Como Plantar Buxinho

611{icon} {views}

O buxinho que parece um brigadeirinho verde. √Č um arbusto decorativo que adorna qualquer ambiente com seu verde brilhoso como cerca viva. √Č uma planta muito vers√°til para decora√ß√£o principalmente para moldar bonsais como ademais formas devido a sua flexibilidade.

Hoje neste artigo, você vai conhecer esta planta ornamental e saber como cultivar, como cuidar, como semear. Também vai aprender como plantar buxinho no chão do quintal, em vaso de cimento, em horta, em jardim, copo de vidro, garrafa pet, plantar em árvores, terrário, casa, apartamento.

Origem

O buxinho √© nativo da Europa, √Āsia como tamb√©m do mediterr√Ęneo. Seu crescimento √© em colinas e campinas do centro e sul da Europa. Tamb√©m existe em Portugal.

Características

A princ√≠pio, o buchinho ou Buxus sempervirens, tamb√©m conhecido √°rvore da caixa ou bucho √© pertencente a fam√≠lia buxaceae. √Č uma planta arbustiva cuja as folhas s√£o inteiras, perenes como tamb√©m opostas e pode chegar a 2,50 metros de altura.

Seu formato é oval e bem pequenina. Geralmente sua coloração é verde brilhante e na parte inferior, é amarelada e pálida. Os frutos do buxinho são cápsulas na cor castanha, de formato ovais e de textura dura.

Quando esta casca é quebra existem geralmente 2 sementes em cada, na cor preta e lustrosa.  Sua propagação acontece em bosques, pinhais, perto de carvalhos, em margens de rios como também em ladeiras com rochas.

O buxinho é um arbusto de topiaria, ou seja, é muito utilizado para ser podado em diversos formatos para decoração de jardins e ademais ambientes. Por ser um arbusto somente ornamental, a planta não é utilizada na culinária como alimento.

Plantio do buxinho

O clima para o cultivo do buxinho √© tropical, semitropical a temperado. E a temperatura ideal para o buxinho viver seria de 15¬ļ C a 23¬ļ C. Gosta muito do sol mas tamb√©m de um pouco de sombra como tamb√©m precisa de muita √°gua. Pode ser cultivado em solo grosso, f√©rtil, um pouco √°cido e o n√≠vel de pH deve estar entre 6 e 7 e bem dren√°vel.

Cultivo do buxinho

Venha agora conferir as dicas de como fazer mudas de buxinho com folhas, galhos, estacas ou estaquias, semente, água. Um dos cuidados importantes em relação ao buxinho é deixar a planta em exposição ao sol e também a sombra.

Isso porque se ficar muito tempo no sol, pode ficar com suas folhas amarelas e ressecadas. Apesar de produzir sementes, a √ļnica forma de propaga√ß√£o do buxinho √© atrav√©s de estaquia.

Mudas por estaquia

  • Primeiramente, separe um vaso pequeno com furos no fundo para boa drenagem
  • Em seguida, prepare o substrato deve ter 50% de terra simples e 50% de areia grossa. Misturando bem.
  • Logo depois, corte a pontinha do broto de um buxinho adulto
  • Limpe e galho, deixando posteriormente 4 folhas na parte a√©rea
  • Acomode o galho e em seguida molhe ate deixar o substrato umedecido

Em vasos

  • A princ√≠pio, separe um vaso que pode ser pequeno ou m√©dio com furos no fundo para drenagem
  • Em seguida, adicione substrato feito de areia e terra simples
  • Corte o galho de um buxinho adulto, simples a parte inferior e deixe algumas folhas na parte a√©rea
  • Fa√ßa uma cova e enterre uns dois dedos do galho
  • Logo depois, pressione com os dedos para ficar firme no substrato
  • Irrigue, molhando bem o substrato

Em apartamento

Tem como plantar buxinho em apartamento, deixando na varanda parte com exposição ao sol, parte a sombra ou meia sombra. Sempre cuidando da rega.

Replantio

Quer aprender como replantar, transplantar, mudar de lugar seu buxinho? Ent√£o confira nossas dicas logo abaixo:

Primeiramente, para transplantar uma muda de buxinho, basta virar o recipiente de lado, chacoalhar um pouco até que o torrão saia inteiro e plantar no local escolhido.

Já no caso de um buxinho adulto, é preciso fazer a remoção, se plantado em vasos, semelhantemente conforme explicação dada anteriormente, mas no caso de buxinhos plantados na terra, com toda a certeza, será preciso remover com ajuda de uma enxada.

  • Ap√≥s conseguir retirar a planta, com ajuda de uma faca ou outro material cortante, separe os galhos juntamente com suas ra√≠zes. √Č importante que toda a parte inferior da planta tenha muitas ra√≠zes para o sucesso do replantio.
  • Em seguida, passe canela em todos os cortes feitos na planta para separar os galhos. Isso vai evitar contamina√ß√£o por pat√≥genos. Borrife √°gua nas plantas.
  • Se acaso for replantar em vaso, coloque uma camada de pedriscos, terra simples com mat√©ria org√Ęnica e areia grossa lavada.
  • Coloque uma camada de substrato, acomode a planta e complete com o restante do substrato
  • Adicione uma cama de areia por cima, para proteger o substrato
  • Logo depois, molhe bastante

Floração

A época do ano que floresce o buxinho é entre os meses de fevereiro e maio. E como fazer a polinização? Como o buxinho tem muito néctar em suas flores, elas são naturalmente polinizadas pois atraem muitas abelhas. Suas flores são monoicas, ou seja, existem a flor masculina como também a feminina. E como fazer florir? As abelhinhas dão conta do recado!

Lua para um bom desenvolvimento

Nosso sat√©lite natural, a lua, faz um importante trabalho para fazer o reino vegetal nascer e se desenvolver. Muitas planta√ß√Ķes dependem dela para serem saud√°veis. E isso tamb√©m pode influenciar o plantio do buxinho. Saiba que a melhor lua para plantar o buxinho √© bem no finalzinho do ciclo da lua crescente, j√° despontando para a cheia.

Irrigação

A rega do buxinho √© uma parte importante para a sobreviv√™ncia deste arbusto decorativo. √Č preciso saber como regar a planta pois necessita de muita √°gua. A irriga√ß√£o deve ser dosada para n√£o causar o encharcamento e posteriormente, o apodrecimento de suas ra√≠zes.

Poda

Tem como podar o buxinho tranquilamente. Apesar de lenhoso, seus galhos são bem flexíveis e dessa forma você pode podar como quiser.

Arranjo

Confira agora  como fazer arranjo de buxinho:

  • Compre um vasinho branco quadrado ou redondo de madeira, ou se preferir, pode fazer um at√© mesmo com o material MDF
  • Em seguida, coloque dentro dele um pacote de pl√°stico transparente. Isso porque depois √© s√≥ tirar esse arranjo para colocar outro sem danificar dentro do vasinho
  • Coloque uma boa quantidade de argila pr√≥pria para artesanato. O objetivo √© dar sustenta√ß√£o ao arranjo
  • Logo depois, feche o pl√°stico e coloque pedrinhas brancas que s√£o cascalhos para ornamentar aqu√°rios
  • Tem tamb√©m a op√ß√£o de colocar musgo
  • Nas lojas de artesanato, existe estruturas com buxinho artificial
  • Em seguida, cole uma madeirinha no meio do buxinho falso para servir como o caule
  • Amarre um cord√£o encerado para firmar a estrutura na madeirinha
  • Logo ap√≥s, enterre a madeirinha na argila de modo que fique anexado
  • Os enfeites ficam a seu crit√©rio, voc√™ pode decorar com p√©rolas falsas douradas, lacinhos e ademais acess√≥rios

Pragas no buxinho

Até o buxinho não escapa do ataque de parasitas. Conheça agora os tipos de pragas e como acabar com as pragas que ameaçam seu lindo arbusto ornamental:

Mosquitos

Os mosquitos se aproveitam para consumir o melaço extraído por parasitas que sugam a seiva do buxinho e acabam causando doenças a planta ao se alimentarem de suas folhas e flores.

Cochonilhas

As cochonilhas são larvas cinzas ou douradas que sugam a seia do buxinho através das folhas, caules como também dos frutos. E enquanto sugam a seiva, soltam um melaço que pode atrair um fungo chamado ferrujão que consequentemente forma uma necrose na planta em coloração negra nas partes afetadas.

Esta infestação provoca impedimento da fotossíntese do buxinho, causando deformação de novos galhos como também o apodrecimento e manchas nas folhas. Em casos mais severos. pode provocar a morte do arbusto. para eliminar essa doença, tome as seguintes medidas:

  • Mude sua planta para um local mais √ļmido, fresco bem como iluminado. Um ambiente muito seco pode estimular a chegada do parasita
  • Sempre esteja adubando com compostagem, ou seja, adubo org√Ęnico
  • No caso da infesta√ß√£o persistir, utilize inseticida espec√≠fico

√Ācaros

Os √°caros s√£o bichinhos microsc√≥picos que formam pontinhos amarelados nas folhas do buxinho parecendo ferrugem. A √ļnica forma de eliminar √© fazendo pulveriza√ß√£o com inseticida espec√≠fico.

 

 

 

0/5 (0 Reviews)

Você Também Pode Gostar

  • Como Plantar Oliveira
    Como Plantar Arvores
    Esta √°rvore √© essencial para subsist√™ncia de muitos povos na regi√£o n√£o s√≥ da √Ās...
  • Como Plantar Lim√£o Galego
    Como Plantar Arvores
    Antes de tudo, responda a pergunta: como pode uma fruta ser t√£o azeda e delicios...
  • Como Plantar Louro
    Como Plantar Arvores
    Em primeiro lugar, esse louro n√£o √© o famoso papagaio! √Č uma planta cheirosa que...
  • Como Plantar Flamboyant
    Como Plantar Arvores
    A princípio, o nome flamboyant significa "flamejante" e para a árvore que leva e...
  • Como Plantar Podocarpo
    Como Plantar Arvores
    Aprenda a Como Plantar Podocarpo na sua casa, terreno e muito mais, com um super...
  • Como Plantar Pinha
    Como Plantar Arvores
    Primeiramente, a pinha é uma fruta com formato exótico e também outro nome nobre...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *