é! Primeiram...
  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta √°rvore √© essencial para subsist√™ncia de muitos povos na regi√£o n√£o s√≥ da √Ās...
  • Como Plantar Gerbera
    Como plantar Flores
    A gerbera √© uma flor que parece ter sido feita a m√£o. √Č perfeita em seus tra√ßos ...
  • Como Plantar L√≠rios
    Como plantar Flores
    Esta flor já inspirou muitos poetas e também é citada na bíblia. Os lírios são f...
  • Como Plantar Lim√£o Galego
    Como Plantar Arvores
    Antes de tudo, responda a pergunta: como pode uma fruta ser t√£o azeda e delicios...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *